Diferente da água, uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo é o chá. Enquanto esta bebida certamente tenha alguns benefícios para saúde verificados, há também muitas afirmações menos substanciadas por aí. Uma destas afirmações é que o chá possa diretamente influenciar o emagrecimento.
Enquanto todos amem a praticidade, é importante seguir a ciência antes de acreditar em qualquer afirmação. São apresentados aqui os benefícios dos diferentes tipos de chá, e se ou não podem realmente promover emagrecimento.
Benefícios de Beber Chá para Saúde
Segundo a lenda, o chá foi primeiro descoberto pelo imperador chinês Shen Nung em 2737 antes da Era Comum, quando as folhas caíram na água fervente dele. O chá contém compostos que promovem a saúde, conhecidos como polifenóis, que foram associados com boa saúde. Polifenóis possuem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra dano celular causado por radicais livres.
Beber chá foi associado com os seguintes efeitos potenciais benéficos:
- Melhor saúde cardiovascular devido à habilidade dos polifenóis para melhorar os marcadores como pressão arterial e colesterol ruim, LDL.
- Risco reduzido de diabetes tipo 2.
- Risco diminuído de certos cânceres, como mama, pulmão e próstata.
- Risco reduzido de artrite reumatoide.
- Proteção maior contra distúrbios neurodegenerativos, como doença de Parkinson.
Tipos de Chá que Podem Ajudar com Emagrecimento
Alguns estudos sugerem que certos tipos de chá podem ajudar com emagrecimento por aumentar o metabolismo. Comparado com bebidas como refrigerante e energéticos, beber chá é um hábito mais saudável. A pesquisa indica que consumo frequente de bebidas adocicadas com açúcar é associado com ganho de peso e doenças crônicas, como doença cardíaca e diabetes tipo 2.
No entanto, o consumo exagerado de açúcar não é a causa direta para estas condições de saúde. E, apenas porque o chá uma alternativa mais saudável, não necessariamente significa que beber isso vai diretamente ajudar a emagrecer. Como muitos “alimentos de emagrecimento” supostos, a ciência é um pouco mais complicada.
Aqui estão alguns dos chás mais comumente conectados com perda de peso, e como eles podem realmente trabalhar no corpo:
- Chá verde.
- Chá branco.
- Chá oolong.
- Chá preto.
Chá Verde
Chá verde vem da mesma planta que o branco, oolong e chá preto, Camellia sinensis. É produzido por cozinhar no vapor ou fritar e beber as folhas do chá. O chá verde contém níveis altos do polifenol EGCG, que pode reduzir o risco de doença cardíaca e certos cânceres. Evidência mostra que beber chá verde pode aumentar termogênese, energia gasta após comer, e estimular a queima de gordura devido ao EGCG e outras catequinas.
De fato, uma análise de 2018 dos efeitos do emagrecimento dos polifenóis do chá descobre que a combinação de catequinas e cafeína no chá verde parece ter um menor, mas favorável, impacto na perda de peso e controle do peso.
Suplementação com extrato de chá verde pode também auxiliar com emagrecimento. Em um ensaio randomizado controlado de 2018 em BMC Complementary and Alternative Medicine, o extrato de chá verde foi mostrado a aumentar o nível de leptina e reduzir colesterol LDL em mulheres vivendo com muito peso extra e obesidade.
A leptina é um hormônio envolvido em regular apetite e equilíbrio da energia, e irregularidades de leptina são associadas com várias condições, como obesidade. No entanto, este ensaio foi um estudo de curto termo e firmes conclusões não podem ser retiradas sobre longo termo.
Além disso, a pesquisa sobre o efeito do chá verde em pessoas vivendo com obesidade indica que consumir chá verde em bebida ou cápsula pode ajudar a reduzir o índice de massa corporal e circunferência da cintura, assim como melhorar os biomarcadores inflamatórios.
Consumo de chá matcha, que é chá feito de folhas de chá verde em pó, pode ajudar também com queima da gordura enquanto se exercitando, segundo um pequeno estudo de 2017 em International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. Porém, pesquisadores notam que os efeitos não devem ser exagerados.
Enquanto a pesquisa sobre o chá verde e emagrecimento pareça promissora, porque diferentes estudos usam diferentes quantidades e formas disso, não há atualmente quantidade definitiva de consumo que seja mostrado a diretamente levar à perda de peso.
Chá Branco
Apenas as folhas novas ou botões de crescimento da folha de chá são usados para produzir o chá branco. Como o chá verde, o chá branco não é fermentado, ou seja, não foi oxidado por expor as folhas ao ar e umidade por uma quantidade prolongada de tempo.
Comparado com outros tipos principais de chá, e excluindo os chás de ervas, o chá branco geralmente tem o menor teor de cafeína, mas mais polifenóis, incluindo catequinas. Uma análise narrativa de 2022 de Scientific Chronicles conclui que o teor rico de polifenol em chá branco, particularmente catequinas, pode contribuir para seus benefícios para saúde, incluindo o potencial para ajudar com perda de peso.
Além disso, alguns estudos pequenos que esta análise cita, sugerem que combinar consumo de chá branco com exercício pode levar à redução significativa em índice de massa corporal, colesterol LDL e níveis de triglicerídeos enquanto aumentando colesterol bom, HDL.
A análise também nota que beber chá branco uma hora antes de se exercitar pode ajudar a aumentar queima de gordura em pessoas vivendo com obesidade. No entanto, pesquisadores concluem que mais estudos são necessários para explorar a associação entre ingestão de chá branco e seus benefícios gerais para saúde.
Chá Oolong
Chá oolong é produzido por esmorecer, triturar e parcialmente oxidar, ou semi fermentar, as folhas do chá. Como resultado, cai no meio do espectro de oxidação entre chás verde e branco minimamente oxidado e chá preto totalmente oxidado.
Comparado com chá verde, há menos estudos sobre efeitos do consumo de chá oolong sobre controle do peso. Porém, estes estudos mostram alguns efeitos benéficos. Em um estudo anterior conduzido sobre um período de 6 semanas envolvendo 102 participantes vivendo com obesidade e peso extra, beber chá oolong diariamente resultou em uma quantidade pequena de emagrecimento para a maioria dos participantes.
Em pesquisa mais recente, um ensaio controlado randomizado de 2 semanas, em Nutrients, sugere que beber chá oolong pode aumentar a queima da gordura. Porém, os pesquisadores notam que um ensaio de 2 semanas seja insuficiente tempo para avaliar os efeitos de intervenção sobre o peso e que mais pesquisa é necessária.
Chá Preto
A produção do chá preto envolve esmorecer, triturar, enrolar e totalmente oxidar as folhas do chá. Há componentes no chá preto que poderiam apoiar o emagrecimento como os níveis de cafeína que naturalmente estimulam o metabolismo.
Um pequeno estudo avaliou os efeitos do chá preto sobre a composição corporal em 111 participantes. Ao longo do período de 3 meses, o consumo regular do chá preto foi descoberto a impedir o ganho de peso e minimizar a circunferência da cintura.
Outro estudo de 2016 também elogia os benefícios possíveis do chá preto, especificamente os polifenóis, dizendo que estes polifenóis podem inibir a digestão da gordura e absorção, assim como bloquear o processo de obesidade por reduzir estresse oxidativo. Porém, autores deste estudo salientam a necessidade por mais pesquisa específica para entender mais sobre os mecanismos dos polifenóis de chá preto.