Graças aos avanços em andamento na medicina e uma padrão de vida relativamente alto, a maioria as mulheres nos Estados Unidos hoje, por exemplo, pode olhar para viver bem na casa dos 70 ou início dos 80. Mas enquanto possa aproveitar de uma expectativa de vida maior do que a mãe, vó e bisavó, uma vida mais longa não necessariamente significa uma mais saudável.
Na realidade, é precisamente porque pode esperar viver mais que deve fazer tudo em poder para assegurar que seja tão saudável quanto possível. Mas o que, exatamente, isso significa? Uma boa saúde é mais do que apenas um conceito, é um comprometimento pela vida toda para ação consciente. Fazer mudanças de estilo de vida saudáveis em qualquer momento, com 20 anos, 40 ou 60 pode ajudar a evitar doença crônica e retardar o processo de envelhecimento, por dentro e por fora.
São apresentadas 6 dicas para tomar os passos para saúde pessoal ótima, não importa onde esteja na vida:
- Ser Fisicamente Ativa com Mais Frequência
- Fazer do sono uma prioridade.
- Agendar os exames anuais necessários.
- Parar de fumar.
- Melhorar a dieta.
- Pular a monotonia da rotina diária.
Ser Fisicamente Ativa com Mais Frequência
É difícil exagerar sobre a importância de atividade física regular. No geral, as mulheres que se exercitam tendem a ter pressão arterial mais saudável e níveis de colesterol, e também têm um risco menor de desenvolver doenças crônicas sérias como doença cardíaca, diabetes, e demência.
Conforme aborda a menopausa, ser fisicamente ativo pode também ajudar a restringir ou aliviar sintomas incômodos como ondas de calor, suores noturnos, e o mau humor. Encontrar o momento por 30-60 minutos de exercício de intensidade moderada na maioria dos dias da semana pode ajudar a dormir melhor, ter mais energia, ajudar a controlar vontade por alimento não saudável, e manter peso corporal saudável.
Mais fácil dito do que feito, certo? Felizmente, há maneiras fáceis e práticas para melhorar o nível de atividade. Simplesmente verificar o nível fitness pode oferecer motivação para aumentar a contagem de passo diária. Para deixar mais interessante, tentar desafiar os amigos e colegas para competições de passo semanais.
Usar as escadas tão frequente quanto possível para fazer mais atividade no dia, ou trabalhar em mais passos por estacionar de modo rotineiro o carro um pouco mais longe do destino. Caminhar é uma boa forma de ficar centrado, descomprimir, ou aproveitar do tempo, também. Ir para uma caminhada matinal antes de ir ao trabalho, ou depois de chegar à casa antes de acalmar para noite.
Se for já ativo, as chances são que pode encontrar maneiras para melhorar a rotina fitness. Um programa de exercício bem equilibrado coloca muita ênfase na força e resistência como faz em flexibilidade, equilíbrio e mobilidade.
Fazer do Sono uma Prioridade
Para muitas mulheres, as demandas da vida moderna deixam muito mais difícil ter uma boa noite de sono. Mas há algo, a lista de tarefas não é tão importante quanto os benefícios para saúde que a qualidade do sono pode oferecer.
Obter a quantidade de sono que precisa para descansar e ficar equilibrado pode ajudar a permanecer produtivo, preservar um nível mais alto de raciocínio, e manter as emoções estáveis. E também ajuda a proteger a saúde de longo termo.
Dormir é um fator importante em todos os estágios da vida. É restaurador para mente e corpo. Mulheres que rotineiramente não dormem bem são mais propensas a ter problemas com controle de peso e problemas de memória, além de um risco maior de desenvolver doença cardíaca.
Começar por cultivar hábitos melhores de sono. Não consumir cafeína após 2 horas da tarde. Evitar tempo de tela dentro de 30 minutos de ir para cama, colocar o celular em silêncio e desligar os alertas. Ao invés de assistir TV ou usar um computador ou tablete, ler um livro ou ouvir música relaxante.
Pode achar útil usar práticas de meditação e respiração profunda para limpar a mente, ou tentar escrever antes de dormir para liberar quaisquer pensamentos que estão pesando.
Agendar os Exames Anuais Necessários
Se apenas visitar o médico quando não se sente bem, está perdendo a maior chance de proteger a saúde no longo prazo. Não pode cuidar de um problema de saúde subjacente se não souber sobre ele.
O cuidado preventivo é importante para a saúde, e isso significa que nunca está muito ocupado para reservar tempo para os exames anuais. É uma oportunidade excelente para verificar preocupações sérias de saúde que normalmente seguem despercebidas, incluindo pressão arterial alta e níveis não saudáveis de colesterol. É também um bom momento para avaliar a necessidade por mamografia, de osteoporose e mais.
Melhorar a Dieta
Ter atenção com a própria alimentação! Comer bem não significa chatice. Do contrário, pode significar sabores interessantes e frescos, pratos coloridos, e mundo novo inteiro de ingredientes que nunca experimentou antes. Tentar comer alimentos frescos e integrais tão frequente quanto possível. Mesmo quando o tempo não permite cozinhar em casa, olhar para os ingredientes nos alimentos embalados que compra.
Atenção particular para conteúdo de carboidrato e açúcar, especialmente os alimentos que são rotulados low-fat. Considerar alternativas vegetarianas e de grão integral que são menos processadas e mais nutritivas, quinoa, arroz de couve-flor, são mais saudáveis ao arroz branco e macarrão tradicional, por exemplo.
Adicionar ervas e especiarias para expandir sabores e deixar as refeições saudáveis mais interessantes. Colocar mais fibra na dieta, que é encontrada em alimentos com base vegetal como vegetais, legumes, frutas, grãos integrais, castanhas e sementes. As mulheres que comem uma dieta rica em fibra são mais propensas para manter um peso corporal inferior, evitar doença crônica, e viver mais.