Questões Comuns Sobre HPV e a Vacina HPV

HPV, papilomavírus humano, é um vírus comum que ao menos 8 em 10 das pessoas vão ter em algum ponto da vida. Há mais de 160 tipos de HPV, cada um com seu próprio número. 13 tipos de HPV são associados com câncer e são chamados de HPV de alto risco.

Na maioria dos casos, o sistema imune vai ser capaz de se livrar do vírus sem mesmo saber que teve, mas em alguns casos, pode causar células a mudar. Fazer exames cervicais regulares significa que HPV pode ser detectado e monitorado, e quaisquer células anormais podem ser identificadas e tratadas cedo.

Causas para HPV

O vírus que causa infecção de HPV é transmitido com contato de pele para pele. A maioria das pessoas pega uma infecção genital HPV através do contato sexual direto, incluindo sexo oral, vaginal, anal. Porque HPV é uma infecção de pele para pele, a relação sexual não é exigida para transmissão ocorrer.

Muitas pessoas têm HPV e nem sequer sabem, o que significa que pode ainda contrair mesmo se o parceiro não tiver quaisquer sintomas. É também possível ter múltiplos tipos de HPV. Em casos raros, uma mãe que tenha HPV pode transmitir o vírus para o bebê durante o parto. Quando isso acontece, a criança pode desenvolver uma condição chamada de papilomatose respiratória recorrente onde desenvolvem verrugas relacionadas com HPV dentro de sua garganta ou vias aéreas.

Sintomas de HPV

Muitas vezes, a infecção de HPV não acusa quaisquer sintomas perceptíveis ou problemas de saúde. Na realidade, 90% das infecções de HPV, 9 de 10, desaparecem sozinhas dentro de 2 dias, segundo CDC. Porém, porque o vírus está ainda no corpo da pessoa durante este tempo, esta pessoa pode transmitir sem saber HPV.

Quando o vírus não desaparece sozinho, pode causar sérios problemas de saúde. Estes incluem verrugas gênitas e verrugas na garganta, conhecido como papilomatose respiratória recorrente. HPV pode também causar câncer cervical e outros cânceres dos genitais, cabeça, pescoço e garganta.

Os tipos de HPV que causam verrugas são diferentes dos tipos que causam câncer. Assim, ter verrugas genitais causadas por HPV não significa que vai desenvolver câncer. Cânceres causados por HPV muitas vezes não mostram sintomas até que o câncer esteja em estágios posteriores de crescimento.

Os exames regulares podem ajudar a diagnosticar problemas de saúde relacionados com HPV antes. Isso pode melhorar o resultado e aumentar as chances de sobrevivência.

Como Contrai HPV?

HPV é normalmente passado através de contato sexual. Enquanto usar proteção possa reduzir o risco de infecção de HPV, não oferece completa proteção. Qualquer um que seja sexualmente ativo está em risco de ter HPV. Em 9 de 10 pessoas, o sistema imune vai se livrar do vírus dentro de 2 anos. Com HPV muitas vezes não tem sintomas, é importante ter exames regulares, que procuram por HPV.

HPV É Infecção Sexualmente Transmissível?

Enquanto HPV possa ser sexualmente transmissível, não é considerada uma infecção sexualmente transmissível. E geralmente não causa dano e não é verificada na consulta de saúde sexual. HPV pode ser passado durante sexo não protegido e protegido e é impossível totalmente prevenir. É também absolutamente nada que deva ter vergonha, lembrar que a maioria das pessoas vai ter HPV em algum ponto de suas vidas.

O que É Vacina HPV e Quando Pode Tomar?

A vacina HPV ajuda a proteger contra cânceres causados por HPV, incluindo câncer cervical. A vacina é geralmente dada como 2 ou 3 injeções ao longo de 6 meses. A vacina ajuda o sistema imune a proteger de ter HPV e consequentemente reduz o risco de ser diagnosticado com cânceres causados por HPV.

No passado, a vacina HPV foi apenas disponível às garotas, porém, desde setembro de 2019, a vacina é agora oferecida grátis em escolas para garotas e garotos que tem idade de 12 a 13 anos no Reino Unido e 11 a 12 na Escócia. Se por qualquer razão, não teve a vacina HPV enquanto na escola, pode ter a vacina grátis até a idade de 25 anos. Se estiver acima da idade de 25 anos, e não teve ainda a vacina, mas gostaria de ter, pode acessar a vacina de forma privada.

Ter a Vacina HPV Evitará Todos os Casos de Câncer Cervical?

A vacina HPV protege contra tipos de alto risco de HPV que podem causar câncer, e tipos de baixo risco de HPV que podem causar verrugas genitais. Um estudo recente na eficácia da vacina HPV revelou que ter a vacina entre as idades de 12 e 13 pode reduzir casos de câncer cervical por quase 90%. Assim, embora não possa oferecer completa proteção contra todos os cânceres cervicais, protege contra os tipos mais comuns de HPV que pode causar câncer cervical.

Se Teve Vacina HPV, Ainda Precisa Fazer Exame Cervical Regular?

Sim, porque enquanto a vacina HPV proteja contra a maioria dos tipos de cânceres cervicais, não protege contra todas as cepas, assim é importante ainda ir aos exames regulares cervicais uma vez que atinja a idade de 25.

O que Acontece Se Testar Positivo para HPV Após Exame Cervical?

A cada 3 a 5 anos, vai ser convidada a fazer exame cervical para testar por HPV. Se seguindo o exame, testar positivo para HPV, então vai ser indicada para ginecologista para mais testes. Tentar não se preocupar, já que é comum e na maioria dos casos nada para se preocupar.

Na visita com o ginecologista, vai fazer colposcopia, onde olhará para colo do útero por qualquer mudança anormal de célula. E não deve ser doloroso, mas pode por vezes ser um pouco desconfortável.

Se não houver mudança celular anormal, então não vai exigir qualquer exame a mais, mas será referido para mais exame regular cervical para assegurar que não há ainda mudanças. Se células anormais são encontradas, então o ginecologista pode sugerir que estas sejam removidas.

Isso pode ser feito ao mesmo tempo como colposcopia ou pode ser feito como procedimento separado. Remoção as células anormais vai prevenir um câncer de se desenvolver. Se em qualquer ponto perceber quaisquer mudanças que são não usuais para si e não estão desaparecendo, consultar o médico, não esperar até o próximo exame cervical.

Back To Top