Os nódulos na tireóide são caroços que acontecem na glândula de tireóide na frente da garganta. Pode não haver sintomas, mas as pessoas podem sentir um ressalto no pescoço. Os nódulos na tireóide podem ser um sinal de deficiência de iodo e outros problemas. Eles se desenvolvem quando as células de tireóide acumulam na glândula de tireóide. Algumas pessoas vão descobrir um cisto por senti-lo no pescoço, no entanto, a maioria das pessoas não vai saber que tem um nódulo na tireóide até um médico identificar.
A glândula da tireóide produz hormônios com várias funções, incluindo ajudar os órgãos a funcionar adequadamente e criar energia para manter o corpo aquecido. Em alguns casos, um nódulo na tireóide pode perturbar a produção normal de hormônios de tireóide. Um nódulo pode se desenvolver por diferentes razões. E pode ser um cisto, ou menos comum, canceroso.
O que São Nódulos de Tireóide?
Nódulos na tireóide são caroços que desenvolvem na ou ao redor da glândula de tireóide. Uma pessoa pode ter um ou mais nódulos. Os nódulos na tireóide são comuns nos Estados Unidos, afetando um estimado de 50% dos adultos aos 60 anos de idade. Alguns nódulos são fáceis de sentir, mas alguém pode não sentir aqueles menores do que 1 cm, ou localizados profundos na glândula de tireóide.
Nódulos podem ser císticos ou sólidos. Um tipo de nódulo sólido é um nódulo coloide que desenvolve devido a um acúmulo de células da tireóide e não é danoso; as células cancerosas de tireóide são outro tipo de nódulo sólido. Outros nódulos são funcionais ou autônomos, ou seja, podem produzir hormônios de tireóide, enquanto outros não são.
Se um nódulo afeta a produção de hormônio de tireóide, pode causar sintomas de hipotireoidismo, ou hipertireoidismo. Um exemplo disso é o bócio multinodular tóxico, que ocorre quando nódulos que crescem na glândula de tireóide afetam o hormônio de tireóide.
Sintomas
Na maioria dos casos, um nódulo de tireóide não tem sinais ou sintomas. Se sintomas são presentes, podem incluir:
- Dor no pescoço.
- Dificuldade em engolir.
- Voz rouca.
- Inchaço no pescoço.
- Ganho de peso sem explicação ou emagrecimento rápido e súbito.
- Pulso irregular ou aumentado.
- Ansiedade ou sentir nervosismo.
- Intolerância ao frio.
- Fadiga.
- Pele seca.
- Inchaço no rosto.
Sintomas podem também depender do tamanho do nódulo. A glândula de tireóide fica na frente da garganta, próximo da traqueia e tubo de comida. Se um nódulo pressiona na traqueia ou tubo de alimento, a pessoa pode ter:
- Problemas ao engolir.
- Sensação de cócegas na garganta.
- Dificuldade em respirar.
Em casos raros, alguém pode ter dor no local do nódulo que vai ao ouvido ou mandíbula.
Tratamento
Tratamento para nódulos na tireóide vai depender do tipo e causa. Se um médico declarou um nódulo benigno a partir de exames, ele vai monitorar a pessoa de perto com exames físicos e um ultrassom a cada 6 a 12 meses. Se os nódulos grandes estão acusando dificuldade em engolir ou respirar ou afetando os hormônios de tireóide, as pessoas podem exigir cirurgia a remover o nódulo.
Se os médicos suspeitam que um nódulo na tireóide seja canceroso, as pessoas podem ter cirurgia e terapia de iodo radioativo para remover a glândula de tireóide e destruir quaisquer células danosas.
Cirurgia
As pessoas podem precisar da cirurgia se um nódulo for:
- Muito grande.
- Hiperfuncionando.
- Causando dificuldades com respiração ou engolir.
- Canceroso.
- Difícil de distinguir como benigno.
Em alguns casos, um cirurgião pode remover a glândula de tireóide inteira. Algumas pessoas podem ter um procedimento de tireóide sem cicatriz, onde o cirurgião vai fazer uma incisão do interior do lábio inferior para operar na tireóide. Algumas pessoas podem escolher ter uma incisão de pescoço, ao invés.
Ablação por Radiofrequência
Algumas pessoas com nódulos de tireóide benignos podem passar por um procedimento chamado ablação por radiofrequência. Isso envolve médicos a usar uma sonda e ultrassonografia para encolher o nódulo com uma corrente elétrica. A maioria das pessoas se recupera deste procedimento rapidamente e está de volta para seu nível de atividade usual no dia seguinte.
Causas
A causa dos nódulos na tireóide é desconhecida. No entanto, uma gama de causas possíveis inclui:
- Deficiência de iodo.
- Tireoidite de Hashimoto.
- Câncer.
Câncer
ATA nota que mais de 90% dos nódulos sejam benignos, mas alguns podem ser cancerosos. Há muitos tipos diferentes de câncer de tireóide, cada um com opções diferentes de tratamento e resultados. Fatores de risco para câncer de tireóide incluem:
- Ser mulher.
- Estar entre 25 e 65 anos de idade.
- Ser asiático.
- Exposição a qualquer tipo de radiação para cabeça ou pescoço durante a infância.
- Histórico familiar de câncer de tireóide, papeira, ou outra doença de tireóide.
- Certas condições genéticas, como câncer de tireóide medular familiar.
Câncer de tireóide pode não causar quaisquer sinais ou sintomas para começar, mas se um tumor crescer mais, poderia causar:
- Dificuldade em respirar.
- Dificuldade ou dor quando engolir.
- Voz rouca.
As pessoas vivenciando qualquer um destes sintomas devem verificar com o médico para descobrir a causa subjacente.
Eles Desaparecem Sozinhos?
Segundo um estudo de ATA, nódulos na tireóide que ocorrem devido à deficiência de iodo podem resolver sozinhos ao longo do tempo se as pessoas aumentam sua ingestão de iodo. Em 618 participantes com nódulos na tireóide, aproximadamente um terço dos nódulos únicos não eram mais presentes no acompanhamento de 11 anos.
Os pesquisadores concluíram que aumentar a ingestão de iodo através do sal iodado pode ser a razão para desaparecimento dos nódulos. Em outros casos, os nódulos na tireóide benignos podem crescer mais ao longo do tempo, e as pessoas podem precisar de tratamento para removê-los.