Dengue – Causas, Sintomas e Tratamento

A dengue é uma doença causada pelo vírus da dengue, transmitido aos humanos através da picada do mosquito infectado, especificamente o mosquito Aedes aegypti. 4 cepas do vírus da dengue, DENV-1 para DENV-4, podem causar dengue. As pessoas com a doença podem não ter sintomas ou vivenciar febre alta, dor de cabeça, dor muscular e na articulação, náusea, vômito, e manchas pequenas vermelhas ou sangramento na pele.

A dengue severa pode levar à dengue hemorrágica, resultando em falha do sistema circulatório, choque, e até morte. É crucial buscar atenção médica prontamente se suspeitar de dengue.

O que Causa Dengue?

Dengue é devido à infecção com o vírus da dengue, DENV, que pertence a uma das 4 cepas, DENV-1, DENV-2, DENV-3 ou DENV-4. O vírus é transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti, também conhecido como mosquito da febre amarela.

Estes mosquitos são ativos durante o dia e normalmente se alimentam de humanos. Quando um mosquito infectado pica uma pessoa durante a fase de febre ou virêmica, quando o vírus está presente na corrente sanguínea, o vírus da dengue pode entrar nas células do estômago do mosquito e glândulas salivares.

O vírus então segue um período de incubação de 8 a 12 dias no mosquito. Quando o mosquito infectado pica outra pessoa, pode transmitir o vírus na corrente sanguínea da pessoa picada, causando sintomas de dengue a desenvolver dentro de 3 a 15 dias.

Quais São os Sintomas da Dengue?

A infecção inicial com o vírus da dengue, DENV, mais de 90% dos casos não têm sintomas ou vivenciam sintomas leves parecidos com os do resfriado comum. Sintomas normalmente aparecem de 4 a 10 dias após ser picado por um mosquito infectado e além do período de incubação do vírus.

Em casos de uma segunda infecção com cepa diferente do vírus da dengue, sintomas podem progredir para dengue severa, a hemorrágica. Há 3 fases dos sintomas da dengue:

  • Fase febril, esta fase é caracterizada por início súbito de febre alta, normalmente variando de 39 a 40 graus Celsius, durando 2 a 7 dias. Outros sintomas durante esta fase podem incluir: dor de cabeça, rosto vermelho, dor nos olhos, dor ao redor da cavidade ocular, náusea e vômito, dor muscular, apetite precário, dor na articulação e ossos, petéquias ou pequenas erupções cutâneas vermelhas na pele do corpo, dor abdominal é possível, sensibilidade ao redor da área epigástrica.
  • Fase crítica, esta é a segunda fase, ocorrendo em torno de 3 a 7 dias após a fase febril. A maioria dos infectados não entra nesta fase. É o período mais crucial para monitoramento próximo. E pode envolver complicações como choque da febre alta ou sangramento interno causado por vazamento de plasma dos vasos sanguíneos em cavidades corporais, como peito, fígado ou abdômen. Sintomas durante esta fase podem incluir: dor estomacal severa, náusea persistente e vômito, anorexia, sangramento anormal, gengiva sangrando, sangramento do nariz, urina com sangue, fezes ou vomitar sangue, petéquias ou vários pontos vermelhos pequenos na pele, dificuldade em respirar, respiração rápida, inquietação, fadiga, fraqueza, e letargia, extremidades frias, suor, urina reduzida, pulso rápido, quantidade grande de menstruação ou período prolongado de menstruação, choque hipovolêmico que normalmente acontece 3 a 8 dias após início da febre alta, febre cai rapidamente, sangramento gastrointestinal, flutuações de pressão arterial, incapacidade para medir o pulso, ou pressão arterial baixa naqueles com sintomas severos, falha circulatória ou síndrome do choque da dengue, morte potencial.
  • Fase de recuperação é o estágio final da febre. Pessoas que passaram a fase febril sem entrar na fase crítica, ou aqueles que recuperaram da segunda fase crítica por 1 a 2 dias, vão chegar na fase de recuperação. Durante esta fase, o corpo gradualmente se recupera, e vários sintomas de dengue gradualmente melhoram. Os vasos sanguíneos retomam a integridade de parede normal. Sinais da fase de recuperação incluem: melhora geral dos sintomas, febre reduz e a temperatura do corpo retorna ao normal, pressão arterial e taxa de pulso aumentam, maior urina, redução no tamanho de fígado maior dentro de 1 a 2 semanas, melhora no apetite, aparência de trechos brancos pequenos na pele em área vermelha maior.

Tratamento para Dengue

Uma vez que o diagnóstico é confirmado, o médico vai tratar a dengue para ajudar a pessoa infectada a retornar ao estado normal tão rapidamente possível. Para pessoas com sintomas de fase febril e fase crítica e diagnosticadas com vazamento de vaso sanguíneo, o médico vai de perto monitorar dentro de 24-48 horas para prevenir choque e oferecer tratamento usando os métodos seguintes:

  • Substituição de fluidos – Em pessoas que têm perda significativa de fluido, vômito persistente ou diarreia, pressão baixa arterial após fase febril, perda de apetite ou recusa a consumir alimento ou água, o médico pode considerar administrar fluidos ou solução salina através da veia para compensar os fluidos perdidos.
  • Analgésicos fortes, como paracetamol ou acetaminofeno, são dados para reduzir febre e aliviar dor muscular e na articulação.
  • Sal de reidratação oral ORS pode ser oferecido para compensar pelos fluidos perdidos no corpo e prevenir desidratação.
  • Transfusão de sangue – Em casos com hemorragia interna de órgão significativa ou sangramento pela menstruação, vômito, ou movimentos intestinais, o médico pode considerar dar transfusão de sangue para prevenir choque da perda de sangue.

Além do tratamento, os exames periódicos de sangue são exigidos para monitorar trombocitopenia, contagem de glóbulos brancos baixa, contagem concentrada de glóbulos vermelhos ou pressão arterial baixa.

Reinfecção da Dengue

Pela vida, os humanos são suscetíveis a múltiplas infecções com qualquer uma das 4 cepas do vírus da dengue. Se alguém teve uma infecção por cepa particular do vírus, o corpo vai desenvolver imunidade para esta cepa viral específica para vida.

No entanto, não vai ter imunidade para as outras 3 cepas e pode apenas ter anticorpos transitórios para qualquer uma delas se infectado. A gravidade dos sintomas da dengue tende a aumentar com cada subsequente infecção, como durante a segunda, terceira ou quarta infecção de dengue.

Back To Top