Ao pensar sobre benefícios para saúde das laranjas, a primeira coisa que provavelmente surge à mente é a vitamina C. As frutas cítricas têm muita vitamina C que apoia o sistema imune. Ainda, laranjas oferecem vários outros possíveis benefícios para saúde como compostos para combater câncer e hidratação.
A nutrição das laranjas varia de minerais como potássio e fósforo para substâncias que ajudam a retardar ou prevenir doenças crônicas. Pode aproveitar das laranjas em maneiras deliciosas, com o suco por exemplo.
Benefícios ao Comer Laranjas
Ao consumir laranjas, elas oferecem tantos benefícios. Laranja pode encher, ajudar a atender as exigências de fluido diárias, ou acrescentar para vitaminas e minerais que precisa para permanecer saudável. São os benefícios:
- Laranja ajuda com hidratação.
- Melhora a digestão.
- Reduz a gordura da barriga.
- Apoia o sistema imune.
- Ajuda com absorção de ferro.
- Protege contra doenças crônicas.
- Reduz risco de câncer.
- Pode melhorar a função cognitiva.
Laranja Ajuda com Hidratação
Uma laranja de umbigo oferece em torno de 121 gramas, ou 4 onças, de água. O fluido precisa variar com base na idade, nível de atividade, e status de saúde. Geralmente, as mulheres precisam de 92 onças de fluido por dia, enquanto os homens precisam de 124 onças.
Geralmente, as pessoas obtêm em torno de 20% de seus fluidos do alimento. Alimentos ricos em água como laranja ajudam a atender a exigência diária. Consumir suficiente fluido tem vários benefícios para saúde, como:
- Previne desidratação.
- Mantém a temperatura corporal.
- Permite digerir o alimento consumido.
- Libera os resíduos.
Laranja Melhora a Digestão
Uma laranja média de umbigo oferece em torno de 3 gramas de fibra. Food and Drug Administration aconselha obter 28 g de fibra diariamente. Embora a maioria das pessoas nos Estados Unidos não consuma suficiente fibra, tem vários benefícios para saúde. Fibra apoia muitas funções como:
- Ajudar com a digestão.
- Ajuda a regular o açúcar no sangue e níveis de insulina.
- Sacia o apetite por longos períodos.
- Mantém os movimentos intestinais regulares.
Aumentar a ingestão de fibra devagar. Muita fibra pode rapidamente causar desconforto gastrointestinal, como inchaço.
Laranjas Diminuem a Gordura da Barriga
O teor de fibra da laranja ajuda a diminuir colesterol e gordura da barriga, ou gordura visceral. Um estudo publicado em 2022 analisou os hábitos alimentares de quase 1500 pessoas com síndrome metabólica com sobrepeso ou obesidade. A síndrome metabólica é um grupo de condições de saúde que aumentam o risco de doença cardíaca e diabetes.
Os pesquisadores descobriram que após 12 meses, as pessoas que aumentaram sua ingestão de fibra diminuíram seu peso corporal e gordura visceral. Carregar gordura visceral em excesso aumenta a inflamação e risco de doenças crônicas como diabetes tipo 2, pressão arterial alta, e alguns cânceres.
Laranja tem flavonoides, um composto com propriedades antioxidantes. Um estudo publicado em 2017 descobriu que ingestões altas de flavonoides ajudam a reduzir massa de gordura.
Apoia o Sistema Imune
Uma laranja de umbigo média tem quase 100% da ingestão diária recomendada de vitamina C para homens e mesmo mais para mulheres. A vitamina C apoia o sistema imune. O corpo também usa a vitamina C para fazer colágeno e usa gordura como combustível durante exercício e no repouso.
Um estudo publicado em 2021 descobriu que suco cítrico, principalmente suco de laranja, apoia o sistema imune. Os pesquisadores notaram que suco cítrico reduz inflamação, que causa muitas doenças crônicas.
Laranja Ajuda com Absorção de Ferro
O teor de vitamina C na laranja ajuda o corpo a absorver ferro. O ferro permite que o corpo use oxigênio melhor, e a falta de ferro pode causar fadiga. Obter suficiente ferro é especialmente importante para pessoas em pré-menopausa que perdem ferro através de seus períodos.
Ferro é essencial para pessoas que seguem uma dieta com base vegetal. O corpo absorve ferro dos alimentos com base vegetal menos prontamente do que das fontes animais.
Protege Contra Doenças Crônicas
Laranja tem flavonoides, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais e antimicrobiais. A pesquisa descobriu que antioxidantes ajudam a proteger células contra dano. O estresse oxidativo pode levar à inflamação associada com diabetes, doença cardíaca, e certos cânceres.
Um estudo publicado em 2018 de mais de 82.000 mulheres, descobriu que ingestão alta de flavonóide reduziu o risco de depressão, especialmente entre as mulheres mais velhas.
Nutrição das Laranjas
Uma laranja de umbigo tem o perfil nutricional:
- Calorias – 72.8.
- Gordura – 0.21 g.
- Sódio – 12.6 mg.
- Carboidratos – 16.5 g.
- Fibra – 2.8 g.
- Proteína – 1.27 g.
Além da vitamina C e fibra, laranja tem potássio e folato, 2 nutrientes vitais. Potássio apoia a saúde cardíaca, muscular e óssea. Folato é uma vitamina B que ajuda a fazer glóbulos vermelhos e DNA. Laranjas suprem as quantidades pequenas de cálcio e magnésio.
Cálcio constrói ossos fortes e dentes, ajuda os músculos e vasos sanguíneos a contrair, e ajuda em secretar hormônios e proteínas. Magnésio tem muitas funções, como ajudar a fortalecer o sistema imune, regulando o batimento cardíaco, e construindo ossos fortes.
Mesmo as sementes de laranja oferecem valor nutricional. Um estudo publicado em 2021 olhou para componentes de valência e sementes de laranja de sangue. Os pesquisadores notaram que sementes de laranja geralmente contêm ácidos graxos essenciais e insaturados. Os pesquisadores descobriram que valência e sementes de laranja de sangue contêm cálcio, fósforo, potássio, macronutrientes como proteína e carboidratos.