A árvore da amora vem da família de plantas Moraceae e é próxima relacionada com figos, fruta-pão e figueira-da-índia. Esta árvore de floração cresce rapidamente de início, mas normalmente apenas alcançará entre 30 e 50 pés em altura. As árvores de amora tendem a crescer em climas temperados, são colhidas em torno de junho por agosto, e pode ser encontrada ao redor do mundo pela Europa, Índia, norte da África e mais.
As árvores produzem uma fruta longa, cilíndrica, que pode ser branca, vermelha, roxa ou preta dependendo do tipo de árvore. E são doces e um pouco azedas, embora o sabor possa variar. A amora branca, por exemplo, tem um sabor mais doce e é menos azeda do que a amora vermelha ou preta.
As frutas da planta de amora podem ser assadas em sobremesas, ou adicionadas aos iogurtes e smoothies para melhorar o sabor e perfil de nutriente. Amora é rica em muitos nutrientes importantes e foi mostrada a ter variedade de benefícios para saúde, de reduzir níveis de colesterol para manter açúcar no sangue estável.
Benefícios da Amora
São os benefícios:
- Amora pode ajudar a combater câncer.
- Promove emagrecimento.
- Amora reduz níveis de colesterol.
- Protege saúde do fígado.
- Amora estabiliza níveis de açúcar no sangue.
Amora Promove Emagrecimento
Amoras são um alimento denso nutritivo. Isso quer dizer que são pobres em calorias, mas contêm boa quantidade de vários nutrientes, incluindo fibra, vitamina C, vitamina K e ferro. Fibra, em particular, pode ajudar a promover saúde digestiva, tratar constipação, e até ajudar no emagrecimento.
Apenas uma xícara de amoras pode atender 10% da fibra diária necessária. Quando come fibra dietética, isso move através do trato gastrointestinal não digerido. E adiciona volume para fezes e melhora saciedade, mantendo a sensação de mais cheio por mais tempo para diminuir o apetite.
Alguma pesquisa até sugere que amoras poderiam ter um efeito anti-obesidade. Um estudo animal em Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que tratar hamsters com extrato de água de amora por 12 semanas reduziu o peso do corpo e gordura visceral. Para um lanche saudável, de baixa caloria, que vai satisfazer a vontade por doce e manter a ingestão de caloria baixa, tentar colocar no topo de uma xícara de iogurte grego rico em proteína com algumas amoras saborosas.
Amora Reduz Níveis de Colesterol
A fibra encontrada em amoras é principalmente fibra insolúvel, mas também contém em torno de 25 por cento de fibra solúvel na forma de pectina. A fibra solúvel é um tipo de fibra que pode absorver água e foi mostrada a ajudar a reduzir níveis de colesterol e diminuir risco de doença cardíaca.
As propriedades da amora em si podem também ter um efeito favorável sobre o peso. Um estudo em Journal of Food Science descobriu que os compostos em amora ajudaram a prevenir oxidação de colesterol LDL, um dos fatores de risco principais de doença cardíaca.
No estudo animal de Journal o Agricultural and Food Chemistry, dar aos hamsters extrato de água de amora ajudou a reduzir níveis de triglicerídeos e colesterol. Além das amoras, deve também comer muitos alimentos ricos em fibra e alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 para ajudar a diminuir níveis de colesterol naturalmente.
Amora Estabiliza Níveis de Açúcar no Sangue
O açúcar alto no sangue pode resultar em gama ampla de sintomas, incluindo sede maior, urina frequente e visão turva. Manter os níveis de açúcar no sangue sob controle é chave para manter melhor saúde, especialmente se tiver diabetes.
Amoras contêm fibra, que ajuda a retardar absorção de açúcar na corrente sanguínea para prevenir picos de açúcar no sangue. E também contêm compostos específicos e antioxidantes que foram mostrados a beneficiar os níveis de açúcar no sangue.
Um estudo em PLoS One descobriu que o extrato de amora foi capaz de reduzir de forma significativa os níveis de açúcar no sangue em ratos diabéticos. Em outro estudo, ratos diabéticos receberam extrato de amora por 5 semanas, e seu açúcar no sangue foi medido. Entre o primeiro e último dia do estudo, seu açúcar no sangue caiu de 252 mg/dL o caminho todo para 155 mg/dL. Manter em mente que amoras devem ser consumidas como parte de uma dieta saudável, controlada de carboidrato para auxiliar a manter açúcar no sangue normal.
Informações de Nutrição da Amora
Amoras são pobres em calorias, mas podem oferecer muita fibra, vitamina C, vitamina K e ferro. Uma xícara de amoras contém aproximadamente:
- 60.2 calorias.
- 13.7 g de carboidratos.
- 2 g de proteína.
- 0.5 g de gordura.
- 2.4 g de fibra dietética.
- 51 miligramas de vitamina C.
- 10.9 microgramas de vitamina K.
- 2.6 miligramas de ferro.
- 272 miligramas de potássio.
- 0.1 miligrama de riboflafina.
- 1.2 miligramas de vitamina E.
- 25.2 miligramas de magnésio.
- 53.2 miligramas de fósforo.
- 54.6 miligramas de cálcio.
Além dos nutrientes listados acima, amoras também contêm algum cobre, niacina, vitamina B6 e tiamina.