Viver um estilo de vida sedentário pode ser perigoso para a saúde. Quanto menos ficar sentado ou deitado durante o dia, melhor as chances para viver uma vida saudável. Se ficar de pé ou se movimentar durante o dia, tem menor risco de morte prematura do que se sentar-se à mesa. Se vive um estilo de vida sedentário, tem uma chance maior de estar com sobrepeso, desenvolver diabetes tipo 2 ou doença cardíaca, e vivenciar depressão e ansiedade.
Como um Estilo de Vida Sedentário Afeta o Corpo?
Os seres humanos são feitos para ficar de pé. O coração e sistema cardiovascular funcionam mais eficiente dessa forma. O intestino também funciona mais eficiente quando de pé. É comum para as pessoas que são acamadas em hospital para vivenciar problemas com sua função intestinal. Quando está fisicamente ativo, por outro lado, os níveis de energia gerais e resistência melhoram, e os ossos mantêm força.
Pernas e Glúteos
Sentar-se por longos períodos pode levar ao enfraquecimento e definhar dos músculos do glúteo e perna grande. Estes músculos grandes são importantes para caminhar e estabilizar. Se estes músculos são fracos, está mais propenso de se machucar de quedas, e de tensão quando se exercitar.
Peso
Movimentar os músculos ajuda o corpo a digerir as gorduras e açúcares que consome. Se passar muito tempo sentado, a digestão não é tão eficiente, assim retém aquelas gorduras e açúcares como gordura no corpo.
Mesmo se exercitar, mas passar quantidade grande de tempo sentado, ainda está arriscando problemas de saúde, como síndrome metabólica. A última pesquisa sugere que precisa de 60 a 75 minutos por dia de atividade de intensidade moderada para combater perigos de sentar-se excessivamente.
Quadril e Costas
Apenas como as pernas e glúteos, os quadris e costas não vão apoiar tão bem se sentar-se por períodos longos. Sentar-se causa músculos flexores de quadril para encurtar, o que pode levar aos problemas com as articulações do quadril.
Sentar-se por períodos longos pode também causar problemas com as costas, especialmente se sentar-se consistentemente com postura precária ou não usar uma cadeira ergonômica ou estação de trabalho. A postura precária pode também causar saúde precária da coluna, como compressão nos discos na coluna, levando à degeneração prematura, o que pode ser muito doloroso.
Ansiedade e Depressão
Não se entende as associações entre sentar-se e saúde mental tão bem como as associações entre sentar-se e saúde física, mas, sabe-se que o risco de ansiedade e depressão é maior em pessoas que sentam-se mais.
Isso pode ser devido às pessoas que passam muito tempo sentado estão perdendo os efeitos positivos da atividade física e fitness. Se assim, levantar-se e se movimentar pode ajudar.
Câncer
Os estudos emergentes sugerem que os perigos de sentar-se incluem aumentar as chances de desenvolver alguns tipos de câncer, incluindo pulmão, uterino, e cólon. A razão por trás disso não é ainda conhecida.
Doença Cardíaca
Sentar-se por longos períodos foi associado com doença cardíaca. Um estudo descobriu que homens que assistem mais de 23 horas de televisão por semana têm um risco maior de 64% de morrer de doença cardiovascular do que homens que apenas assistem 11 horas de televisão por semana.
Alguns especialistas dizem que as pessoas que são inativas e sentam-se por períodos longos têm um risco maior de 147 por cento de sofrer de ataque cardíaco ou acidente vascular encefálico.
Diabetes
Estudos mostraram que mesmo 5 dias deitando na cama pode levar a maior resistência para insulina no corpo, isso vai causar os açúcares no sangue a aumentar acima do que é saudável. A pesquisa sugere que pessoas que passam mais tempo sentado têm um risco maior de 112 por cento de diabetes.
Varizes
Sentar-se por períodos longos pode levar às varizes ou veias de aranha, uma versão menor das varizes. Isso é porque sentar-se causa o sangue a acumular nas pernas. As varizes não são geralmente perigosas. Em casos raros, podem levar aos coágulos sanguíneos, o que pode causar sérios problemas.
Trombose Venosa Profunda
Sentar-se por muito tempo pode causar trombose venosa profunda, DVT, por exemplo, em um vôo longo ou viagem de carro. Uma trombose venosa profunda é um coágulo sanguíneo que forma nas veias da perna.
DVT é um problema sério, porque se parte de um coágulo sanguíneo na veia da perna quebra e passa, pode cortar o fluxo sanguíneo para outras partes do corpo, incluindo pulmões, que pode causar uma embolia pulmonar. Isso é uma emergência médica que pode levar às complicações principais ou até morte.
Rigidez no Pescoço e Ombros
Se passar o tempo curvado no teclado do computador, isso pode levar à dor e rigidez no pescoço e ombros.
Como Salvar a Saúde dos Perigos de Sentar-se?
Se não estiver fazendo atividade suficiente no dia, não é muito tarde para transformar isso e ganhar grandes benefícios para saúde no processo:
- Fazer mais atividade no dia.
- Ser ativo.
- Ser ativo no trabalho.
- Ser ativo em ambiente interno.