Benefícios do Figo para Saúde

A fruta figo, Ficus carica L., é indígena da Ásia Ocidental. No Oriente Médio e regiões mediterrâneas os figos simbolizam longevidade e foram consumidos desde tempos antigos. Figos foram chamados de “fruta sem flor”, porque não exibem uma flor externa. Figos, porém, produzem centenas de pequenas flores comestíveis que formam, crescem e florescem na cavidade interior da fruta.

Suas cascas, que variam do preto violeta para verde são comestíveis e suas sementes pequenas oferecem um sutil crocante. Há muitos tipos de figos e ao contrário dos figos selvagens, variedades mais comercialmente disponíveis não demandam polinização por vespas. Isso é contrário à crença comum que todos os figos contêm vespas que morreram dentro da fruta após depositar pólen de outro figo.

Esta fruta oferece fibra, antioxidantes, e quantidades menores de vitaminas e minerais. O consumo de figo é associado com número de resultados de saúde positivos, incluindo redução da inflamação, menos períodos dolorosos, e controle do peso saudável.

Ricos em Antioxidantes

A polpa e casca dos figos contêm vários antioxidantes, principalmente ácidos fenólicos e flavonoides. Ácidos fenólicos, que são absorvidos do sistema digestivo na corrente sanguínea, têm efeitos potentes antiinflamatórios no corpo. E compensam dano causado por compostos chamados de radicais livres.

Os radicais livres são produzidos através do metabolismo normal e na resposta ao exercício, exposição solar, e poluentes do ambiente, como fumaça do cigarro e poluição atmosférica. Ao longo do tempo, o acúmulo dos radicais livres é muito responsável por envelhecimento e pode desempenhar um papel no desenvolvimento de doenças, incluindo câncer e doença cardíaca, assim como condições como artrite.

Figo Apoia a Saúde Digestiva

A fibra nos figos apoia a regularidade intestinal. Figos também têm prebióticos, que ajudam a alimentar bactéria probiótica benéfica no intestino associado com anti inflamação. O consumo de figo pode também ser útil para pessoas com síndrome do intestino irritável, que têm esta síndrome de constipação predominante.

Em um estudo, as pessoas com esta condição que comeram em torno de 4 figos secos, 2 vezes por dia, vivenciaram menos dor, defecação, e fezes duras comparado com os que receberam placebo.

Figos Podem Apoiar Saúde Menstrual

Um estudo recente olhou para os efeitos de comer figos secos em sintomas de dismenorreia primária, ou cólicas menstruais, que são vivenciados 1 ou 2 dias por mês por mais de metade das pessoas que menstruam.

Pesquisadores descobriram que participantes que comeram figos secos tiveram pontuações menores significativamente para gravidade da dor e duração, sofrimento menstrual, e estresse percebido ao longo do curso de 3 períodos como comparado com os que consumiram canela ou placebo.

Figo Pode Melhorar Condições Inflamatórias

Uma análise de pesquisa de 2022 concluiu que compostos antiinflamatórios em figos e azeitonas, consumidos separadamente ou juntos, pode reduzir ou inibir efeitos de compostos que causam inflamação, chamados citocinas. Citocinas são conhecidas para acelerar dano às células de pulmões, rins, cérebro, e outros tecidos em pacientes com covid-19.

A habilidade de figos para contrariar citocinas pode ajudar a apoiar pessoas com gama ampla de condições inflamatórias, de alergias para artrite reumatoide, doenças intestinais inflamatórias, sinusite, e tuberculose.

Figos Podem Ajudar a Apoiar Emagrecimento

Enquanto a pesquisa é limitada, estudos mostram que comer frutas secas, incluindo figos, é associado com ter um peso corporal menor. Além disso, consumir figos regularmente foi mostrado a apoiar controle do peso saudável por melhorar a saciedade pós-refeição e regulação do açúcar no sangue.

Figo Pode Auxiliar a Reduzir Risco de Câncer

Uma análise de pesquisa de 2022 olhou para efeitos potenciais de figos sobre habilidade de inibir a formação de tumores e desenvolvimento de células de câncer. Pesquisadores concluem que compostos naturais nos figos podem ajudar a prevenir células cancerosas de crescer e se espalhar no corpo.

No entanto, a maioria dos estudos analisada foi conduzida em células cancerosas em laboratórios, ao invés de em humanos, e 2 foram realizados em animais, assim mais pesquisa é necessária para estudar a conexão potencial entre figos e reduzindo riscos de câncer.

Valor Nutricional dos Figos

Figos oferecem carboidratos que apoiam energia, fibra, e quantidades menores de gama de minerais chaves. Um figo fresco médio oferece:

  • 37 calorias.
  • 0 g de gordura.
  • 0.5 g de sódio.
  • 9.6 g de carboidratos.
  • 1.45 g de fibra.
  • 8.15 g de açúcar que ocorrência natural.
  • 0 g de proteína.

Um quarto de xícara de figos secos oferece:

  • 103 calorias.
  • 0 g de gordura.
  • 3.75 g de sódio.
  • 23 g de carboidratos.
  • 3.65 g de fibra.
  • 17.85 g de açúcar de ocorrência natural.
  • 1.23 g de proteína.

Enquanto a quantidade de minerais por porção é pequena, os figos oferecem o teor mineral mais alto comparado com outras frutas comuns. E oferecem porcentagem pequena de exigência diária para potássio, cálcio, magnésio, manganês, ferro e zinco.

Riscos ao Comer Figos

Enquanto raro, é possível ser alérgico aos figos. As pessoas que são alérgicas ao látex ou pólen de bétula podem também vivenciar uma reação alérgica aos figos. Figos são também um alimento alto em FODMAP. FODMAPs são açúcares que não são digeridos completamente ou absorvidos dos intestinos em corrente sanguínea.

Quando FODMAPs passam no intestino grosso, são fermentados por bactéria, que desencadeia produção de gás. Isso pode causar que a parede intestinal estique e expanda, o que pode levar ao desconforto ou dor, particularmente em pessoas com síndrome do intestino irritável, que têm sistemas digestivos muito sensíveis.

 

Back To Top