Edema Ósseo – Causas, Sintomas e Tratamento

Contusões podem ocorrer em ossos assim como tecido mole. Sintomas de um edema ósseo, hematoma ósseo, pode incluir inchaço, descoloração da pele, dor de articulação e rigidez. A maioria das pessoas é familiar com a contusão, descoloração e inchaço que é característico após um golpe aos músculos e tecido mole. Os edemas ósseos são similares, mas podem ser mais dolorosos e levar mais tempo para curar. A maioria dos edemas ósseos geralmente cura dentro de 3 meses, embora alguns possam levar até um ano para completamente desaparecer.

O que É um Edema Ósseo?

Os edemas ósseos são resultado de ferimento ou trauma. Quando por vezes bate um osso, o sangue e fluido pode acumular dentro da medula óssea, causando dor e inchaço. Antes, cientistas referiam para edemas ósseos como edema da medula óssea. Os autores de um estudo de 1988 de 10 pessoas com dor debilitante nos quadris e joelhos descobriram a condição. Os participantes tinham alterado a densidade da medula óssea em exame de ressonância magnética que não foi visível em raio X.

Hoje, médicos podem usar os termos “edema ósseo”, “contusão óssea”. Pessoas podem ter edemas ósseos por si, mas podem também indicar que alguém tem uma fratura, ruptura de ligamento, ou outro ferimento. Trabéculas são a rede de tecidos de fibra de apoio em um osso. Uma fratura completa de um osso significa que todas as trabéculas de osso nesta área particular do osso estão danificadas, o que causa uma quebra. Um edema ósseo é muitas vezes o estágio antes da fratura. Neste caso, apenas algumas das trabéculas estão quebradas.

Sintomas do Edema Ósseo

Os sintomas de um edema ósseo podem incluir:

  • Inchaço.
  • Dor ou sensibilidade que continua após um edema da pele ter desaparecido.
  • Mudança da cor da pele.

Se o ferimento estiver próximo da articulação, a pessoa pode também ter:

  • Dor de articulação próximo da zona de impacto.
  • Inflamação da articulação.
  • Rigidez ou dificuldade em movimentar a articulação.

Tipos de Edema Ósseo

Há várias formas de colocar edemas ósseos em categorias. Uma forma é descrever qual parte do tecido do osso o sangue afetou. Por exemplo, um edema ósseo pode ser:

  • Hematoma subperiosteal.
  • Edema intraósseo.
  • Lesão subcondral.

Médicos podem também categorizar os edemas ósseos pela localização no corpo ou gravidade.

Causas dos Edemas Ósseos

Os edemas ósseos podem seguir um evento traumático único, como ferimento, queda, ou acidente de carro. E podem também ser resultado de vários eventos que colocam pressão extrema em osso ou articulação ao longo do tempo, como movimentos repetitivos durante um esporte. Os tipos de ferimento que podem resultar em edema ósseo incluem:

  • Um golpe direto ao osso, como de uma pessoa ou objeto.
  • A pele ou músculo sendo arrancado do osso.
  • Torcer ou girar que afasta a cartilagem do osso.
  • 2 ossos batendo um no outro.
  • Dano aos ossos vizinhos.
  • Muita pressão nas articulações, como de correr ou pular em superfícies duras.

Cada uma destas formas de trauma leva a um padrão único de ferimento ao osso.

Edemas Ósseos e Lesões do Ligamento Cruzado Anterior (ACL)

As lesões do ligamento cruzado anterior, ACL, são um tipo especialmente comum de ferimento de esporte que pode causar edema ósseo. ACL corre em diagonal pelo meio do joelho e oferece estabilidade de rotação. Um estudo de 2020 de 207 adultos com lesão aguda de ACL descobriu edema ósseo em 81.6% de participantes do estudo. O esporte mais comum que resultou em ruptura de ACL foi basquete, seguido por futebol e esquiar.

Tratamento para Edemas Ósseos

Nenhum tratamento é provado a acelerar a cura de edemas ósseos. A maioria vai curar sozinho com o tempo. Até então, as pessoas podem ser capazes de fazer coisas para aliviar sintomas, como:

  • Descansar o osso afetado ou articulação.
  • Levantar a área ferida acima do nível do coração para diminuir inchaço.
  • Aplicar uma compressa gelada para o ferimento várias vezes por dia.
  • Tomar remédios para dor, como acetaminofeno, para diminuir dor e inflamação.
  • Usar um suporte para limitar o movimento.

Para edemas ósseos e ferimentos afetando os ossos que suportam peso, como pernas ou pés, alguém pode ter que evitar certas atividades por um tempo. O médico pode aconselhar sobre quando é seguro prosseguir.

Se alguém geralmente participa de esportes de contato ou faz muito trabalho físico, deve usar equipamento apropriado de proteção para prevenir mais dano aos ossos. É geralmente aconselhável obter suficiente cálcio e vitamina D a cada dia para apoiar a saúde óssea.

Recuperação do Edema Ósseo

O tempo de cura para um edema ósseo depende da gravidade. NHS do Reino Unido diz que a maioria cura dentro de 3 meses. Alguns podem levar até um ano. Em casos raros, o corpo pode ter dificuldade para retornar o fluxo de sangue para área ferida, causando necrose avascular do osso, ou osteonecrose. Esta é a morte do tecido do osso devido à falta de suprimento de sangue.

Osteonecrose é mais comum em fraturas e descolamento de articulação, mas poderia ocorrer devido a outros tipos de trauma. Uma vez que o tecido do osso morre, o dano pode ser irreversível.

Back To Top