Muitas pessoas têm nódulos no pulmão. Estes crescimentos anormais são raramente cancerosos. As doenças respiratórias e infecções podem causar nódulos a formar nos pulmões. A maioria dos nódulos de pulmão não é sinal de câncer de pulmão e não demanda tratamento. Em raio X ou sondagens, estes crescimentos podem parecer como uma sombra ou mancha no pulmão.
O que É Nódulo de Pulmão?
Um nódulo de pulmão, pulmonar, é um crescimento anormal que forma em um pulmão. Pode ter um nódulo no pulmão ou vários nódulos. Nódulos podem se desenvolver em um pulmão ou ambos. A maioria dos nódulos de pulmão é benigna, não cancerosa. Raramente, os nódulos pulmonares são um sinal de câncer de pulmão.
Os nódulos de pulmão aparecem em exame de imagem como raios X ou tomografia computadorizada. O profissional de saúde pode referir ao crescimento como uma mancha no pulmão, lesão de moeda, ou sombra. Nódulos de pulmão são muito comuns. Até metade dos adultos que fazem raios X de peito ou tomografia computadorizada os têm.
Em torno de 95% de nódulos de pulmão são benignos. Muitas coisas podem causar nódulos benignos de pulmão, incluindo infecções e cicatrização. Se tiver um nódulo pulmonar, o profissional de saúde pode deseja realizar testes adicionais para determinar a causa e eliminar câncer de pulmão.
Causas para Nódulos de Pulmão
Quando uma infecção ou doença inflama o tecido de pulmão, um aglomerado pequeno de células, granuloma, pode formar. Ao longo do tempo, um granuloma pode calcificar ou endurecer no pulmão, causando um nódulo não canceroso de pulmão.
Um neoplasma é um crescimento anormal de células no pulmão. Neurofibromas são um tipo de neoplasma não canceroso. Tipos de neoplasmas malignos, cancerosos, incluem câncer de pulmão e tumores cardinóides. Outras causas de nódulos de pulmão não cancerosos incluem:
- Irritantes do ar ou poluentes.
- Doenças autoimunes, como artrite reumatoide e sarcoidose.
- Infecções fúngicas como histoplasmose.
- Infecções de sistema respiratório, como tuberculose.
- Tecido de cicatriz.
Quais São os Fatores de Risco para Nódulos de Pulmão?
Qualquer um pode desenvolver nódulos pulmonares. Um nódulo é mais provável de ser câncer se:
- É um ex ou atual fumante.
- Tem mais de 65 anos de idade.
- Tem histórico familiar de câncer.
- Recebeu radioterapia no peito.
- Teve exposição para amianto, radônio ou fumaça de segunda mão.
Sintomas de Nódulos de Pulmão
Os nódulos pequenos de pulmão raramente causam sintomas. Se o crescimento pressiona contra a via aérea, pode tossir, ter chiado ou dificuldade para respirar. Também raramente, poderia vivenciar sinais que podem indicar câncer de pulmão de estágio inicial, câncer que não espalhou para fora do pulmão. Contatar o médico se tiver nódulos de pulmão e começar a vivenciar:
- Dor no peito.
- Tosse crônica ou tosse com sangue.
- Fadiga.
- Rouquidão.
- Falta de apetite e emagrecimento sem explicação.
- Infecções respiratórias recorrentes como bronquite ou pneumonia.
- Falta de ar, dispneia, ou chiado.
Como Nódulos de Pulmão São Diagnosticados?
A maioria das pessoas descobre que tem nódulo de pulmão após fazer um exame de imagem em preparação para procedimento ou outro propósito. As descobertas são muitas vezes uma surpresa. Se um exame de imagem mostra um nódulo de pulmão, o profissional de saúde pode recomendar vigilância ativa. Em 6 a 12 meses, fazer outra tomografia computadorizada. Nódulos que ficam do mesmo tamanho durante um período de alerta de 2 anos não são prováveis de ser câncer.
Pode ser capaz de parar de fazer tomografia computadorizada. O profissional pode pedir mais testes, se o nódulo é grande, mais da metade de uma polegada, ou em torno de 12 milímetros, ou cresce. Estes exames incluem:
- Broncoscopia.
- Biópsia guiada de tomografia computadorizada.
- Exame de tomografia de emissão de pósitron.
Tratamento
Raramente, um nódulo de pulmão não canceroso pode pressionar contra ou bloquear a passagem de ar. Pode precisar de cirurgia para limpar a passagem de ar, assim pode respirar novamente.
Os nódulos não cancerosos, pequenos, de pulmão, não geralmente exigem tratamento. Pode precisar de tratamentos, como antibióticos ou medicamentos antifúngicos, se tiver uma infecção. Se o nódulo cresce, causa problemas ou se for canceroso, pode precisar de cirurgia. Os procedimentos cirúrgicos para remover nódulos pulmonares não cancerosos e cancerosos incluem:
- Cirurgia torácica videoassistida, VATS – Durante VATS, o profissional insere um toracoscópio, scópio com câmera, e pequenos instrumentos cirúrgicos através de pequenas várias incisões no peito. O profissional se refere com imagens da câmera para remover o nódulo.
- Toracotomia – O profissional remove o nódulo do pulmão através de uma incisão maior entre as costelas, abaixo da omoplata. Por vários dias após a cirurgia, um tubo drena o fluido excessivo do peito.
Em relação à dúvida sobre como prevenir os nódulos de pulmão, parar de fumar é a melhor coisa que pode fazer para proteger os pulmões. Mas não há nada que possa fazer para prevenir os nódulos de pulmão.