Intolerância à Lactose – Causas, Sintomas e Tratamento

A intolerância à lactose é uma reação no sistema digestivo para lactose, o açúcar no leite. E causa sintomas desconfortáveis após comer produtos laticínios. Muitas pessoas têm dificuldade em digerir a lactose, mas nem todos vivenciam sintomas perceptíveis disso. Se sim, é chamado de intolerância à lactose.

A má absorção de lactose é a incapacidade de quebrar e absorver moléculas da lactose no sistema digestivo. É comum, na realidade, em torno de 65% dos adultos pelo mundo não pode quebrar e absorver lactose. A lactose não absorvida passa não digerida pelo trato gastrointestinal, causando sintomas para algumas pessoas.

Sintomas da Intolerância à Lactose

A intolerância à lactose pode causar desconforto digestivo após comer produtos laticínios. Sinais e sintomas da intolerância à lactose podem incluir:

  • Estômago inchado.
  • Gás intestinal.
  • Náusea e vômito.
  • Dor estomacal e cólica.
  • Gorgulho do estômago ou barulho.
  • Diarréia.

Estes sintomas surgem da lactose não digerida no intestino grosso. E leva entre 6 a 10 horas para o alimento alcançar o intestino grosso após comer, e outras 24-36 horas após isso para viajar pelo intestino delgado. Assim, os sintomas podem ocorrer até um dia ou dois após comer lactose.

Quais Alimentos Desencadeiam Sintomas da Intolerância à Lactose?

Lactose está na maioria dos produtos laticínios a menos que foi removida. Isso inclui o leite da vaca e produtos de leite de cabra. Há mais em alguns tipos do que outros. Por exemplo, o leite fresco e creme são mais ricos em lactose, enquanto queijos duros têm menos. Pode estar bem com um pouco de parmesão na salada.

Por outro lado, se for muito sensível à lactose, pode reagir a até pequenas quantidades. Verificar os rótulos de nutrição e listas de ingrediente no alimento. Lactose é muitas vezes adicionada aos alimentos processados, incluindo sopas, salada, e alimentos de lanche. Pode até ser adicionado aos remédios de prescrição.

Causas para Intolerância à Lactose

2 fatores contribuem parar intolerância à lactose, a má absorção da lactose e a sensibilidade do intestino. A má absorção da lactose é o fator mais importante. É a incapacidade de quebrar e absorver lactose no intestino delgado que leva à lactose mais tarde entrar no intestino grosso e desencadear sintomas.

Deficiência de Lactase

O intestino delgado precisa de uma enzima específica, chamada de lactase, para quebrar lactose nas moléculas menores que pode absorver. A maioria das pessoas naturalmente produz lactase em seus intestinos delgados durante a infância para ajudar a digerir o leite da mama. A maioria das pessoas começa a fazer menos disso conforme crescem.

Se não tiver suficiente lactase, não vai ser capaz de digerir lactose. Algumas pessoas produzem mais ou menos lactase do que outras. Mas tecnicamente, a maioria das pessoas pelo mundo tem má absorção da lactose devido à deficiência de lactase. Apenas certas populações continuam a produzir lactase na vida adulta.

Intestino

Aqui é onde os fatores de sensibilidade entram. As pessoas todas consomem de tempo em tempo que não podem totalmente digerir. Certas fibras dietéticas e açúcares vão direto através dos sistemas digestivos para alimentar a bactéria vivendo nos intestinos. A maioria tolera um pouco disso para alguma extensão, sem sintomas muito pesados.

Mas todos é um pouco diferente. Os genes, saúde intestinal, sensibilidades e dieta todos são fatores. O microbioma intestinal único, os diferentes tipos de bactéria vivendo no cólon, pode processar lactose de forma diferente de outras pessoas. Os sintomas vão dizer quanta lactose pode tolerar.

Quais São os 4 Tipos de Intolerância à Lactose?

Os 4 tipos, e suas causas, são:

  • Primário – Causado por reduzir produção de lactase no intestino delgado.
  • Secundário – Causado por ferimento ou doença que danifica o intestino delgado.
  • Congênito – Causado por deficiência de lactase presente no nascimento.
  • Desenvolvimento – Causado por nascimento prematuro, quando o intestino delgado é subdesenvolvido.

Controle e Tratamento

Se deseja ser capaz de digerir lactose, precisa de lactase no intestino. A maioria das pessoas com intolerância à lactose não pode produzir lactase naturalmente. Suplementos de lactase podem oferecer ao corpo a lactase que precisa para quebrar lactose. Pode tomar estes como comprimidos ou gotas antes de consumir lactose.

Pesquisadores estão também experimentando com bactéria de ácido láctico como uma solução possível para sintomas de intolerância à lactose. Estas são bactérias que convertem lactose em ácido láctico ao invés de gás. Ingerir estas bactérias como prebióticos, junto com prebióticos que as alimentam, pode melhorar a tolerância à lactose.

Como Controlar Intolerância à Lactose com Dieta?

Experimentar com a dieta para descobrir qual o limite pessoal de lactose. Alguns percebem que podem tolerar certos produtos laticínios em certas quantidades, ou quando combinado com outros alimentos. Começar com dieta livre de lactose, então gradualmente reintroduzir alimentos contendo lactose para ver como o sistema responde.

Algumas pessoas com intolerância à lactose podem tolerar até 12 g de lactose de uma vez, que é uma xícara de leite. Pode também encontrar versões reduzidas de lactose e livres de lactose da maioria dos produtos laticínios no mercado. Experimentar e outras alternativas de laticínio na dieta.

 

Back To Top