São apresentados os vários tratamentos para câncer de mama disponíveis e o que esperar com cada opção de tratamento.
Tipo de Tratamento para Câncer de Mama
Há várias opções de tratamento para câncer de mama. A escolha de tratamento depende de vários fatores, incluindo:
- O tipo de câncer de mama.
- O local do tumor na mama.
- O estágio e grau do tumor.
- As características moleculares do tumor, status de receptor de hormônio.
- A idade, saúde e preferências de paciente.
- Se a paciente teve câncer de mama antes e quais tratamentos foram usados.
Um ou mais tratamentos podem ser recomendados, e tratamentos podem ser oferecidos em diferentes sequências e combinações. Tipos comuns de opções de tratamento de câncer de mama são descritas. Estas descrições não são para serem exaustivas ou substituir orientação médica profissional.
É importante consultar o médico ou equipe de cuidado de câncer se houver preocupação sobre os riscos e efeitos colaterais de qualquer tratamento recomendado.
Cirurgia
O tratamento cirúrgico é uma operação onde o médico remove o tumor. Esta é uma das opções mais comuns de tratamento para mulheres com câncer de mama. Os 2 tipos principais de cirurgia são cirurgia de conservação da mama e mastectomia.
- Lumpectomia – Também conhecida como lumpectomia ou excisão local ampla. A cirurgia remove o tumor e algum tecido saudável circundante, deixando tanto tecido de mama quanto possível.
- Mastectomia – É a remoção da mama inteira. Algumas mulheres podem escolher ter uma mastectomia dupla, onde ambas as mamas são removidas. Uma mulher pode optar a ter cirurgia de reconstrução da mama ao mesmo tempo que sua mastectomia, mas pode também ocorrer mais tarde como uma operação separada.
Quimioterapia
Quimioterapia é a administração de drogas anti-câncer para matar as células do câncer. Quimioterapia pode ser dada intravenosa, injetada na veia, ou oralmente. As drogas usadas vão depender do tipo e estágio do câncer de mama. Há muitas vezes efeitos colaterais associados com quimioterapia, incluindo náusea, fadiga, perda de cabelo, úlceras na boca e constipação.
- Quimioterapia neoadjuvante – Em alguns casos, a quimioterapia pode ser recomendada antes da cirurgia, chamada quimioterapia neoadjuvante, como pode reduzir o tumor e oferecer ao paciente mais opções cirúrgicas.
- Quimioterapia adjuvante – Quando a quimioterapia ocorre seguindo a cirurgia é referido como quimioterapia adjuvante. Quimioterapia adjuvante pode ser usada para matar quaisquer células de câncer que permanecem ou para reduzir o risco de recorrência de câncer.
Radioterapia
Radioterapia, também chamada de terapia de radiação, é o uso de radiação direcionada, como raio-x, para destruir as células cancerosas ou impedi-las de crescer. Radioterapia pode ser dada externamente ou internamente.
- Terapia de radiação externa usa uma máquina fora do corpo para irradiar o câncer.
- Terapia de radiação interna usa uma fonte radioativa colocada dentro do corpo por um período curto de tempo. A fonte é colocada diretamente ou próximo do câncer
Radioterapia pode ter efeitos colaterais como fadiga, mudanças na pele na área de tratamento, como vermelhidão ou pele descamando, e inchaço da mama.
Terapia Hormonal
Terapia hormonal, também chamada de terapia endócrina ou terapia de bloqueio hormonal, é usada para tratar câncer de mama de receptor positivo hormonal, câncer com receptor de estrogênio e ou, progesterona, que provavelmente demanda hormônios a crescer.
A terapia hormonal pode ser dada oralmente, como remédio tamoxifen, ou por injeções. Efeitos colaterais podem incluir mudanças menstruais, ondas de calor, e suores noturnos. Tamoxifen pode também aumentar o risco de coágulos de sangue, embora os coágulos de sangue sejam raros.
Terapia Direcionada
A terapia direcionada é um tipo de tratamento de câncer que funciona diferentemente da quimioterapia. A quimioterapia ataca tudo rapidamente dividindo as células no corpo, mas a terapia direcionada funciona por “visar” aquelas diferenças que ajudam uma célula de câncer a sobreviver e crescer.
Os tratamentos direcionados podem ser tomados oralmente, injetados ou dados intravenoso, através de uma veia. E podem ser dados junto com quimioterapia. Efeitos colaterais de terapia direcionada podem incluir febre, dor de cabeça, e uma irritação na pele; trastuzumab de terapia direcionada pode também afetar função cardíaca.
Tratamento para Câncer de Mama Avançado e Metastático
O câncer de mama avançado, também referido como câncer de mama metastático, ocorre quando o câncer de mama se espalhou ou de metástase, para outras partes do corpo. O tratamento de câncer de mama metastático visa controlar o crescimento e espalhamento do câncer, para aliviar sintomas, reduzir dor, e melhorar ou manter a qualidade de vida.
As opções de tratamento podem incluir cirurgia, radiação, quimioterapia, terapia hormonal e, ou terapia direcionada, dependendo da localização e composição molecular do câncer. Tratamento pode reduzir ou retardar o crescimento dos tumores, aliviar sintomas e ajudar as mulheres a viver mais.
Novos Tratamentos para Câncer de Mama
Com ajuda da pesquisa científica, um número de novas opções de tratamento está atualmente sendo desenvolvido para melhorar a eficiência do tratamento e reduzir efeitos colaterais potenciais. Estes incluem novas abordagens para tratar câncer de mama avançado, aproveitar o sistema imune do paciente para combater o câncer, imunoterapia, e personalizar tratamento de câncer.
Imunoterapia no Câncer de Mama
Imunoterapia é um tipo de tratamento de câncer que usa o sistema imune do corpo para combater contra o câncer. Imunoterapia pode retardar o crescimento e espalhamento do câncer por ajudar o sistema imune a destruir as células existentes de câncer. Raramente, imunoterapias podem também causar outras reações severas, potencialmente que ameaçam a vida.
Na Austrália, imunoterapias foram aprovadas para alguns cânceres, como melanoma e câncer de pulmão, mas não ainda para câncer de mama. Porém, imunoterapias estão atualmente sendo testadas em ensaios clínicos, estudos de pesquisa onde as pessoas se voluntariam para testar novos tratamentos, para câncer de mama na Austrália.
Isso inclui 2 ensaios clínicos inovadores. Estes ensaios vão com esperança levar à aprovação regulatória e em última análise, impactar o futuro do tratamento de câncer de mama.
Em Direção à Medicina Personalizada
A medicina personalizada, também referida como medicina de precisão, se refere a uma abordagem de tratamento onde o tratamento de câncer é sob medida para um paciente individual, usando informação como composição molecular do tumor, tamanho e espalhamento, assim como genes do paciente.
O objetivo é para médicos fazerem escolhas ótimas de tratamento para maximizar eficácia e evitar efeitos colaterais, usando abordagem de tratamento customizada, ao invés de tratamento um para todos, levando a menos mortes e melhor qualidade de vida para os diagnosticados.
No entanto, o sucesso da medicina personalizada depende de ser capaz de identificar o tratamento correto para a pessoa correta no momento certo. Este é um grande desafio, já que câncer de mama pode variar geneticamente e biologicamente um do outro; até o mesmo câncer pode mudar ao longo do tempo no mesmo paciente.
Assim, há uma necessidade urgente para identificar características biológicas, ou biomarcadores, que podem distinguir diferentes grupos de paciente um do outro, e prever sua resposta para tratamento.