De suas raízes no sudeste da Ásia para sua presença saborosa nos pratos favoritos, o gengibre não é apenas uma especiaria, é uma maravilha medicinal. O gengibre é uma planta cujas especiarias que são comuns no alimento são encontradas em suas raízes, mas podem também oferecer melhorias para saúde.
Com o primeiro registro de gengibre sendo usado datando de volta para 400 a.C, foi usado como ingrediente delicioso e uma forma alternativa de remédio pela história toda. Assim, se desejar mais saúde, são explorados os 10 benefícios para saúde do gengibre.
E 4 g de porção de gengibre fresco oferecem:
- 2 kcals.
- 0.1 g de proteína.
- 0.3 g de carboidrato.
- 0.1 g de fibra.
- 17 mg de potássio.
Benefícios do Gengibre
São os benefícios do gengibre para saúde:
- Ajuda na digestão.
- Melhora a imunidade.
- Alivia sintomas da síndrome pré-menstrual.
- Alivia náusea e dor de estômago.
- Pode ajudar com câncer.
- Reduz dor.
- Pele mais saudável.
- Ajuda no emagrecimento.
- Previne doença cardiovascular.
- Melhora função cerebral.
Gengibre Ajuda na Digestão
Se tiver com problemas com indigestão, o gengibre pode ajudar a acelerar o processo digestivo e esvaziar o estômago mais rapidamente. Alguém com problemas digestivos, como úlceras, constipação, e síndrome do intestino irritável, pode encontrar alívio por adiciona-lo na dieta regular.
Os estudos recentes mostraram que os que consomem gengibre digerem 2 vezes tão rápido como os que não. E aumenta o movimento no trato digestivo e promove enzimas saudáveis que ajudam a quebrar os alimentos que as pessoas consomem. Isso faz dele um bom ingrediente para ajudar a acalmar o estômago e aliviar sensações de desconforto e inchaço.
Melhora a Imunidade
A mágica do gengibre vem do gingerol, um composto bioativo encontrado na raiz crua. O gingerol é capaz de melhorar a imunidade com suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas. O gengibre também contém tantos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, que podem ser uma defesa robusta contra doenças comuns.
A combinação destas propriedades tem muitos benefícios. Estes benefícios para saúde do gengibre e efeitos colaterais melhoram tosses, reduz febre, combate infecções, alivia dores de cabeça, e alivia outros sintomas associados com resfriados comuns e gripe. Quando incorpora gengibre na dieta, está ajudando a fortificar as defesas do corpo, assegurando que está pronto para lidar com o que vier.
Alivia Náusea e Dor de Estômago
Um dos efeitos colaterais mais bem conhecidos para saúde do gengibre é sua habilidade de aliviar náusea. Seja de enjôo, enxaquecas, enjôo da manhã, ou problemas estomacais gerais, o gengibre ajuda a acalmar dor no estômago. Seus compostos bioativos têm efeitos anti-náusea que funcionam por bloquear sinais no cérebro e intestino que desencadeiam náusea e vômito.
E faz assim através de suas propriedades antiinflamatórias, melhor resposta digestiva, e hormônios que regulam a pressão arterial para acalmar o corpo. Se ingerir através de raiz de gengibre fresco ou chá de gengibre, vai ser capaz de ter vantagem de todos os benefícios de alívio.
Gengibre Alivia Dor
Gengibre é um analgésico natural que abrange uma gama de condições, como dor muscular e desconforto menstrual. O gengibre faz um substituto excelente para remédios de dor sem receita desde que gingerols atuam como anti-inflamatório e funcionam para eliminar compostos no corpo que causam dor.
As propriedades anti-inflamatórias do gengibre reduzem dor associada com artrite e aumentam mobilidade da articulação. Quem sofre de artrite muitas vezes recebe prescrição de remédio anti-inflamatório para reduzir seus sintomas, mas gengibre funciona como alternativa natural.
E também interage com neurotransmissores e podem até inibir sinais da dor no cérebro. Esta ação dupla faz do gengibre um remédio holístico e versátil para tratamentos de controle de dor convencionais.
Gengibre Ajuda no Emagrecimento
Alguns estudos mostraram que consumir gengibre ajuda no emagrecimento. As propriedades termogênicas do gengibre permitem aumentar a temperatura do corpo e contribuem para queima calórica.
Gengibre também controla os níveis de insulina e ajuda na recuperação de treino. Quando se trata de emagrecimento, o gengibre pode oferecer melhora no metabolismo e criar sensação de saciedade para prevenir comer exageradamente.
Não é uma solução total, mas quando incorporado com outros esforços para emagrecer, pode suplementar os resultados. Consultar com profissional de saúde ou nutricionista antes de fazer mudanças significativas para dieta é aconselhável, especialmente se tiver qualquer condição de saúde existente ou preocupações.
Gengibre Previne Doença Cardiovascular
Gengibre exibe efeitos antiinflamatórios que contribuem para seus benefícios cardiovasculares. Além de suas outras propriedades, o gengibre funciona como anticoagulante, que pode ser benéfico em prevenir problemas cardiovasculares.
Os anticoagulantes reduzem risco de coágulos sanguíneos, que reduz o risco de ataques cardíacos ou acidente vascular encefálico. Outra forma que gengibre previne a doença cardíaca é por reduzir pressão arterial e colesterol.
O acúmulo do colesterol pode obstruir artérias e aumentar o risco de problemas cardíacos. Além disso, gengibre foi mostrado a positivamente impactar o metabolismo lipídico, promovendo quebra de gorduras na corrente sanguínea.
Isso, por vez, pode contribuir para manter os níveis de colesterol saudáveis e prevenir acúmulo da placa nas artérias. O gengibre também melhora circulação e reduz açúcar no sangue, que ajuda o coração a permanecer em alto desempenho.