O que Acontece com o Corpo Quando Emagrece Rápido?

O emagrecimento rápido é muitas vezes procurado pelas pessoas, mas é sustentável ou seguro? Comerciais surgem para falar de programas de dieta de queima de gordura, sem contar os chás e pílulas, prometendo emagrecimento rápido. Não é de se espantar que muitas pessoas sentem pressão para emagrecer rápido. Segundo um artigo de 2017 de Michigan Medicine, o centro médico acadêmico de University of Michigan, em torno de 90% das pessoas que emagrecem rápido terminam ganhando novamente o peso após seu trabalho duro.

Todos têm suas razões para perder peso, porém, os esforços de emagrecimento rápido podem sair pela culatra. Não há nada errado com desejar reduzir o peso, mas é crucial para a saúde fazer isso com segurança. Então, o que acontece ao corpo quando emagrece muito rápido? Pode estar havendo mais do que reduzir números na balança.

É Provável que Perca Músculo

Segundo Centers for Disease Control and Prevention, as 2 estratégias principais que adultos escolhem quando desejando emagrecer são comer menos e se exercitar mais. Estas estratégias populares criam um déficit calórico, o estímulo de emagrecimento.

Em um déficit calórico, o corpo muda de marcha e entra em modo de quebra, buscando por diferentes tecidos para quebra. E pode quebrar tecido de gordura, mas pode também quebrar tecido muscular, que pode ser mais do que esperava, de acordo com uma publicação de 2018 em Medicine and Science in Sports and Exercise.

Melissa Mitri, uma nutricionista, diz que “Quando emagrece muito rápido, muito desta perda de peso é peso de músculo e água, não gordura”. A perda muscular impacta muito mais do que a habilidade de levantar coisas pesadas e para ter equilíbrio adequado. Pode ser problemático para muitas partes do corpo que usam músculo para funcionar, como o coração bombear sangue aos órgãos, ou a expansão dos pulmões para respiração.

A perda de músculo também causa fraqueza, deixando mais propenso para ferimentos. Um estudo mostrou que perder peso rapidamente pode resultar em até 6 vezes mais perda muscular do que um plano de emagrecimento mais gradual. O estudo referido foi publicado em 2016, em Obesity. Preservar o músculo, força e saúde por tratar a perda de peso como uma jornada e não uma corrida.

Pode Ganhar o Peso Novamente

Segundo um artigo de 2020 publicado em British Journal of Nutrition, as perdas de músculo continuam a impactar o corpo por causar a queda da taxa metabólica de repouso. Essa taxa mede como rapidamente o corpo pode queimar calorias enquanto em repouso.

É o motivo de fisiculturistas precisarem de muitas calorias, proteína e nutrição para manter o corpo, porque quanto mais músculos ganham, mais aceleram seu metabolismo para queimar mais calorias.

O ganho novamente de peso pode ser uma realidade quando o corpo tenta adaptar às restrições calóricas súbitas. A resposta natural do corpo para emagrecimento rápido é combater com um mecanismo poderoso chamado de modo de sobrevivência, governado pela parte primitiva do cérebro. Isso reduzirá o metabolismo, e o corpo vai acumular cada caloria consumida, causando ganho de peso quando sair da dieta da moda.

Os profissionais de saúde muitas vezes aconselham uma redução de 5 a 10% no peso do corpo para promover saúde. Uma queda modesta de 5% no peso foi mostrada a melhorar o metabolismo, segundo estudo de 2016 publicado em Cell Metabolism. Optar por ajustes de perda de peso que são saudáveis e sustentáveis para manter um metabolismo saudável.

Corpo Pode Perder Nutrientes Essenciais

Estas táticas de perda de peso drásticas podem trabalhar para a vantagem na balança, porém, podem impedir que o corpo obtenha os nutrientes que precisa para saúde. Com a dieta típica ocidental, atender as orientações dietéticas recomendadas é desafiador, mesmo sem buscar emagrecer.

Um estudo de 2018 publicado em Nutrients, que analisou os perfis nutricionais de 3 dietas comerciais descobriu déficits em vitamina D, B12, e cálcio, comparado com recomendações. As deficiências nutricionais podem levar à perda de cabelo, anemia, fadiga e ossos fracos. Comer uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, especialmente muitos alimentos com base vegetal, oferece ao corpo a nutrição balanceada de muitos nutrientes.

Poderia Aumentar as Chances de Cálculos Biliares

Perder peso muito rápido pode aumentar o risco de cálculos biliares. Quando o peso cai rapidamente, há um aumento no colesterol liberado na bile do fígado, que pode desenvolver em cálculos biliares. Cálculos biliares são depósitos como pedras formadas na vesícula biliar.

As dietas de tão baixa caloria também podem promover o desenvolvimento de cálculos biliares por causa do ciclo vicioso de perder e reganhar o peso. Maior a quantidade de peso perdido e reganhado, mais provável está de ter cálculos biliares. Alguns sintomas deles são dor, vômito, indigestão e febre. Para reduzir as chances disso, focar em emagrecimento saudável. De 1 a 2 libras por semana é ideal.

Pode Esgotar a Energia

Com esperanças de atender os objetivos de perda de peso no curto período, muitas pessoas podem seriamente restringir calorias para testemunhar quedas acentuadas na balança. O corpo é provável de não obter energia suficiente e como resultado, sentir fadiga e letargia. Se for ativo, os treinos podem sofrer devido à falta de combustível.

Uma revisão de 2020 de 14 estudos, publicado em Nutrients, avaliou os efeitos do emagrecimento rápido em atletas. Os autores descobriram que fadiga de forma significativa aumentou devido aos rápidos declínios no peso.

A revisão também sugeriu uma associação possível entre emagrecimento rápido e desidratação, que pode causar fadiga mental. Pode funcionar no melhor quando toma passos que preservam e alimentam a energia através de consumo saudável para emagrecimento gradual.

Pode Prejudicar a Saúde Mental

Obsessão com a balança, o medo da gordura corporal e pressão para certo tamanho podem prejudicar a saúde mental e potencialmente criar uma relação não saudável com alimento e ressentimento do corpo. Quando o peso volta a subir, pode vivenciar sentimentos de falha, vergonha, culpa e baixa autoestima.

O emagrecimento rápido pode afetar a vida social também. Quando tentando perder peso muito rápido, pode se encontrar isolando das interações sociais assim como sentindo ansiedade com certos alimentos.

A realidade é que não se pode necessariamente dizer exatamente qual peso deseja estar, similar a como não pode escolher o tamanho do sapato ou altura. O conselho é não focar no peso, mas em como se sente. Sempre consultar o profissional de saúde antes de começar uma nova jornada de emagrecimento.

Back To Top