Insônia é um distúrbio do sono. Se tiver insônia, encontra dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo. A maioria dos australianos, por exemplo, vivencia insônia em algum ponto de suas vidas, e em torno de 1 em 10 pessoas tem ao menos insônia leve em qualquer tempo dado. É mais comum em mulheres e pessoas mais velhas.
Insônia pode incluir:
- Dificuldade em adormecer.
- Acordar durante a noite e ter problema em voltar a dormir.
- Despertar muito cedo.
Por vezes, as pessoas podem vivenciar todos os 3. Pode vivenciar insônia por um tempo curto, por exemplo, se estiver preocupado ou estressado. Por vezes, insônia pode se tornar de longo prazo, chamada de distúrbio de insônia crônico. Isso é definido como tendo dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo ao menos 3 noites por semana, por ao menos 3 meses, junto com o não funcionamento bem durante o dia.
Quais São os Sintomas da Insônia?
Sintomas da insônia incluem:
- Dificuldade em adormecer.
- Acordar muito durante a noite.
- Despertar muito cedo, e não ser capaz de voltar a dormir.
- Não sentir descansado quando acordar.
Insônia pode levar aos sintomas durante o dia, incluindo:
- Dor de cabeça de tensão.
- Baixa energia, sentir cansaço ou estar muito sonolento para fazer atividades normais.
- Memória precária e concentração.
- Preocupar sobre dormir.
- Sentir irritável, temperamental, ou perder a motivação e interesse em fazer coisas.
- Sentir agitado, ser agressivo ou impulsivo.
- Sentir sonolento quando sentado quieto.
Pessoas vivenciam insônia de maneira diferente, e pode apenas ter alguns destes sintomas.
Causas da Insônia
Há muitas causas diferentes de insônia. Em insônia primária, não há causa subjacente. A insônia secundária é quando é causada por uma condição subjacente. Há muitos fatores que podem causar ou piorar a insônia existente. Causas de insônia secundária e agravamento da insônia existente incluem:
- Problemas médicos – em condições particulares causando dor crônica, mudanças hormonais, como ondas de calor e suores noturnos durante a menopausa, e problemas respiratórios, urinários ou digestivos.
- Distúrbios do sono – incluindo apneia do sono obstrutiva, distúrbio do ritmo circadiano causado por padrões do sono irregulares, síndrome das pernas inquietas e movimento da perna periódico.
- Substâncias – incluindo cafeína, nicotina, álcool, anfetaminas, e alguns remédios.
- Problemas de saúde mentais – como ansiedade, depressão ou outros distúrbios, estresse causado por trabalho ou problemas financeiros, problemas no relacionamento ou luto.
- Hábitos precários do sono – conhecidos como higiene do sono.
Algumas pessoas têm um risco maior de insônia, incluindo:
- Pessoas mais velhas.
- Trabalhadores por turno.
Quando Visitar o Médico?
É uma boa ideia visitar o médico se estiver tendo problemas para dormir, ou se tiver problemas com o humor, sensação inquieta na cama ou despertar sem sentir-se descansado. Manter um diário do sono é uma boa forma de rastrear os sintomas, que pode compartilhar com o profissional de saúde. Se o profissional de saúde acha que o problema é insônia, pode referir a visitar um especialista do sono ou psicólogo.
Como Insônia É Diagnosticada?
O médico vai perguntar sobre os hábitos do sono, remédios, quanta cafeína e álcool consome, e outros sintomas que possa ter, como dor. E pode examinar para descartar condições subjacentes que podem estar causando a insônia. Em algumas situações, o médico vai referir para exames em clínica especialista do sono.
Tratamento para Insônia
Há muitos tratamentos para insônia. O médico vai escolher um plano de tratamento com base na situação da pessoa. Tratamentos incluem um ou mais do seguinte:
- Tratar uma condição subjacente.
- Higiene do sono.
- Técnicas de relaxamento.
- Terapia de comportamento cognitivo.
- Remédios.
- Mais tratamentos.
Tratar Condição Subjacente
Se a insônia é causada por uma condição subjacente como:
- Dor.
- Mudanças hormonais.
- Problemas digestivos.
- Problemas de saúde mental.
- Outros distúrbios do sono, como apneia do sono.
O médico pode sugerir tratar estas condições ou recomendar investigações para encontrar outras maneiras de melhorar os sintomas da insônia. Se um remédio estiver causando a insônia, o médico pode ser capaz de dar um remédio diferente ou ajudar a cortar a dosagem.
Higiene do Sono
A boa higiene do sono inclui formar bons hábitos que vão ajudar a dormir bem. Se a insônia é causada por higiene precária do sono, o primeiro passo no tratamento é aprender a adotar hábitos saudáveis do sono e mudar qualquer fator de estilo de vida que possa contribuir para insônia. Os hábitos de higiene do sono incluem:
- Manter padrões do sono regulares. Tentar ir para cama e despertar em torno do mesmo horário todo dia e evitar sonecas pelo dia. Não passar muito tempo na cama, a maioria das pessoas não deve ficar na cama por mais de 8 horas e meia. Ficar na cama por mais tempo pode levar ao sono quebrado.
- Certificar que o quarto é confortável. E deve ser calmo e escuro, não muito quente ou frio. Considerar remover relógios do quarto, assim não fica verificando o horário. Evitar telas no quarto, e não usar telas por uma hora antes de ir para cama.
- Cortar nicotina, reduzir ou cortar álcool e limitar cafeína para manhãs apenas.
- Exercitar regularmente, mas não pela noite.
- Se não puder dormir, ir para outra sala e engajar em uma atividade calma como leitura, até que sinta cansaço, e então tentar novamente.
- Fazer algo que ache relaxante antes de ir para cama.
- Tentar controlar tudo que esteja preocupando antes no dia, ao invés de fazer isso na cama.
Quanto aos remédios, há opção de remédios de prescrição, ou auxílios de sono sem receita. E sobre os outros tratamentos, há a terapia de luz, e restrição do sono.