Dor de Cabeça – Causas, Sintomas e Tratamento

Distúrbios de dor de cabeça são uma das condições mais comuns neurológicas (relacionadas ao cérebro) pelo mundo. Na realidade, mais de 15% das pessoas do mundo vivenciam uma dor de cabeça em qualquer dia dado.

Enquanto a causa exata da maioria das dores de cabeça seja desconhecida, cientistas acreditam que a causa neurológica pode envolver o nervo facial, o neurotransmissor “serotonina”, e outros químicos cerebrais. Em alguns casos, as dores de cabeça não são uma condição isolada, e podem ao invés ser um sintoma de outra condição, como infecção sinusal ou trauma de cabeça.

Os sintomas e gravidade de dores de cabeça dependem do tipo de dor de cabeça que tiver. Há 4 tipos principais de dores de cabeça, enxaqueca, tensão, em salvas, e tipo secundário. Felizmente, há muitos tratamentos sem receita disponíveis para dores de cabeça. Se vivenciar dor de cabeça que é severa ou debilitante, o profissional de saúde pode prescrever adicional tratamento e ajudar a encontrar maneiras de reduzir a dor.

Tipos de Dor de Cabeça

Há 4 tipos principais de dor de cabeça, todos dos quais diferem em seus sintomas, duração, local e gravidade.

  • Enxaqueca – Uma forma severa de dor de cabeça que geralmente afeta um lado da cabeça. Ataques de enxaqueca podem durar algo de 4 a 72 horas.
  • Tensão – A dor de cabeça de tipo de tensão causa dor leve à moderada em ambos os lados da cabeça. As dores de cabeça podem ser tão breves quanto alguns minutos ou durar por vários dias. Dor de cabeça tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça.
  • Em salva – Dor de cabeça em salva é um tipo menos comum de dor de cabeça. Pessoas com esta dor vivenciam dor em um lado da cabeça, que pode durar algo de 15 minutos a 3 horas. Pessoas com este tipo de dor de cabeça podem ter episódios diariamente ou várias vezes por mês.
  • Secundária – A dor de cabeça secundária ocorre como sintoma de condição subjacente diferente, como infecção sinusal, trauma de cabeça ou ferimento, ou uso de substância ou abstinência. Sintomas de dor de cabeça secundária podem diferir dependendo da condição subjacente que vivencie.

Sintomas

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e dependem do tipo de dor de cabeça que tiver. Os sintomas de enxaqueca incluem:

  • Dor de cabeça pulsante ou latejante.
  • Sensibilidade à luz.
  • Sensibilidade ao ruído.
  • Náusea ou vômito.
  • Visão nebulosa.
  • Aura (um sintoma que causa ver luzes piscando ou em zig zag).

As pessoas com dor de cabeça de tensão podem vivenciar:

  • Dor em ambos os lados da cabeça.
  • Dor no ombro e pescoço.
  • Pressão ou rigidez na cabeça.
  • Dificuldade para dormir.

Dor de cabeça em salvas tende a ter dor mais súbita e intensa do que a dor de cabeça de tensão. Sintomas podem incluir:

  • Dor em um lado da cabeça.
  • Sintomas do olho como pálpebras caídas, lágrimas e vermelhidão.
  • Nariz entupido.
  • Inquietação.
  • Sudorese.

Causas e Fatores de Risco

Com a exceção de dores de cabeça secundárias que são um sintoma de outra condição, pesquisadores não estão certos do que exatamente causa dor de cabeça.

Atualmente, os pesquisadores do assunto estão estudando diferentes teorias sobre vários químicos cerebrais e fatores biológicos que poderiam ajudar a explicar o motivo de pessoas vivenciarem dores de cabeça e o que determina sua gravidade e duração. Cada tipo de dor de cabeça tem suas teorias de causas e fatores de risco separados ou desencadeadores.

Enxaqueca

A pesquisa inicial sugere que serotonina, um neurotransmissor comumente chamado de hormônio do bem estar, pode levar aos sintomas de enxaqueca. Cientistas atualmente acreditam que serotonina pode liberar uma proteína chamada de CGRP em algumas pessoas que ativa um nervo facial chamado de nervo trigeminal, um nervo que envia sinais de dor ao cérebro, que resulta em dores de cabeça de enxaqueca.

Algumas pessoas podem ser mais prováveis de vivenciar enxaqueca do que outras. Os fatores de risco para enxaqueca incluem ter um histórico familiar de enxaqueca e ter outras condições de saúde como depressão, ansiedade, epilepsia, ou um distúrbio do sono. Mulheres são também 3 vezes mais prováveis de ter enxaqueca do que homens.

Dor de Cabeça de Tensão

A dor de cabeça de tipo de tensão ocorre quando os músculos no couro cabeludo e pescoço se tornam tensos. No entanto, cientistas não sabem a exata razão que a tensão muscular relacionada à dor de cabeça acontece. Alguma pesquisa sugere que o estresse extremo, distúrbios do humor, e ferimento de cabeça podem aumentar o risco de tensão muscular que pode resultar em uma dor de cabeça de tensão.

A pesquisa sobre dor de cabeça de tensão permanece em andamento. Os fatores de risco comuns para dor de cabeça de tensão incluem estresse emocional, cansaço visual ou fadiga, fumar, fisicamente exercitar exageradamente o corpo, e uso excessivo da cafeína. Similarmente à enxaqueca, as pessoas que têm um histórico familiar de dor de cabeça de tensão e são do sexo feminino vivenciam este tipo de dor em taxas mais altas.

Dor de Cabeça em Salvas

Há 2 teorias principais que pesquisadores desenvolveram sobre a causa de dor de cabeça em salvas. A primeira, uma disfunção no hipotálamo, uma parte do cérebro que é responsável pelo sono, temperatura corporal, regulação hormonal, e pressão arterial, poderia levar aos sintomas desta dor de cabeça.

A segunda, uma liberação de histamina, um químico que libera em resposta a um ferimento, alergia ou inflamação, no cérebro, pode causar dor de cabeça e sintomas relacionados ao nariz e olho.

Os fatores de risco para este tipo de dor de cabeça podem incluir uso de álcool e tabaco, exposição às luzes fortes, tomar certos remédios, exagero físico, e calor, como clima quente ou banhos quentes.

Tratamento

Os tratamentos sem receita são disponíveis para controlar a dor de cabeça associada com a maioria dos distúrbios de dor de cabeça. Para dor severa, o profissional pode prescrever certos remédios para reduzir a frequência e gravidade dos sintomas.

Em alguns casos, os tratamentos sem droga podem também ajudar a controlar a condição. O objetivo do tratamento é reduzir os sintomas, prevenir o início de sintomas severos, e melhorar a qualidade de vida.

Tratamentos para dor de cabeça incluem:

  • Remédios sem receita – Normalmente a primeira linha de tratamento, analgésicos sem receita comumente incluem acetaminofeno, e drogas anti-inflamatórias não esteroides, como ibuprofeno.
  • Receptores de serotonina – Se remédios sem receita não ajudam, o profissional pode prescrever as drogas receptoras de serotonina para ajudar a reduzir inflamação e aliviar sintomas. O tipo mais comum de receptor de serotonina é triptanos, uma classe de medicamentos para melhorar a dor de cabeça.
  • Mudanças no estilo de vida – Junto com a medicação, pode perceber que as mudanças no estilo de vida também ajudam a melhorar os sintomas. Alguns métodos de alívio da dor sem droga incluem permanecer hidratado com líquidos, dormir bem, descansar os olhos em sala escura e silenciosa, e colocar compressa fria ou pacote de gelo na testa.
Back To Top