Manjericão é uma erva na família a hortelã. E adiciona sabor às refeições, e seus nutrientes podem oferecer benefícios para saúde, como reduzir estresse oxidativo e apoiar a saúde cardiovascular. O manjericão doce, Ocimum basilicum, desempenha um papel em muitas cozinhas mediterrâneas, e particularmente a italiana.
E forma a base do pesto e adiciona sabor distinto para saladas, macarrão, pizza e outros pratos. Na dieta, o manjericão doce pode oferecer vitaminas, minerais e gama de antioxidantes. Seu óleo essencial pode também ter benefícios medicinais. O manjericão doce é disponível em muitas lojas, enquanto outras variedades têm diferentes sabores e fragrâncias.
Outro tipo de manjericão é tulsi. Esta planta desempenha um papel terapêutico em medicinas tamil e ayurverdica, que são predominantemente praticadas no sudeste da Ásia. Isso é diferente do manjericão doce.
Benefícios do Manjericão
Consumir manjericão pode ajudar a reduzir estresse oxidativo. O manjericão pode oferecer benefícios para saúde na dieta, como remédio de erva, e como óleo essencial. Os usos tradicionais incluem tratamento de picada de cobra, resfriados, e inflamação nas passagens nasais, um efeito comum de resfriados, por exemplo.
Manjericão oferece alguns macronutrientes, como cálcio e vitamina K, assim como gama de antioxidantes. O manjericão doce, por exemplo, tem uma concentração alta de agente químico eugenol. Isso oferece um aroma parecido com alho. Os manjericões de lima e limão têm concentrações altas de limonese, que dá a eles um aroma cítrico. Eugenol e limonese têm propriedades antioxidantes.
São mais benefícios:
- Reduzir estresse oxidativo.
- Apoiar a saúde do fígado.
- Combater câncer.
- Proteger contra envelhecimento da pele.
- Reduzir pressão arterial alta.
- Apoiar saúde cardiovascular.
- Melhorar saúde mental.
- Reduzir inflamação e inchaço.
- Combater infecção.
Reduzir Estresse Oxidativo
Antioxidantes são essenciais para eliminar radicais livres do corpo. Radicais livres são moléculas instáveis que desenvolvem como resultado de metabolismo e outros processos naturais. E podem também formar como resultado de fumar e algumas escolhas na dieta.
Antioxidantes são compostos que ajudam a remover estas moléculas do corpo. Se acumulam ao invés, o estresse oxidativo pode acontecer, resultando em dano para célula, e possivelmente, doença. Cientistas associaram câncer, doença cardíaca, artrite reumatoide, diabetes, e outros problemas de saúde para estresse oxidativo.
O corpo produz alguns antioxidantes, mas também precisa absorver um pouco da dieta. Entre muitos antioxidantes no manjericão estão antocianinas e beta caroteno.
Apoiar a Saúde do Fígado
Um estudo de 2015 em rato concluiu que antioxidantes em preparação em pó que incluía tulsi, ou manjericão sagrado, teve um impacto positivo na saúde do fígado. Os cientistas aplicaram o pó após usar uma toxina para induzir ferimento do fígado. Tulsi, uma planta que é muito diferente do manjericão no supermercado ocidental médio, desempenha um papel na medicina tradicional indiana.
Combater Câncer
Uma análise publicada em 2013 olhou se tulsi, ou manjericão sagrado, poderia prevenir câncer. Os autores concluíram que fitoquímicos no manjericão podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer de pele, fígado e pulmão.
E pareceram fazer isso por aumentar a atividade antioxidante, mudando a expressão de gene, desencadeando morte celular, e retardando a divisão celular. No entanto, os estudos nesta análise foram pré-clínicos ou realizados em animais. Confirmando os efeitos vai exigir mais pesquisa.
Proteger Contra Envelhecimento da Pele
Segundo a pesquisa publicada em 2011, o manjericão doce tem propriedades que podem ajudar a proteger a pele de alguns efeitos do envelhecimento. No estudo, cientistas aplicaram um extrato de manjericão para modelos laboratoriais da pele. Os resultados sugeriram que incluir extratos de manjericão em cremes tópicos de pele pode melhorar a hidratação da pele e reduzir aspereza e rugas.
Enquanto extratos de manjericão em certas doses podem ter este efeito, consumir manjericão não vai necessariamente beneficiar a pele. No entanto, os antioxidantes em manjericão e outros alimentos com base vegetal podem ter um efeito protetor se alguém os consome como parte de uma dieta variada.
Reduzir o Açúcar Alto no Sangue
Alguns profissionais da medicina tradicional comumente recomendam manjericão para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Um estudo de 2019 em ratos descobriu que um extrato de folhas de manjericão doce ajudou a diminuir níveis altos de açúcar no sangue. Os resultados também sugeriram que folhas de manjericão podem ajudar a tratar efeitos de longo prazo de açúcar alto no sangue. Se mais investigações confirmarem estas descobertas, os extratos de manjericão poderiam provar úteis para pessoas com diabetes.
Nutrição
As informações aqui mostram alguns dos nutrientes em 1 colher de sopa de manjericão fresco pesando em torno de 2.6 g, segundo United States Department of Agriculture. E também mostra quanto de cada nutriente um adulto precisa, segundo 2015-2020 Dietary Guidelines for Americans. Manter em mente, porém, que as necessidades variam segundo o sexo e idade.
Aqui, alguns nutrientes são dados em microgramas, mcg:
- Cálcio – Quantidade em uma colher de sopa de manjericão (2.6 g) é de 4.6 mg, e a exigência diária para adulto é de 1000-1300.
- Vitamina A – 6.9 mcg, e 700-900.
- Beta caroteno – 81.7 mcg.
- Beta criptoxantina – 1.2 mcg.
- Luteína e zeaxantina – 147 mcg.
- Vitamina K – 10.8 mcg, e 75-120.
Além destes nutrientes, o manjericão contém várias vitaminas B, traços de ferro e outros minerais, e uma gama de antioxidantes adicionais.