Neuroma de Morton – Sintomas, Causas e Tratamento

O neuroma de Morton pode causar dor na bola do pé e dificultar caminhar. Enquanto pode geralmente ser controlado em casa, alguns casos podem exigir tratamento cirúrgico. O neuroma de Morton é uma condição dolorosa, mas benigna, que afeta a bola do pé. É também chamado de neuroma intermetatarsal porque está localizado na bola do pé, entre os ossos metatarsais.

E acontece quando o tecido ao redor de um nervo que leva a um dedo engrossa de irritação ou compressão. E ocorre mais frequente entre o terceiro e quarto dedo, mas pode também ocorrer entre o segundo e terceiro dedo. E mais comumente ocorre em pessoas de meia idade, especialmente mulheres de meia idade.

Quais São os Sintomas?

A dor, muitas vezes intermitente, é o sintoma principal do neuroma de Morton. E pode sentir como uma dor que queima na bola do pé ou como de pé em um mármore no sapato ou meia amontoada. Os dedos podem parecer dormentes ou formigando conforme a dor irradia para fora. Pode ter dificuldade em caminhar normalmente por causa da dor. Não vai ter qualquer inchaço perceptível no pé, embora.

Por vezes, pode ter neuroma de Morton sem qualquer sintoma. Um pequeno estudo dos registros médico analisados de 2000 de 85 pessoas que tinham seu pé em imagem com ressonância magnética. O estudo descobriu que 33 por cento dos participantes tiveram neuroma de Morton, mas sem dor.

O que Causa Neuroma de Morton?

O neuroma de Morton é muitas vezes causado por sapatos que são muito apertados ou que de salto alto. Estes sapatos podem causar os nervos nos pés a ficar comprimidos ou irritados. O nervo irritado engrossa e gradualmente se torna mais doloroso como resultado de pressão sobre ele.

Outra possível causa é uma anormalidade do pé ou caminhar, que pode levar à instabilidade e pode também colocar pressão sobre um nervo no pé. O neuroma de Morton é muitas vezes associado com:

  • Pés chatos.
  • Arcos altos.
  • Joanetes.
  • Dedos em martelo.

É também associado com atividades como:

  • Atividades esportivas repetitivas, como correr, que aumenta a pressão na bola do pé.
  • Esportes que demandam sapatos apertados como balé.

Por vezes, o neuroma resulta de ferimento ao pé.

Quando Visitar o Médico?

Se tiver dor no pé que não desaparece mesmo após mudar o sapato ou parar atividades que podem ser responsáveis, visitar o médico. O neuroma de Morton é tratável, mas se não tratar adequadamente, pode levar ao dano nervoso permanente. O médico vai perguntar como a dor iniciou e fisicamente examinar o pé. E vão colocar pressão na bola do pé e mover os dedos para verificar onde tem a dor. Um médico geralmente será capaz de diagnosticar o neuroma de Morton apenas a partir do exame físico e por discutir os sintomas.

Para eliminar outras causas possíveis da dor, como artrite ou fratura de estresse, o médico por vezes pode pedir exames de imagem. Se o médico suspeita de outra condição nervosa, pode também realizar uma eletromiografia. Esse exame mede a atividade elétrica produzida pelos músculos, o que pode ajudar o médico a entender melhor como os nervos estão funcionando.

Como Neuroma de Morton É Tratado?

O tratamento depende da gravidade dos sintomas. O médico geralmente vai usar um plano graduado. Isso quer dizer que vai começar com tratamento conservador e mover para tratamentos mais agressivos se a dor persiste.

Tratamentos Conservadores e Caseiros

O tratamento conservador começa com uso de apoios de arco ou almofadas para os pés aos sapatos. Estes ajudam a aliviar a pressão no nervo afetado. E podem ser palmilhas sem receita ou feitos sob medida para encaixar no pé. O médico pode também sugerir analgésicos sem receita ou drogas anti-inflamatórias não esteroides, como ibuprofeno ou aspirina.

Outros tratamentos conservadores incluem:

  • Fisioterapia.
  • Exercícios de alongamento para soltar os tendões e ligamentos.
  • Massagear a bola do pé.
  • Exercícios para fortalecer o tornozelo e dedos.
  • Descansar o pé.
  • Aplicar gelo nas áreas doloridas.

Injeções

Se a dor persistir, o médico pode tentar injeções de corticosteroides ou drogas antiinflamatórias na área da dor. Uma injeção anestésica pode também ser usada para aliviar o nervo afetado. Isso pode ajudar a aliviar a dor temporariamente. As injeções esclerosantes de álcool são outro remédio que pode oferecer alívio da dor de curto prazo. Um estudo de longo termo descobriu que apenas 29 por cento das pessoas que tiveram injeções de álcool permaneceram livres de sintoma, no entanto.

Cirurgia

Quando outros tratamentos falharam para oferecer alívio, o médico pode sugerir cirurgia. As opções de cirurgia podem incluir:

  • Neurectomia, onde parte do tecido nervoso é removida.
  • Cirurgia criogênica, também conhecida como neuroablação criogênica, onde nervos e bainha de mielina os cobrindo são eliminados usando temperaturas extremamente frias.
  • Cirurgia de descompressão, onde pressão no nervo é aliviada por cortar ligamentos e outras estruturas ao redor do nervo.
Back To Top