Nódulo no Pulmão – Causas, Sintomas e Tratamento

Um nódulo no pulmão é um pequeno crescimento no pulmão que pode aparecer em uma tomografia computadorizada. Muitos são benignos ou não cancerosos e não espalham para outras partes do corpo. Porém, alguns são malignos ou cancerosos.

Os nódulos de pulmão, também conhecidos como nódulos pulmonares, são muito comuns. Com frequência, estes crescimentos pequenos são visíveis em tomografia computadorizada. Estes nódulos muitas vezes não causam sintomas. Mas, se uma pessoa apresenta sintomas de doença respiratória ou infecção, o médico pode pedir uma tomografia computadorizada. Felizmente, a maioria dos nódulos pulmonares é benigna, ou seja, não são cancerosos.

Causas do Nódulo de Pulmão

Um nódulo de pulmão nem sempre indica câncer de pulmão, e a maioria estes nódulos é não cancerosa. Os nódulos pulmonares não cancerosos podem ter variedade de causas, incluindo:

  • Infecções atuais – Doenças infecciosas que afetam os pulmões, como tuberculose ou infecções fúngicas podem causar inflamação. Um conjunto de células chamado granuloma pode formar em uma área inflamada, dando aparência de um nódulo.
  • Infecções passadas – Uma área de cicatriz de uma infecção anterior pode também aparecer como nódulo em um exame.
  • Inflamação não infecciosa – A inflamação que não deriva da infecção pode também formar nódulos no pulmão. A causa subjacente pode ser artrite reumatoide ou sarcoidose, por exemplo.
  • Tumores não cancerosos – Outros crescimentos não cancerosos, como hematoma pulmonar, pode desenvolver no pulmão.

Se um nódulo de pulmão é maligno, o tratamento rápido é necessário. Se qualquer crescimento no pulmão é maior do que 3 cm, os médicos referem a isso como “massa”. As massas de pulmão são mais prováveis a serem cancerosas, assim médicos as consideram como indicações de câncer, a menos que o exame mostre que sejam benignos.

Sintomas

Em torno de 95% dos nódulos pulmonares não causam sintomas. Estes crescimentos são geralmente muito pequenos para interferir com respiração. No entanto, o problema subjacente de saúde responsável pelo nódulo pode causar sintomas. Por exemplo, se alguém tiver uma infecção, pode ter uma febre, tosse, e sensação geral de mal estar.

A maioria das pessoas com câncer de pulmão não tem sintomas até que o câncer tenha espalhado. Se a doença causa sintomas em um estágio inicial, podem incluir:

  • Falta de ar.
  • Chiado ou rouquidão.
  • Dor no peito que piora com respiração profunda, riso ou tosse.
  • Tossir sangue ou catarro com cor de ferrugem.
  • Dor nas costas.
  • Emagrecimento sem explicação.
  • Fraqueza ou fadiga.

Fatores de Risco para Nódulos de Pulmão Cancerosos

Os fatores seguintes aumentam a probabilidade de desenvolver um nódulo de pulmão maligno:

  • Fumar atualmente ou antes.
  • Idade mais avançada.
  • Histórico da família ou pessoal de câncer.
  • Outra doença de pulmão, como doença pulmonar obstrutiva crônica, mais conhecida como COPD.
  • Exposição para amianto, fuligem, radônio, vapores de diesel, arsênico, cádmio, ou níquel.

Os nódulos pulmonares maiores são mais prováveis de serem cancerosos. Segundo uma análise de 2019, se um nódulo for menor do que 0.6 cm, há menos do que 1% de risco de ser canceroso.

Além disso, os nódulos em pessoas com sistema imune enfraquecido são mais prováveis de serem malignos. Se possível, os médicos olham para estudos de imagem anteriores para verificar se um nódulo cresceu. Se um nódulo visível no exame passado não cresceu, não é provável de ser canceroso.

Qual É o Tratamento?

O melhor tratamento para nódulo de pulmão muitas vezes depende de se tem características que sugerem o risco de câncer.

Tratamento para Nódulo Não Canceroso

Se o nódulo apresenta risco baixo de câncer, o médico pode recomendar monitorar o nódulo com tomografia computadorizada regular por 2 a 5 anos para identificar qualquer mudança maligna possível, como um aumento no tamanho.

Um médico considera vários fatores quando determinando a frequência correta de varreduras de acompanhamento. Estes fatores incluem risco geral da pessoa para câncer e o tamanho do nódulo. Se o nódulo de pulmão não cresce, é improvável de ser canceroso. Neste caso, mais exame de imagem pode ser necessário. Se um nódulo pulmonar desenvolveu devido a uma infecção em andamento, como tuberculose, tratar a infecção é a melhor abordagem.

Tratamento para Nódulo Canceroso

Se os resultados de biopsia mostram que o nódulo é canceroso, as opções de tratamento dependem do tipo e estágio do câncer. O médico pode adaptar o tratamento se a condição de alguém melhora. Um médico pode pedir uma toracotomia para remover um nódulo canceroso. Este procedimento cirúrgico envolve remover o nódulo através de incisão na parede do peito. Os tratamentos adicionais para nódulos de pulmão cancerosos podem incluir quimioterapia, radioterapia, e outras intervenções cirúrgicas.

Prevenção

Dependendo da causa, pode não ser possível prevenir nódulos de pulmão. Fumar é um dos principais fatores de risco para câncer de pulmão, e em torno de 90% dos casos de câncer de pulmão desenvolvem devido a fumar. Como resultado, parar de fumar reduz o risco de nódulos pulmonares malignos.

Outras formas de reduzir o risco incluem:

  • Evitar exposição ao radônio.
  • Evitar poluição do ar, como tomar passos para reduzir níveis de poluição do ar dentro de casa.
  • Tomar passos para prevenir exposição aos químicos perigosos, como amianto, arsênico, ou cromo no trabalho.
Back To Top