A aposentadoria traz um novo senso de liberdade, mas também vem com desafios e emoções difíceis. É uma mudança na identidade, finanças, relações e como passar o tempo, e é difícil para se ajustar. Provavelmente já pensou muito sobre como vai aproveitar dos anos dourados.
Mas há uma boa chance que nunca pensou tanto sobre o efeito psicológico que a aposentadoria pode ter sobre si. A aposentadoria muitas vezes significa uma perda de identidade. Se identificou como banqueiro, cozinheiro, professor, a aposentadoria pode causar a questionar quem é agora que não mais está trabalhando.
Outros problemas acompanhando a aposentadoria, como mais tempo e menos dinheiro, pode também tornar difícil se ajustar. Alguns aposentados vivenciam problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, após pararem de trabalhar.
Se estiver nos estágios iniciais de aposentadoria e sentindo perdido, não está sozinho. Muitos aposentados acham a transição difícil. Preparar por estas emoções, criar um senso de estrutura, determinar objetivos pequenos, e manter conexões sociais são estratégias importantes que podem ajudar a ajustar com aposentadoria. São apresentadas 8 dicas que podem ajudar a se ajustar à aposentadoria melhor, assim pode sentir satisfação e felicidade durante este capítulo da própria vida:
- Esperar seguir pelos estágios das emoções.
- Estruturar os dias.
- Determinar objetivos pequenos.
- Alimentar as amizades.
- Considerar um trabalho paralelo.
- Criar um novo orçamento.
- Agendar turnos voluntários.
- Dar a si flexibilidade para se encontrar.
Estruturar os Dias
A pré-aposentadoria, tinha a rotina definida, o alarme dispara, banho, café da manhã, prepara o almoço, e sai. Havia provavelmente uma estrutura similar para o final dos dias que começava quando caminhava de volta para o limite de casa. A pesquisa mostrou que manter hábitos e rotinas é vital para saúde mental. Permanecer com algum tipo de agenda diária pode ajudar a manter hábitos saudáveis, sentir mais produtivo e combater estresse.
Se tiver uma agenda, pode estabelecer uma rotina de aposentadoria que ajuda a planejar os dias. Experimentar várias atividades e períodos para ver como se sente. Reservar tempo para ler o jornal e aproveitar de uma xícara de café, mas adicionar tempo para exercício, atividades sociais, oportunidades de voluntário, e refeições em família.
Determinar Objetivos Pequenos
A vida pré-aposentadoria foi medida em atender conquistas, como prazos finais, finalizar projetos, ou obter uma promoção. Pode ainda focar em objetivos após aposentar, embora possam ser um pouco diferentes do que antes.
Trabalhar nos objetivos pode oferecer um senso de propósito. Atender novas coisas pode dar um senso de conquista. Pensar sobre as conquistas que pode desejar no primeiro mês, 6 meses, ou um ano que se aposentou, e escrever. Deseja viajar para Europa, emagrecer, finalizar os livros? O céu é o limite.
Alimentar as Amizades
Há um risco significativo de ficar isolado durante a aposentadoria. Após 30 anos de encontrar amigos através do trabalho e vê-los a cada dia, pode não ser tão fácil continuar o contato sempre. Isso pode ter impacto em reestruturar a rotina diária, convidar um amigo para almoçar a cada segunda-feira, por exemplo, é uma dica.
Mais uma dica é fazer novas amizades. Procurar por programas oferecidos na comunidade local ou igreja, ou encontrar um grupo de pessoas com afinidade que compartilham os mesmos gostos por atividades, esportes, cozinhar.
Considerar um Trabalho Paralelo
Quem diz que a aposentadoria de um trabalho tem que deixar a força de trabalho inteiramente? Várias pessoas tentam uma carreira secundária menos estressante, talvez com menos carga horária, após deixar sua indústria da vida toda.
A pesquisa percebe que aposentados que tiveram um trabalho “ponte”, outro termo para este tipo de trabalho, estão muitas vezes em saúde mental e física melhor e relatam níveis mais altos de satisfação de vida. Então olhar na comunidade, ou internet para trabalhar em casa, por opções que possa aproveitar fazendo durante a aposentadoria.
Criar um Novo Orçamento
Mesmo os maiores poupadores podem ter que fazer alguns ajustes nos gastos após aposentar-se. Em um mundo ideal, poupou dinheiro suficiente para os últimos 20 a 30 anos, mas se for como a maioria, há uma boa chance que pode ter falhado um pouco neste objetivo.
Descobrir o que precisa na vida nova pós-carreira e o que não. Por exemplo, o orçamento de roupas que sempre gastou para trabalho pode parar. Estabelecer um orçamento para ajudar a ver quanto dinheiro tem para lazer, diversão. Pode ver que precisa de um trabalho em tempo parcial assim pode sair de férias. Ou pode perceber que tem dinheiro suficiente para sair com os netos para almoçar uma vez por semana. O importante é organizar a vida financeira!
Afinal, a aposentadoria é uma transição importante na vida, então é normal vivenciar algum estresse, ansiedade, e mesmo tristeza sobre tais mudanças. Aprender a relaxar, ter mais tempo em mãos, e lidar com mudanças nas finanças pode ser difícil.
Se notar dificuldade com perda de identidade, ansiedade, depressão ou solidão é importante tomar passos para ajuda. Conversar com o médico ou profissional de saúde mental, e considerar participar de um grupo de aposentados.