Alcachofra tem folhas exteriores espetadas e pode chamar atenção, é possível comprar este vegetal congelado ou enlatado e pronto para comer. As pétalas da planta e hastes são saborosas e nutritivas. E não são tão difíceis de preparar como as pessoas pensam. Alcachofra é um dos muitos tipos de vegetais verdes, mas são boas? Se usar o coração da alcachofra ou extrato, há alguns benefícios para consumir este alimento.
A nutrição da alcachofra inclui fibra, vitaminas, e antioxidantes, que podem ajudar a apoiar o sistema cardiovascular e imune. São apresentados os benefícios da alcachofra na sequência.
Quais São os Benefícios ao Comer Alcachofra?
Alcachofra é cheia de vitaminas, nutrientes e fitoquímicos para combater a doença. São apresentadas aqui as 10 razões para incluir a alcachofra na alimentação:
- Alcachofra oferece fonte pobre em caloria e gordura de nutrientes.
- Protege contra doenças.
- Reduz o colesterol.
- Ajuda na digestão.
- Alcachofra promove fígado mais saudável.
- Sacia.
- Oferece proteína.
- Alcachofra melhora a pressão arterial.
- Reduz o risco de câncer
- Ajuda a dormir melhor.
Alcachofra Oferece Fonte Pobre em Calorias e Gordura de Nutrientes
Uma alcachofra grande tem 76 calorias, 17 gramas de carboidratos e zero colesterol ou gordura. A alcachofra grande tem aproximadamente:
- Cobre – 0.37 miligramas.
- Folato – 110 microgramas.
- Magnésio – 97 miligramas.
- Vitamina K – 24 microgramas.
- Vitamina C – 19 miligramas.
- Manganês – 0.41 miligramas.
- Potássio – 600 miligramas.
- Fósforo – 146 miligramas.
- Ferro – 2.1 miligramas.
- Niacina – 1.7 miligramas.
- Vitamina B5 – 0.55 miligramas.
- Vitamina B6 – 0.19 miligramas.
- Tiamina – 0.12 miligramas.
Alcachofra Protege Contra Doenças
Os químicos vegetais naturais, fitoquímicos, nas alcachofras protegem contra bactéria, fungo e vírus. Fitoquímicos têm propriedades antioxidantes, assim obtém algumas das mesmas proteções quando come a planta. Antioxidantes reduzem os efeitos danosos dos radicais livres. Estas moléculas causam dano celular que pode aumentar o risco de câncer, doenças autoimunes e doença de Alzheimer.
A pesquisa de U.S. Department of Agriculture, USDA, descobriu que alcachofras têm o segundo maior conteúdo de antioxidante de todos os vegetais. Uma xícara de corações de alcachofra tem próximo a 8000 antioxidantes totais.
Reduz Colesterol
A cinarina, um fitoquímico nas alcachofras, pode reduzir colesterol. Colesterol, uma substância cerosa que coleta nas artérias, pode levar à doença arterial coronária e doença cardíaca. Um estudo de pessoas que consumiram extrato da folha de alcachofra por 6 semanas mostrou uma queda de 18% nos níveis de colesterol comparado com os que receberam placebo. Alcachofras podem ser uma grande adição para dieta de coração saudável, contanto que não coma sempre com queijo, manteiga e outros ingredientes ricos em gordura.
Alcachofra Ajuda na Digestão
Cinarina também ajuda o fígado a fazer bile. O corpo usa este fluido para quebrar alimentos, absorver vitaminas e remover toxinas. Em um estudo, participantes tomaram extrato da folha de alcachofra por 2 meses. Pesquisadores descobriram uma redução de 26% nos sintomas de síndrome do intestino irritável e uma redução de 40% nos sintomas de problema estomacal. Participantes também relataram melhoria de 20% na sua qualidade de vida. Refeições que incluem alcachofra podem ajudar a melhorar a saúde intestinal naturalmente.
Alcachofra Promove Fígado Mais Saudável
Alcachofra também têm silimarina. Este flavonóide, ou químico com base vegetal, protege contra dano do fígado. Tão antigamente, os médicos gregos e europeus usavam extrato de silimarina feito de sementes secas de alcachofra e plantas de cardo de leite para tratar icterícia e outros problemas de fígado. Estudos mostram que silimarina pode melhorar cirrose e sintomas da doença de fígado gordo e pode até reduzir mortes.
Alcachofra Sacia
Uma alcachofra grande tem 9 gramas de fibra, o que é mais do que 1 xícara de ameixas, fazendo dela um dos melhores alimentos ricos em fibra que pode comer. É também uma boa fonte de inulina. Esta fibra solúvel faz sentir cheio. Como resultado, está menos propenso de comer demais ou ter picos de açúcar no sangue que faz sentir desejo por doces.
Inulina é também prebiótico. A bactéria saudável no intestino usa prebióticos e probióticos, também encontrados em alcachofras, para manter o intestino regular e prevenir constipação.
Oferece Proteína
Para uma planta, alcachofra é surpreendente rica em proteína. Uma alcachofra tem em torno de 5 gramas de proteína. Além de fazer sentir cheio, a proteína ajuda o corpo a reparar tecidos e músculos. Estudos também mostram que comer mais proteína com base vegetal do que animal pode reduzir o risco de doença cardíaca. Alcachofras são uma boa fonte de proteína para os que seguem plano de refeição vegano ou vegetariano.
Melhora a Pressão Arterial
Uma alcachofra grande tem 600 miligramas de potássio que ajuda o coração e rins a funcionar bem. Potássio também reduz pressão arterial. Uma análise sistêmica de 2021 de 8 estudos descobriu que tomar suplementos de alcachofra por 12 semanas de forma significativa reduziu a pressão arterial alta.
Reduz Risco de Câncer
Polifenóis, um tipo de composto antioxidante, são tantos na alcachofra. Estes compostos ajudam o corpo a combater inflamação que pode causar câncer. E também param as células do câncer de multiplicar e crescer. Vários estudos sugerem que alcachofra e o extrato da folha dela possam prevenir ou ajudar a controlar câncer de:
- Mama.
- Cólon.
- Leucemia.
- De fígado.
- De próstata.
Alcachofra Ajuda a Dormir Melhor
Uma alcachofra grande tem próximo a 100 miligramas de magnésio, mais do que 20% da ingestão diária recomendada. Estudos sugerem que magnésio promove melhor sono, especialmente se vivenciar insônia. Este mineral essencial, eletrólito, também ajuda a manter o coração no ritmo, prevenindo palpitações cardíacas.