O que É Calcificação da Artéria Coronária?

O cálcio é um mineral que o corpo precisa para funções vitais e boa saúde. O cálcio ajuda a manter os ossos e dentes fortes, mas é também envolvido na função cardíaca. Por vezes, os depósitos de cálcio podem ter também um efeito negativo sobre a saúde.

As calcificações da artéria coronária ocorrem quando o cálcio acumula nas artérias que suprem sangue ao coração. Este acúmulo pode levar à doença de artéria coronária e aumenta o risco de ataque cardíaco.

Alguns termos importantes, eles são similares, mas têm diferentes significados, assim é importante saber o que cada um significa:

  • Aterosclerose é quando depósitos de gordura chamados placa acumulam nas artérias. Aterosclerose pode causar a artéria a estreitar. As placas podem quebrar e causar coágulo sanguíneo.
  • Calcificação da artéria coronária é o acúmulo de cálcio nas artérias que suprem sangue ao coração. Calcificação muitas vezes ocorre ao mesmo tempo que aterosclerose.
  • Doença da artéria coronária, também conhecida como CAD, ocorre quando o coração não obtém suficiente oxigênio e sangue. Isso é geralmente devido à aterosclerose.

Causas para Calcificação da Artéria Coronária

O cálcio é naturalmente presente no corpo, principalmente nos ossos e dentes. Porém, em torno de 1 por cento do cálcio do corpo está circulando no sangue. Pesquisadores acreditam que calcificações da artéria coronária podem ocorrer devido à liberação do cálcio quando as células do músculo liso morrem nas artérias do coração.

Além disso, macrófagos, as células do sistema imune, nas artérias, podem liberar compostos inflamatórios que permitem o cálcio a depositar mais facilmente. Ao longo do tempo, os depósitos do cálcio combinam para formar manchas que podem mais tarde desenvolver em folhas ou fragmentos.

A calcificação da artéria coronária é uma preocupação porque é um precursor para aterosclerose. Isso é acúmulo de placa nas artérias que causa o sangue a fluir menos eficaz. A placa pode também quebrar e causar um ataque cardíaco ou acidente vascular encefálico.

Algumas condições médicas podem causar mudanças genéticas que resultam em calcificações da artéria coronária. Estas condições podem muitas vezes causar uma pessoa a desenvolver calcificações da artéria coronária em idade muito mais precoce. Exemplos incluem:

  • Doença de Gaucher tipo 3C.
  • Síndrome de progéria de Hutchinson-Gilford.
  • Calcificação idiopática dos gânglios da base.
  • Pseudoxantoma elástico.
  • Síndrome de Singleton-Merten.

Sintomas da Calcificação da Artéria Coronária

A presença das calcificações da artéria coronária não geralmente causa sintomas. Mas estas calcificações tendem a ocorrer junto com outras condições cardíacas que têm sintomas. Sintomas de aterosclerose e CAD incluem:

  • Dor no peito.
  • Rigidez no peito.
  • Falta de ar.

Se vivenciar estes sintomas, as calcificações podem ter avançado ao ponto de aterosclerose ou CAD. Se este for o caso, conversar com o médico tão logo quanto possível. Se as calcificações avançam para CAD, poderia levar ao ataque cardíaco. Os sintomas de ataque cardíaco também incluem fraqueza, náusea, falta de ar e dor nos braços ou ombro.

Como a Calcificação da Artéria Coronária É Tratada?

Tratamentos para calcificação da artéria coronária dependem de quão severas as calcificações estão. Se as calcificações não mostram sinais de doença severa, o médico vai geralmente recomendar a mudança de fator de risco. Isso significa mudar aspectos do estilo de vida para reduzir a chance de mais cálcio se acumular.

Porém, os médicos podem recomendar tratamentos mais imediatos para calcificação da artéria coronária severa. Isso pode envolver usar dispositivos especiais para remover calcificações e placas das artérias.

Um tratamento assim é litotripsia intravascular. Esta nova abordagem envolve inserção de cateter nas artérias coronárias e usar um dispositivo especial que quebra o cálcio nas artérias. Após eliminar o cálcio, o médico vai inserir um stent na artéria coronária para manter a artéria aberta e o sangue possa fluir mais facilmente.

Como Reduzir Risco para Calcificação e Doença da Artéria Coronária?

Manter um estilo de vida saudável e controlar as condições de saúde crônicas pode ajudar a diminuir o risco de calcificações da artéria coronária. Exemplos de técnicas de redução de risco incluem:

  • Tomar remédios para diminuir a pressão arterial alta.
  • Tomar remédios para diminuir colesterol alto.
  • Reduzir ingestão dietética de colesterol por evitar alimentos ricos em gordura, como alimentos fritos.
  • Controlar diabetes, se tiver.

Os hábitos saudáveis para o coração, incluindo dieta de baixa gordura e exercício, podem ajudar a diminuir o risco de calcificações e outras condições de saúde crônicas.

Qual É a Perspectiva para Doença da Artéria Coronária com Calcificação?

A presença das calcificações da artéria coronária aumenta o risco de problemas cardíacos. Seus efeitos incluem:

  • Fluxo reduzido de sangue para o coração.
  • Elasticidade menor nas artérias.
  • Pressões maiores nos vasos sanguíneos do coração.

CAD severo com calcificações aumenta o risco de eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco. Com tratamento precoce e mudanças no estilo de vida, pode ajudar a diminuir o risco para complicações mais sérias.

A calcificação da artéria coronária pode ser um sinal que tem aterosclerose e doença cardíaca. Uma tomografia computadorizada pode ajudar o médico a determinar a extensão das calcificações e recomendar intervenções.

Se o médico diagnostica calcificações da artéria coronária, pode ter passos para prevenir mais acúmulo. É importante seguir quaisquer medidas recomendadas de estilo de vida e controlar qualquer condição subjacente.

Back To Top