Hepatite A é um vírus que causa infecção e inflamação do fígado. E raramente resulta em dano de fígado grave ou morte e não desenvolve doença crônica do fígado. Ao contrário de hepatite B ou C, não leva para doença crônica do fígado, mas pode resultar em perda significativa de rendimento e ausência de trabalho ou escola. Uma vez que a pessoa teve isso, terá imunidade. E nunca será infectada novamente.
O vírus da hepatite A, HAV, é mais comum em áreas de status baixo socioeconômico com falta de saneamento adequado. E espalha através de alimento e água contaminada, ou próximo de contato pessoal. Crianças muitas vezes transmitem isso.
Melhorias em higiene, políticas de saúde pública, suprimentos de água, e em 1995, a introdução de uma vacina, reduziram o número de casos pelo mundo. No entanto, surtos ainda ocorrem. Em dezembro de 2016, um surto multiestado nos Estados Unidos que afetaram 143 pessoas foi associado com um lote de morangos congelados. Não houve fatalidade. Centers for Disease Control and Prevention encoraja a vacinação para prevenir infecção e espalhar a doença.
Fatos sobre o vírus da hepatite A:
- O vírus de hepatite A, HAV, foi primeiro identificado em 1973.
- HAV pode ser passado entre pessoas ou através de alimento ou água contaminada.
- Uma pessoa pode ter HAV sem mostrar sintomas.
- Taxas de infecção nos Estados Unidos, por exemplo, caíram em mais de 95% desde que a vacina de HAV primeiro se tornou disponível em 1995.
- Em 2006, a vacinação de HAV foi adicionada à agenda de rotina de vacinação infantil nos Estados Unidos.
- Surtos de HAV transmitidos por alimento ou água são relativamente incomuns nos Estados Unidos.
Sintomas de Hepatite A
Muitas pessoas não têm sintomas com HAV, mas se os sintomas aparecem, geralmente é 15 a 50 dias após a infecção. A maioria dos adultos vai vivenciar sintomas similares à gripe.
Estes incluem:
- Náusea, perda de apetite, e vômito.
- Dor abdominal e diarreia.
- Febre.
- Mal-estar e fadiga.
- Dor articular.
- Icterícia, um amarelo na pele e branco dos olhos.
- Urina com cor escura e fezes pálidas.
Crianças com menos de 6 anos de idade não geralmente mostram sintomas. A icterícia vai afetar:
- Menos de 10 por cento das crianças com menos de 6 anos.
- De 40 a 50 por cento daqueles com idade de 6 a 14 anos.
- De 70 a 80 por cento das pessoas com idade acima de 14 anos.
Sintomas muitas vezes passam dentro de 3 a 6 meses de primeiro ser infectado, mas em torno de 15 por cento das pessoas com HAV terão sintomas em andamento ou recorrentes por 6 a 9 meses. HAV pode ser fatal em pacientes mais velhos e em alguém que já tem doença de fígado crônica.
Causas da Hepatite A
Uma pessoa com HAV vai excretar o vírus nas fezes. E pode ser passado quando uma pessoa não infectada consome alimento ou água que foi contaminada com as fezes de uma pessoa infectada. O vírus pode sobreviver por um mês ou mais em água do mar, água fresca, águas residuais e solo.
A maioria das infecções é passada através de contato pessoal próximo com um membro da casa infectado ou parceiro sexual, não através do contato casual. Os surtos de HAV de origem alimentar por vezes ocorrem nos Estados Unidos, por exemplo, através de manipuladores do alimento que têm o vírus. Em 2016, um surto foi rastreado para um lote de morangos congelados.
Diagnóstico
Um exame de sangue pode confirmar uma infecção com HAV. Anticorpos podem detectar infecção aguda e uma infecção passada. As infecções agudas com HAV devem ser relatadas para autoridades de saúde públicas locais para ajudar a prevenir a doença de espalhar mais.
Tratamento de Hepatite A
Não há tratamento específico, mas a terapia de apoio pode melhorar os níveis de conforto e prevenir complicações como desidratação e exaustão. Isso inclui:
- Reabastecer nutrição e líquidos.
- Evitar álcool.
- Descanso, com tempo fora do trabalho.
- Tomar analgésicos sem receita se necessário.
Pacientes com náusea significativa e vômito podem ser admitidos para hospital por fluidos intravenosos. Complicações são raras, e a maioria das pessoas se recupera rápido. Em torno de 85 por cento das pessoas infectadas com HAV recuperam totalmente dentro de 3 meses, e a maioria tem recuperação completa em 6 meses.
Prevenção
A prevenção depende da imunização e boas práticas de higiene.
Imunização
CDC recomenda rotina de imunização de HAV de:
- Todas as crianças com 1 ano de idade.
- Adultos que estão em risco de exposição ou que têm doença de fígado crônica.
2 doses de vacina são dadas como uma injeção, 6 a 12 meses separado. A maioria das pessoas terá níveis protetivos de anticorpos dentro de 1 mês após uma única dose. A segunda dose atua como um reforço.
Lavagem das Mãos
HAV pode sobreviver por até 4 horas nas pontas dos dedos, então lavar as mãos e boas práticas de segurança podem ajudar a prevenir a transmissão. Lavar a mão deve ser feito após usar o banheiro, mudar as fraldas, e antes de preparar ou comer alimento. As superfícies do ambiente podem ser higienizadas com uma solução fresca preparada de 1 por 100 de diluição de água sanitária doméstica.
Alimento e Bebida
Viajantes devem evitar marisco cru, alimento não cozido, e alimento que pode ter sido lavado em água contaminada. Beber água deve ser de garrafa comercializada ou fervido ao menos a 85 graus Celsius, por ao menos 1 minuto. Adicionar iodo na água ou tratar com cloro vai também matar o vírus.