Se nunca teve uma unha do pé encrava, é sorte. A condição é muito comum, na realidade, 2 de cada 10 pessoas que chegam ao profissional de saúde por um problema no pé estão lidando com uma unha encrava do pé. Mas o que exatamente é essa unha encrava e o motivo de ser recorrente?
Basicamente, é quando a borda lateral da unha do pé cresce na pele. A pressão que acumula trará dor. Se não tratada, a unha vai continuar a cavar na pele causando mais dor. A unha encravada perturba e é inconveniente, mas normalmente cura sozinha sem causar problemas de longo prazo. Mas em algumas circunstâncias, para algumas pessoas, estes ferimentos podem ficar graves.
Se uma unha do pé encravada causa uma ruptura na pele, a bactéria pode entrar e causar uma infecção, que deixará ainda mais doloroso. A unha encravada ocorre quando a borda da unha do pé corta no tecido circundante, resultando em inflamação.
Pode também acontecer quando a pele cresce além da cama da unha do pé. Quando a unha do pé rompeu a pele, a bactéria pode formar e ocasionalmente levar às infecções fúngicas sérias. A inflamação resultante não é apenas dolorosa, mas pode causar problemas de saúde se não tratado.
Causas da Unha Encravada
Sapatos que não são do tamanho, trauma na cama da unha do pé, cortar incorretamente, e higiene precária dos pés, todos podem levar às unhas encravadas. Embora estas unhas possam afligir pessoas de todas as idades, algumas pessoas são mais vulneráveis a ter do que outras.
Aqueles com diabetes ou dano de nervo causado por doenças circulatórias devem ser particularmente vigilantes, já que a falta de fluxo de sangue pode retardar a cura. Uma tendência a desenvolver unha encravada do pé pode também ser genética.
Remédios Caseiros para Unha Encravada
Alguns remédios populares podem ajudar. Igualmente importante, é bom entender quando e o motivo de ser necessário ir ao médico para tratamento profissional.
Remover Sozinho Se Não Houver Infecção
Esta opção não é para todos ou para cada unha encravada do pé, mas para casos menores, é possível resolver o problema. Primeiro, mergulhar o pé em banho morno com sais epsom ou água ensaboada e espumosa. Isso suaviza a pele e reduz inflamação e desconforto. Então, usar ferramentas limpas de corte de unha, pode tentar cortar a área afetada e aplicar pomada antibiótica.
Aplicar um gel de petróleo ou pomada antibiótica com o primeiro sinal de dor ou vermelhidão pode dar bom alívio da dor e frustrar a infecção. Se tentar uma solução rápida e falhar, visitar um podólogo. Ele tem equipamento e experiência necessária para finalizar o trabalho.
Embeber o Dedo
A sugestão de embeber o dedo afetado em água morna com sal epsom ou um sabão leve por 10 a 20 minutos por dia. Certificar de secar o dedo bem com uma toalha limpa depois para prevenir infecção. Uma vez que estiver completamente seco, aplicar uma pomada de petrolato ou antibiótica e fazer curativo solto no dedo. Embeber com vinagre de maçã é também opção popular.
É porque o vinagre contém ácido acético, que pode matar bactéria danosa. Mas ter cuidado sobre quanto usar. Um quarto de xícara diluído em uma bacia de água morna é muito. Além de fazer o pé cheirar como salada, usar vinagre poderia queimar a pele já danificada.
Aplicar Pomada de Petrolato ou Antibiótica
Colocar uma pomada oclusiva na unha do pé encravada vai oferecer proteção extra e ajudar a prevenir infecção. O melhor é vaselina. É apenas tão eficiente como as pomadas mais populares sem receita, antibióticas, mas não contém ingredientes que podem causar reações alérgicas.
Se optar por usar uma pomada antibiótica, certificar de usar uma que saiba que não tenha alergia. Não deseja lidar com dermatite de contato, além da unha encravada dolorosa do pé.
Escolher os Sapatos Adequadamente
Encher o pé de meia e sapato que seja muito apertado ou muito pequeno pode levar a um ambiente para unha encravada dolorosa a desenvolver. É o motivo que adolescentes muitas vezes têm este problema. Devido aos problemas de crescimento súbitos e mudanças do corpo, adolescentes podem ter crescimento do pé rápido.
Enquanto tratando uma unha do pé encravada, usar sandálias ou sapato aberto nos dedos, sempre que puder. Se tiver um sapato assim, tudo bem. Apenas certificar que é capaz de colocar os dedos bem.
Experimentar Protetores de Unha Encravada
Se for à farmácia vai perceber que há muitos produtos para manter os dedos dos pés seguros enquanto eles curam. Os protetores de dedos, e muito mais. Há até opções com remédio que suavizam a unha, facilitando para remover. Podem fazer do processo de recuperação um pouco mais fácil.
Considerar Corretores
Os corretores de unha encravada do pé e procedimentos de correção, por outro lado, são um pouco mais controversos. Alguns afirmam que esta abordagem pode ajudar a unha a crescer acima da borda da pele. O procedimento é simples.
Gentilmente levantam a borda da unha. Colocam um pequeno pedaço de algodão entre a unha e a pele. Pode também usar fio dental sob a unha encravada do pé. Mudam o algodão ou fio dental a cada dia. É uma abordagem popular para lidar com unha encravada do pé. Na realidade, é algo que muitos profissionais farão durante uma consulta.
Mas American College of Foot and Ankle Surgeons diz que a prática não apenas não aliviará a dor, oferece local para bactéria danosa a crescer, resultando em infecção. Se estiver considerando essa correção, conversar com o médico antes. Se for uma boa opção, depende de vários fatores, incluindo o histórico de saúde. Quando se trata de lidar com unha encravada do pé, não há algo que sirva para todos.
O que Não Fazer?
É importante saber algumas das coisas que definitivamente não deve fazer:
- Enxaguar com peróxido de hidrogênio – Muitos cresceram com essa substância como método de cuidado de ferimento de escolha. Enquanto seja ainda uma boa opção para desinfetar a casa, não é mais indicado para uso na pele.
- Cortar a unha muito curta- Uma das causas mais comuns da unha encravada. Quando a unha está muito curta, encoraja a pele nas laterais da unha a dobrar por cima. Se decidir remover a unha encravada do pé, cortar reto. Circular as bordas da unha é uma receita para recorrência.
Fazer pedicure sem precauções adequadas – Muitas pessoas gostam de fazer pedicures. E não há nada errado, mas se a unha estiver encravada, precisa fazer corretamente. Pedicures podem causar unha encravada se o técnico de unha for muito agressivo em cortar a unha do pé.