O estresse, ansiedade, e sentir-se para baixo são parte da vida cotidiana, mas se estas emoções permanecem, pode ser um sinal de algo mais. Enquanto alguns sentimentos negativos são esperados com tudo que acontece no mundo, é importante distinguir entre tensão mental média e condições que precisam de tratamento médico.
Se sente-se paralisado pelo estresse, não pode controlar as próprias emoções, depressão interfere com a habilidade de funcionar ou percebe estes ou similares sintomas em alguém que ama, pode ser momento de buscar ajuda profissional. Aprender a reconhecer os sinais de uma condição mais grave pode ajudar a decidir se é momento para buscar ajuda.
O que É Saúde Mental?
A saúde mental abrange as emoções, pensamentos e bem-estar mental. Quando alguém tem um distúrbio de saúde mental, pode afetar seus pensamentos e comportamento, segundo Centers for Disease Control and Prevention, CDC.
Enquanto os termos sejam muitas vezes mistos, “a saúde mental e doença mental não são o mesmo”, CDC nota. “Uma pessoa pode vivenciar saúde mental precária e não ser diagnosticada com uma doença mental”. Da mesma forma, alguém com distúrbio de saúde mental pode vivenciar “bem-estar físico, mental e social”. Os distúrbios de saúde mental incluem depressão, ansiedade, esquizofrenia e mais.
Embora possa haver estigma injustificado em torno de problemas de saúde mental, estas condições são mais comuns do que muitos acreditam; em 2019, 19% dos adultos dos Estados Unidos atenderam o critério para distúrbios de saúde mental, segundo Mental Health America. E mais do que metade pode ser diagnosticada com distúrbio de saúde mental em algum ponto, nota National Institutes of Health.
“Todos têm algum nível de ansiedade, especialmente com a pandemia e com a forma que o mundo está agora”, diz Manreet Kaur, um conselheiro certificado nacional e chefe clínico em Valley Youth House em Bethlehem, Pensilvânia. “É importante saber quando buscar ajuda”. Pode ser difícil dizer se os sentimentos são uma resposta típica para os altos e baixos da vida ou um problema mais sério.
4 Sinais para Buscar Ajuda Mental Profissional
1 – Estresse É Muito para Suportar
O estresse é uma resposta biológica para o que o cérebro percebe como uma situação ameaçadora. Neurotransmissores no cérebro ativam a amídala, que é responsável por resposta de luta ou fuga, nota Yale Medicine. Causas típicas do estresse incluem mudanças principais na vida como um divórcio ou diagnóstico médico, pressão relacionada ao trabalho ou problemas financeiros.
Estresse é parte da vida, mas períodos prolongados de estresse podem levar aos efeitos negativos de saúde física como um sistema imunológico enfraquecido. Uma pessoa que está constantemente estressada pode sofrer de dor de cabeça consistente, problemas gastrointestinais e até dor muscular.
O corpo é geralmente o primeiro a dizer que algo está errado e que é necessário desacelerar para reduzir os níveis de estresse. É uma das razões que reservar tempo para relaxar ou meditar pode ser tão útil.
Se o estresse ultrapassa a vida, ou de alguém que conheça, pode fazer sentido procurar um psicólogo, psiquiatra ou conselheiro profissional licenciado, que poderia desenvolver um plano de tratamento que funciona para as necessidades.
2 – Ansiedade Torna-se Debilitante
Ansiedade é similar ao estresse, já que é a resposta do cérebro para uma ameaça percebida. Sintomas podem incluir taxa cardíaca acelerada, dificuldade em respirar e sentir-se nervoso, nota National Institute of Mental Health.
Ansiedade é muitas vezes vivenciada como resultado de um evento estressante ou tenso e resolve com o tempo. Porém, um distúrbio de ansiedade envolve preocupação repetitiva quando a ameaça não é mais presente. Quando a ansiedade se manifestou a um ponto onde é incapaz de funcionar, é importante buscar ajuda.
3 – Depressão É o Novo Normal
Depressão é um distúrbio comum de saúde mental que negativamente impacta a habilidade de funcionar. Neurônios não são capazes de conectar tão facilmente com outros neurônios no cérebro conforme a depressão acontece, como notado por Yale Medicine.
Sintomas da depressão podem incluir retirada social, sono precário, mudanças no peso ou dores. Alguém que está deprimido vai vivenciar ainda sentimentos de tristeza, culpa e perda de atividades antes apreciadas. Há vários tratamentos que podem ajudar, mas é importante conversar com um profissional que pode determinar se uma mente precária está transitória ou um sinal de depressão clínica.
4 – Obsessão Causa Emoções Extremas
Obsessão é caracterizada por altos e baixos extremos emocionais, onde uma pessoa pode se tornar incontrolável. Sintomas podem incluir pensamentos acelerados, fala rápida, irritabilidade e paranoia. Episódios obsessivos são indicador de condições de saúde mental como bipolar I ou transtorno esquizoafetivo.
As mudanças no humor podem ser provocadas por estrese, mas se uma pessoa está mudando entre alto (episódio obsessivo) e baixo (depressão), consistentemente, é um sinal definitivo de buscar ajuda com um profissional.
Quando Buscar Auxílio Profissional de Saúde Mental?
Pode ser desafiador determinar se está vivenciando uma resposta natural para um evento estressante ou lidando com um problema de saúde mental mais grave. Apenas um profissional como um psicólogo, psiquiatra ou conselheiro profissional licenciado pode com precisão avaliar o bem-estar mental e sugerir um plano para tratamento se necessário.
No entanto, há alguns sinais para procurar quando acessando a saúde mental e decidindo se ajuda profissional é necessária:
- Sentimento prolongado de tristeza.
- Perda de interesse em atividades sociais.
- Mudanças nos padrões do sono ou alimentação.
- Uso maior de droga ou álcool.
- Alucinações visuais ou auditivas.
- Altos e baixos extremos emocionais.
- Pensamentos de se machucar ou suicídio.
- Paranóia.
- Fadiga ou falta de energia não relacionada com condições de saúde físicas.
- Ganho ou perda de peso não atribuído a outra condição.
Se vivenciar um ou mais destes sintomas, tomar ação. O tempo para buscar ajuda seria quando o funcionamento diário está impactado de forma negativa. Por exemplo, isso poderia ser deixando a casa, ir ao trabalho, dirigindo ou qualquer parte da rotina diária.
A diferença entre a tristeza e depressão é a perda de esperança ou segurança. Se a tristeza está tomando conta da vida por mais do que um mês seguindo um evento perturbador, deve buscar ajuda profissional.