Cerejas são frutas pequenas, redondas e vermelhas. Dependendo da variedade, há centenas, seu tamanho e sabor podem variar, mas geralmente caem em uma das duas categorias, doce ou ácida.
As cerejas doces são geralmente consumidas puras, enquanto as ácidas são mais prováveis a serem usadas na culinária. As variedades mais familiares incluem a cereja preta, morello e espanhola. Todas as cerejas têm um caroço que devem ser removidas antes de comer ou cozinhar.
Os benefícios para saúde das cerejas incluem:
- Baixo IG.
- Coração saudável.
- Pode reduzir pressão arterial.
- Pode reduzir colesterol.
- Pode ajudar a controlar o açúcar no sangue.
- Pode ajudar com condições inflamatórias.
- Pode melhorar a recuperação após exercícios.
- Pode ajudar a dormir.
- Pode ajudar a aliviar sintomas de gota.
- Pode ajudar a prevenir câncer.
Perfil Nutritivo das Cerejas
Uma porção de 80 g de cerejas oferece:
- 38 calorias.
- 0.7 g de proteína.
- 0.1 g de gordura.
- 9.2 g de carboidrato.
- 1 g de fibra.
- 168 mg de potássio.
- 9 mg de vitamina C.
Uma porção de 80 g conta como uma das 5 por dia, que é aproximadamente 14 cerejas.
Benefícios das Cerejas
Cerejas são ricas em nutrientes, baixas em calorias e são uma adição valiosa para a dieta por várias razões.
Baixo IG
Cerejas iniciam uma resposta glicêmica baixa fazendo delas uma adição útil para os com problemas no açúcar no sangue incluindo diabetes, assim como aqueles seguindo uma dieta de IG baixo.
São Escolha para Coração Saudável
Rica em nutrientes amigos do coração incluindo potássio, vitamina C e fibra, as concentrações altas de compostos vegetais, como antocianinas, em cerejas, também promove a saúde do coração e sistema cardiovascular.
Pode Reduzir Pressão Arterial
A pesquisa por British Journal of Nutrition descobriu que um suco combinado de cereja e frutinha pode ajudar a diminuir pressão arterial graças ao seu teor polifenol alto, estes compostos vegetais naturais têm vários benefícios para saúde. Outro estudo, que olhou apenas para o suco de cereja, relatou benefícios para pressão arterial e controle do colesterol.
Pode Ajudar a Controlar Colesterol
Consumir cereja doce ou ácida parece ajudar a reduzir níveis de colesterol, mais notavelmente a lipoproteína de densidade muito baixa, VLDL. Estes resultados foram vistos em mulheres diabéticas e aquelas classificadas como obesas. Os efeitos foram relatados após apenas um período curto, e no caso da adição de suco de cereja Montmorency, em apenas 6 dias.
Pode Ajudar a Controlar Níveis de Açúcar no Sangue
Estudos sugerem que consumir cerejas pode reduzir hemoglobina A1C, HBA1C, um marcador que oferece uma indicação como para quão bem controlados os níveis de açúcar no sangue estão. Além disso, consumir o suco de cereja Montomorency pareceu reduzir glicemia de jejum em apenas 1 semana.
Pode Auxiliar as Condições Inflamatórias
Bem conhecidas por suas propriedades antioxidantes protetivas, cerejas contêm compostos vegetais chamados de antocianinas e cianidina que podem ter efeitos antiinflamatórios. A pesquisa inicial mostrou que estes antioxidantes poderiam ser benéficos em condições inflamatórias como artrite, porém, mais pesquisa é necessária para replicar estes resultados em estudos humanos.
Pode Melhorar a Recuperação Após Exercício
Houve uma grande quantidade de pesquisa sobre cerejas, e especificamente cerejas ácidas, e o papel que desempenham em recuperação do exercício. A pesquisa por Journal of the International Society of Sports Nutrition descobriu que beber suco de cereja ácida, 355 ml, por 7 dias antes e durante evento de corrida extenuante minimizou a dor muscular pós corrida.
Outro pequeno estudo descobriu que suco de cereja ácida parece auxiliar a recuperação e função muscular após exercício extenuante. Porém, estes efeitos parecem relacionar com atividade de levantar peso com aqueles aproveitando de exercício sem levantar peso, como polo aquático, improvável de vivenciar os mesmos benefícios.
Pode Melhorar o Sono
As cerejas ácidas contêm concentrações altas de fitoquímicos incluindo melatonina, que está envolvida na regulação dos ciclos do sono. Houve pesquisa mista como para se as cerejas, e especificamente o suco de cereja, é de benefícios para os que têm problema para dormir, mas os sinais são encorajadores.
A pesquisa por European Journal of Nutrition descobriu que o suco de cereja ácido é benéfico em melhora do sono na qualidade e duração, e pode ser de benefício para os que têm sono perturbado, enquanto outro pequeno estudo sugere que o suco de cereja pode ser benéfico para os com insônia.
Pode Ajudar Aqueles com Gota
Houve alguma pesquisa nos efeitos do suco de cereja sobre a gota. Um estudo demonstrou que consumir cerejas e suco de cereja, no período de 2 dias, é associado com um risco menor de ataques de gota enquanto outro estudo sugere que o suco de cereja precisa ser consumido por ao menos 4 meses para diminuir ataques agudos.
Mais pesquisa sugere que beber suco de cereja reduz os níveis de ácido úrico no sangue, que pode desencadear um ataque de gota, em voluntários saudáveis. No entanto, estes resultados não ainda foram replicados em estudo de grande escala envolvendo participantes com gota. Atualmente, mais pesquisa precisa ser feita antes de poder dizer que o suco de cereja previne ou alivia a gota.
Pode Auxiliar a Prevenir Câncer
Cerejas têm uma atividade relativamente alta antioxidante e demonstraram efeitos anticarcinogênicos em estudos in vitro e animais. O mecanismo por trás disso é a habilidade de fitoquímicos ativos em cerejas na redução do estresse oxidativo e processos inflamatórios envolvidos em desenvolvimento do câncer. Porém, mais estudos são necessários para substanciar estes efeitos saudáveis em humanos.
Cerejas São Seguras para Todos?
Nem todos são capazes de aproveitar das cerejas, já que algumas pessoas podem ter uma alergia para a fruta. Isso pode ser uma alergia primária, em que é alérgico à fruta, ou secundária, quando é alérgico aos pólens da mesma família das plantas.
Uma alergia secundária ocorre como resultado de reatividade cruzada, por exemplo, se for alérgico ao pólen de bétula, pode ter alergia a frutas como cerejas, assim como outras incluindo maçã, ameixa e pêssego.