Maneiras Naturais para Reduzir Ácido Úrico no Corpo

Certas condições de saúde, dieta, e genética podem causar níveis altos de ácido úrico. Evitar álcool e limitar alguns alimentos e bebidas pode ajudar a reduzir níveis. Ácido úrico é um produto residual natural causado pela digestão de alimentos contendo purinas. Purinas são encontradas em níveis altos em alguns alimentos e são formados e quebrados no corpo.

Geralmente, o corpo filtra o ácido úrico através dos rins e na urina. Se consumir muita purina ou se o corpo for incapaz de remover este subproduto rapidamente suficiente, o ácido úrico pode acumular no sangue.

Um nível padrão de ácido úrico estiver abaixo de 6.8 miligramas por decilitro, mg/dL. Um nível alto de ácido úrico, acima de 6.8 mg/dL, é considerado hiperuricemia. Isso pode levar à gota e deixar o sangue e urina muito ácida.

Limitar Alimentos Ricos em Purina

Pode limitar a fonte de ácido úrico. Alimentos ricos em purina incluem algumas carnes, frutos do mar, e vegetais. Todos estes produtos contribuem para ácido úrico quando digeridos. Evitar ou reduzir a ingestão de alimentos ricos em purina, como:

  • Carne vermelha.
  • Carnes de órgão.
  • Peixe.
  • Marisco.
  • Ave.

Um estudo de 2020 sugere que reduzir a ingestão de vegetais ricos em purina pode não afetar os níveis de ácido úrico.

Evitar Açúcar

Frutose é um açúcar natural na fruta e mel. Conforme o corpo quebra a frutose, libera purinas e aumenta os níveis de ácido úrico. Notar que essa frutose em bebidas é absorvida mais rápido que açúcares nos alimentos integrais, porque bebidas não contêm fibra, proteína, ou outros nutrientes.

Outros açúcares adicionados ao alimento incluem açúcar de mesa, xarope de milho, e xarope de milho de frutose alta. Pesquisa de 2020 mostra esta absorção mais rápida de açúcares refinados tem pico nos níveis de açúcar no sangue e leva às quantidades mais altas de ácido úrico.

Aqui estão alguns passos para reduzir a quantidade de açúcar que consome:

  • Comer mais alimentos integrais.
  • Limitar alimentos processados e embalados.
  • Verificar rótulo do alimento por açúcares adicionados.
  • Eliminar a vontade por açúcar com fruta fresca.
  • Substituir bebidas açucaradas com água, bebidas sem açúcar, ou café sem açúcar.

Beber Mais Água

Beber muito líquido ajuda os rins a expulsar o ácido úrico mais rápido. Os rins filtram em torno de 70% do ácido úrico no corpo. Beber água suficiente pode ajudar a apoiar os rins e pode reduzir o risco de pedras no rim de ácido úrico. Manter uma garrafa de água todo momento. Determinar um alarme a cada hora para lembrar a tomar água.

Evitar Álcool

Beber álcool pode deixar a pessoa mais desidratada. A pesquisa de 2021 mostra que pode também desencadear níveis altos de ácido úrico. Alguns tipos de álcool, como cerveja, contêm um teor mais alto de purina do que outros. No entanto, mesmo menos álcool em purinas pode aumentar produção de purina.

O álcool aumenta o metabolismo de nucleotídeos, outra fonte de purinas que pode ser transformado em ácido úrico. E afeta também a taxa em que ácido úrico é secretado, levando aos níveis maiores no sangue.

Beber Café

A pesquisa de 2016 mostra que o café pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico de serum de 2 formas principais:

  • Compete com a enzima que quebra as purinas no corpo, reduzindo a taxa de produção de ácido úrico.
  • Aumenta a taxa em que o corpo excreta o ácido úrico.

Outra pesquisa de 2016 sugere que há suficiente evidência em apoio de habilidade da cafeína para menores níveis de ácido úrico. Um estudo de 2021 também descobriu que a ingestão frequente de café não foi associada significativamente com risco de hiperuricemia. Pesquisadores notam que mais estudos são necessários para esclarecer se o café pode afetar os níveis de ácido úrico.

Controlar o Peso

A gordura excessiva do corpo pode contribuir para níveis elevados de ácido úrico. Mais peso pode causar os rins a trabalhar menos eficiente. E pode também aumentar a produção de ácido úrico e reduzir excreção de ácido úrico através da urina.

Se suspeitar que o peso pode estar contribuindo para níveis altos de ácido úrico, certificar de falar com o médico antes de começar um novo plano de emagrecimento ou controle do peso. E podem referir para um nutricionista que pode ajudar a criar um plano de alimentação bem equilibrado e nutritivo. Além disso, podem ser capazes de recomendar um plano de exercício ou sugerir mudanças no estilo de vida para ajudar a apoiar.

Controlar Açúcar no Sangue

A pesquisa de 2019 mostra que hiperuricemia é associada com desenvolvimento de diabetes e complicações relacionadas. Pessoas com açúcar alto no sangue, como aqueles vivendo com prediabetes ou diabetes, estão também em um risco maior de efeitos adversos de hiperuricemia. No entanto, mais pesquisa é necessária para explorar esta associação.

Certificar de ter um médico para verificar os níveis de açúcar no sangue na próxima visita, mesmo se não tiver diabetes. E podem também desejar verificar o nível de insulina serum se suspeitar ter resistência de insulina.

Adicionar Mais Fibra para Dieta

Comer mais fibra pode ajudar a reduzir níveis de ácido úrico. Fibra pode também ajudar a equilibrar o açúcar no sangue e níveis de insulina. E tende a aumentar saciedade, manter a pessoa cheia por mais tempo. Maioria dos adultos deve visar por 22-34 gramas de fibra na dieta, através de alimentos ricos de fibra. Aumentar aos poucos a ingestão de fibra para evitar desconforto digestivo.

Melhorar a Ingestão de Vitamina C

A pesquisa de 2021 descobriu que a ingestão alta de vitamina C pode ajudar a reduzir níveis de ácido úrico. No entanto, mais estudos são necessários para entender exatamente como a vitamina C afeta os níveis de ácido úrico.

A ingestão diária recomendada de vitamina C é 75-120 miligramas para a maioria dos adultos, embora os limites superiores diários têm máximo em 2000 mg. Pode também obter mais por comer alimentos ricos em vitamina C, especialmente frutas e vegetais. Os suplementos sem receita de vitamina C são também disponíveis.

Comer Cerejas

A pesquisa de 2019 descobriu que comer cerejas e beber suco de cereja pode ajudar a reduzir níveis de ácido úrico em pessoas com gota. Estudos seguintes são necessários para determinar os efeitos de longo prazo para ingestão de cereja nos níveis de ácido úrico.

Cerejas contêm antocianinas, um antioxidante e composto anti-inflamatório que dá sua cor vermelha. E são também uma boa fonte de fibra e vitamina C. Considerar lanchar um punhado de cerejas ou beber suco sem açúcar.

Verificar os Remédios e Suplementos

Alguns remédios e suplementos podem causar ácido úrico a acumular. Estes incluem:

  • Aspirina.
  • Diuréticos.
  • Vitamina B-3, niacina.
  • Drogas de supressão imune como ciclosporina e tacrolimus.
  • Pirazinamida, uma droga que trata tuberculose.
  • Levodopa, uma droga que trata doença de Parkinson.
  • Beta-bloqueadores, inibidores ACE, e outros remédios de pressão de sangue.

Se tomar estes e tiver hiperuricemia, falar com o médico para determinar um remédio alternativo.

 

Back To Top