Tumor Benigno e Maligno – Quais as Diferenças?

Se recebeu diagnóstico de um tumor, o profissional de saúde vai primeiro determinar se é benigno ou maligno. Os tumores benignos são não cancerígenos. Os tumores malignos são cancerosos. Uma vez que o profissional de saúde sabe se o tumor é benigno ou maligno, vai desenvolver um plano de tratamento.

Um tumor é uma massa anormal ou crescimento de tecido que não serve para propósito específico. E pode desenvolver quando as células crescem e se dividem também rapidamente. Tumores podem ser localizados em qualquer lugar no corpo. E crescem e se comportam de forma diferente a depender se são benignos (não canceroso) ou malignos (canceroso).

Tumores Benignos (Não Canceroso)

Um tumor benigno é feito de células que não ameaçam invadir outros tecidos. As células de tumor são contidas dentro do tumor e não são anormais ou muito diferentes de células circundantes. Geralmente, os tipos benignos de tumores são inofensivos a menos que estejam:

  • Pressionando tecidos próximos, nervos, ou vasos sanguíneos.
  • Tomando espaço no cérebro.
  • Causando dano.
  • Causando produção de hormônio excessivo.

Os tumores benignos comuns incluem:

  • Fibróides.
  • Lipomas.
  • Adenomas.
  • Hemangiomas.

Os médicos podem precisar remover cirurgicamente tumores benignos. Enquanto não são cancerosos, algumas destas massas podem crescer muito se deixadas não tratadas, por vezes até várias libras. Tumores que tomam espaço se tornam perigosos quando comprimem estruturas críticas como traquéia, ou aquelas dentro do cérebro, empurrando áreas essenciais anexas no crânio.

Tumores Malignos (Canceroso)

Tumores malignos são feitos de células cancerosas que podem crescer sem controle e invadir tecidos próximos. As células de câncer no tumor maligno tendem a ser anormais e muito diferentes do tecido circundante normal. Tumores cancerosos podem ocorrer em qualquer lugar no corpo. Os tumores malignos mais frequentemente diagnosticados no mundo incluem:

  • Câncer de mama.
  • Câncer de pulmão.
  • Câncer colorretal.
  • Câncer de próstata.
  • Câncer de estômago.

Algumas células de câncer podem passar pela corrente sanguínea ou sistema linfático para outras partes do corpo. Este processo de espalhar é chamado de metástase. Por exemplo, o câncer de mama começa no tecido da mama e pode se espalhar para gânglios linfáticos na axila se não pego e tratado cedo suficiente. Uma vez que isso ocorre, as células de câncer podem passar, metástase, para o fígado, ossos, ou outras partes do corpo.

As células de câncer de mama podem então formar tumores nestes locais. Por exemplo, tumores nos pulmões podem mostrar características do tumor de câncer de mama original.

Diferenças Entre Tumores Malignos e Benignos

Aqui estão as principais diferenças entre os 2 tipos de tumores:

  • Canceroso (maligno); não canceroso (benigno).
  • Podem invadir tecido circundante (maligno); não invade tecido circundante (benigno).
  • A maioria cresce rapidamente (maligno); a maioria cresce devagar (benigno).
  • Formato irregular (maligno); formato suave (benigno).
  • Precisa de tratamento (maligno); pode não precisar de tratamento (benigno).

Tumor Benigno Pode Virar Maligno?

Tumores benignos apenas muito raramente se transformam em tumores malignos. Os tumores específicos podem, porém, se tornar malignos ao longo do tempo. Os pólipos de cólon são um exemplo. Estes tumores benignos podem ser removidos cirurgicamente durante uma colonoscopia antes de se tornar maligno se identificados e tratados cedo. Remover pólipos é uma forma de prevenir câncer de cólon. É também possível que um tumor considerado benigno se transforme em maligno conforme cresce e se desenvolve.

Diagnóstico de Tumor e Próximos Passos

Um profissional de saúde pode tomar uma amostra de células com procedimento de biópsia para determinar se um tumor é benigno ou canceroso. Então, um patologista, médico que especializa em examinar tecidos, vai fazer testes nas células. Isso inclui olhar para a amostra sob um microscópio.

É a forma mais definitiva para determinar o status do tumor, e a resposta é geralmente clara. Mas por vezes, o diagnóstico é incerto. É também possível que câncer poderia ser presente, mas a biópsia perdeu a área com células malignas. Testes adicionais como trabalho de sangue ou imagem, podem ser usados para determinar as características do tumor. A informação reunida destes testes orienta o plano de tratamento.

Diagnóstico do Tumor Maligno

Se foi diagnosticado com tumor maligno, o oncologista, médico de câncer, vai orientar um plano de tratamento com base no estágio do câncer. Os cânceres de estágio inicial não espalharam muito, se for o caso. Os cânceres de estágio posterior espalharam parar mais áreas do corpo. Uma vez que o estágio do câncer for determinado, pode proceder com tratamento. Determinar o estágio do câncer pode exigir:

  • Biópsias.
  • Cirurgia.
  • Testes de imagem.

Diagnóstico de Tumor Benigno

Se foi diagnosticado com um tumor benigno, o médico vai oferecer segurança que não tem câncer. Dependendo do tipo de tumor benigno, o médico pode recomendar observação ou remoção para fins cosméticos ou de saúde. Por exemplo, o tumor pode estar afetando um órgão importante no corpo.

Tratando Tumores Malignos e Benignos

Em muitos casos, os tumores benignos são meramente observados e não exigem remoção. Quando sim, a cirurgia é geralmente o único tratamento exigido. Os tumores malignos podem ou não ser removidos cirurgicamente. Isso depende de vários fatores, incluindo tamanho do tumor e local, idade do paciente, estágio do câncer, e saúde geral da pessoa. Estes tumores podem também exigir tratamentos adicionais como radiação e quimioterapia.

Quando o médico diagnostica com tumor, primeiro vai determinar se é benigno ou maligno. Os tumores benignos são não cancerosos. Os tumores malignos são cancerosos. Apenas o médico determina qual tipo de tumor a pessoa tem, pode decidir qual plano de tratamento é melhor para si. Embora seja possível que um tumor benigno se transforme em maligno, isso não é comum.

Back To Top