O que a Gestação Significa?

Todos os mamíferos, incluindo humanos, passam pelo período de gestação que dura da concepção ao nascimento. Durante este tempo, o corpo segue por muitas mudanças e pode ser mais suscetível a desenvolver diabetes ou hipertensão. Quando está grávida, pode ouvir a palavra “gestação” com frequência. Aqui é explorado especificamente como a gestação se relaciona com gravidez humana. E também são discutidos alguns termos similares que pode encontrar na gravidez, como idade gestacional e diabetes gestacional.

O que É Gestação?

Gestação é definida como o momento entre a concepção e nascimento. Embora esteja focando em gestação humana, este termo se aplica mais amplamente a todos os mamíferos. Um feto cresce e desenvolve no útero durante a gestação.

Período da Gestação

O período de gestação é quanto tempo uma mulher está grávida. A maioria dos bebês é nascida entre 38 e 42 semanas de gestação. Bebês nascidos antes de 37 semanas são considerados prematuros. Bebês nascidos após 42 semanas são chamados de pós-maturos.

Idade Gestacional

A data real de concepção geralmente não é conhecida para humanos, assim a idade gestacional é a maneira comum de medir o tempo da gravidez. Onde o bebê está no seu desenvolvimento, como se os dedos dele se formaram, é associado com idade gestacional.

A idade gestacional é medida em semanas do primeiro dia do último período menstrual. Isso significa que o último período conta como parte da gravidez. Mesmo embora não realmente estivesse grávida, o período é um sinal que o corpo está preparando para gravidez.

O crescimento fetal não realmente começa até a concepção, que é quando o esperma fertiliza o óvulo. O médico pode também determinar a idade gestacional usando um ultrassom ou após o parto. Durante o ultrassom, o médico vai medir a cabeça do bebê e o abdômen da mãe para determinar a idade gestacional.

Após o nascimento, a idade gestacional é determinada usando a escala de ballard, que acessa a maturidade física do bebê. A idade gestacional é dividida em 2 períodos, a embrionária e a fetal. O período embrionário é a semana 5 da gravidez, que é quando o embrião implanta no útero, para semana 10. O período fetal é a semana 10 para o parto.

Idade Gestacional vs Idade Fetal

Enquanto a idade gestacional é medida do primeiro dia do último período menstrual, a idade fetal é calculada da data de concepção. Isso é durante a ovulação, que significa que a idade fetal é em torno de 2 semanas atrás da idade gestacional.

Esta é a idade real do feto. Na realidade, é uma maneira menos precisa para medir a gravidez, porque na maioria dos casos, é impossível saber quando a concepção realmente acontece em humanos.

Diabetes Gestacional

A diabetes gestacional é um tipo de diabetes que a mulher pode desenvolver durante a gravidez. E geralmente se desenvolve após a semana 20 da gravidez e desaparece após o parto.

A diabetes gestacional acontece porque a placenta produz hormônios que impedem a insulina de trabalhar corretamente. Isso aumenta o açúcar no sangue e causa diabetes. Médicos não têm certeza do motivo de algumas mulheres desenvolverem diabetes gestacional e algumas não. Porém, há certos fatores de risco, incluindo:

  • Ter mais de 25 anos.
  • Ter diabetes tipo 2 ou ter um membro da família com diabetes tipo 2.
  • Ter diabetes gestacional em gravidez anterior.
  • Teve antes um bebê com mais de 9 libras.
  • Estar com sobrepeso.
  • Ter herança negra, hispânica, nativa americana ou asiática.

Muitas mulheres com diabetes gestacional não têm quaisquer sintomas. O médico vai acessar o risco quando ficar grávida, e então continuar a testar o açúcar no sangue pela gravidez toda. A diabetes gestacional pode muitas vezes ser controlada com estilo de vida saudável, incluindo exercício regular, e uma dieta nutritiva que inclua muitos vegetais folhosos, grãos integrais e proteínas magras. Um estilo de vida saudável pode ajudar a diminuir o risco para diabetes gestacional.

Algumas mulheres podem também precisar de medicamento para ajudar a controlar diabetes gestacional. Manter o açúcar no sangue em controle é muito importante. Se não controlada, a diabetes gestacional pode causar problemas para a mãe e o bebê, incluindo:

  • Nascimento prematuro.
  • Problemas respiratórios para o bebê.
  • Ser mais provável de precisar da cesariana.
  • Ter açúcar no sangue muito baixo após o parto.

A diabetes gestacional também aumenta o risco para diabetes tipo 2. Se tiver diabetes gestacional, deve ter o açúcar no sangue verificado regularmente após o parto.

Hipertensão Gestacional

A hipertensão gestacional é um tipo de pressão arterial alta que pode desenvolver durante a gravidez. É também chamada de hipertensão induzida por gravidez, PIH. PIH desenvolve após a semana 20 e desaparece após o parto. É diferente de pré-eclâmpsia, que também envolve a pressão arterial alta, mas é uma condição mais grave.

Hipertensão afeta aproximadamente 6 a 8 por cento daquelas que estão grávidas. Mulheres em risco maior de PIH incluem aquelas que:

  • Estão grávidas pela primeira vez.
  • Têm membros próximos familiares que tiveram PIH.
  • Estão grávidas de múltiplos.
  • Tiveram antes pressão arterial alta.
  • Têm menos de 20 ou mais de 40 anos.

Muitas mulheres com PIH não têm sintomas. O médico deve verificar a pressão arterial em cada visita, assim sabe se começa a aumentar. O tratamento depende de quão perto da data prevista para o parto está e quão severa a hipertensão é.

Se estiver próxima da data prevista para o parto e o bebê estiver suficiente desenvolvido, o médico pode fazer com que tenha o parto. Se o bebê não estiver ainda pronto para nascer e PIH for leve, o médico vai monitorar a mãe até que o bebê esteja pronto para nascer.

Pode ajudar a reduzir a pressão arterial por descansar, comer menos sal, beber mais água, e deitar no lado esquerdo, que leva o peso dos principais vasos sanguíneos. Além disso, se o bebê não estiver suficiente desenvolvido para nascer, mas PIH é mais severo, o médico pode recomendar remédio de pressão arterial.

PIH pode levar ao peso de nascimento baixo, mas a maioria das mulheres com a condição tem o parto de bebês saudáveis, se for considerado e tratado cedo. PIH não tratado, severo, pode levar para pré-eclâmpsia, que pode ser muito perigoso para a mãe e bebê. Não há maneira certa para prevenir PIH, mas há algumas formas de reduzir o risco, incluindo:

  • Comer uma dieta saudável.
  • Beber muita água.
  • Limitar a ingestão de sal.
  • Elevar os pés algumas vezes por dia.
  • Exercitar-se regularmente, se o médico dizer que tudo bem.
  • Certificar de obter suficiente descanso.
  • Evitar álcool e cafeína.
  • Certificar que o médico verifique a pressão arterial em cada visita.
Back To Top