Virtualmente todos vivenciam solidão de tempos em tempos. O sentimento pode ser especialmente perceptível nos feriados, aniversários, e momentos de estresse extremo. O número puro de adultos nos Estados Unidos que se sentem sozinhos é muito grande, em pesquisa de janeiro de 2020 de 10.000 adultos por Cigna, 61% dos pesquisados disseram que sentiam-se sozinhos.
No entanto, as pessoas nem sempre falam sobre sentimentos de solidão e nem sempre sabem o que fazer com estes sentimentos. Além de ser dolorosa, a solidão pode impactar as pessoas de muitas formas:
- Depressão – Um estudo de 2021 publicado em Lancet Psychiatry descobriu associações entre solidão e sintomas de depressão, em um grupo de adultos de 50 anos de idade e mais. A pesquisa também sugere que solidão e depressão podem se alimentar e perpetuam sobre a outra.
- Saúde física – Vários estudos associaram estresse emocional com imunidade deprimida. Outra pesquisa associa solidão e depressão com saúde pior e bem-estar. Assim, as pessoas que estão vivenciando solidão são suscetíveis para variedade de problemas de saúde.
- Dor física – Pesquisa mostra que áreas do cérebro que lidam com exclusão social são as mesmas áreas que processam dor física, adicionando uma explicação científica para experiência frequentemente romantizada de um “coração partido”.
Como Lidar com Solidão?
São apresentadas 9 estratégias para lidar com solidão:
- Participar de uma aula ou clube.
- Trabalho voluntário.
- Encontrar apoio online.
- Fortalecer relações existentes.
- Adotar um animal de estimação.
- Conversar com estranhos.
- Praticar autocuidado.
- Manter-se ocupado.
- Visitar um terapeuta.
Participar de uma Aula ou Clube
Seja uma aula de arte, de exercício, ou clube do livro, participar de uma aula ou clube automaticamente expõe a pessoa a um grupo de outros que compartilham ao menos um dos interesses. Verificar na biblioteca ou comunidade para ver o que está disponível. Participar de uma aula ou clube pode também oferecer sentido de pertencimento que vem como parte de grupo. Isso pode estimular criatividade, dar algo para olhar pelo dia, e ajudar a evitar solidão.
Voluntariar-se
Voluntariar para uma causa que acredita pode oferecer os mesmos benefícios de participar de aula ou clube, encontrar outros, ser parte de um grupo, e criar novas experiências. E também traz os benefícios de altruísmo e pode ajudar a encontrar mais significado na vida.
Além de reduzir a solidão, isso pode trazer maior felicidade e satisfação na vida. E trabalhar com aqueles que têm menos pode ajudar a sentir um senso mais profundo de gratidão para o que tem na própria vida.
Fortalecer Relações Existentes
Provavelmente já tem pessoas na vida que poderia conhecer melhor ou conexões com a família que poderiam ser aprofundadas. Se sim, por que não contatar amigos com mais frequência, sair mais com eles, e encontrar outras formas e aproveitar as relações existentes e fortalecer os laços?
Se estiver com dificuldade para encontrar motivação para buscar as pessoas queridas, pode ser útil começar devagar. Procurar um amigo de apoio ou membro da família que poderia imaginar encontrar. É também seguro saber que apoio social forte é benéfico para a saúde mental.
Conversar com Estranhos
Uma forma fácil de encontrar conexões na vida cotidiana é por interagir em pequenas maneiras com colegas ou estranhos que encontrar. Na realidade, a pesquisa mostra que fazer assim contribui para bem-estar social e emocional. Da próxima vez que for tomar um café ou ver o vizinho caminhar, começar uma conversa. Pode apenas perceber que se sente mais feliz depois.
Praticar Autocuidado
Quando está sentindo solidão, certificar que está fazendo o que pode para cuidar de si de outras formas. Autocuidado é sempre uma boa ideia, mas especialmente quando está para baixo. Comer alimento nutritivo, se exercitar, e dormir o suficiente vai apenas fazer se sentir melhor no longo prazo. Participar de uma aula ou clube de corrida para se exercitar e por interação social.
Manter-Se Ocupado
Distrair-se dos sentimentos de solidão e fazer um encontro consigo. Se tem um hobby que sempre desejou fazer ou um projeto de melhoria da casa que precisa. Reservar tempo para investir em si e interesses e manter a mente ocupada no processo.
Visitar um Terapeuta
A pesquisa sugere que a solidão e sintomas de depressão podem perpetuar um ao outro, ou seja, quanto mais sozinho está, mais deprimido se sente, e vice-versa. Por vezes, apenas sair e encontrar outras pessoas não é suficiente. É possível ainda sentir solidão quando está com eles, o que poderia realmente ser um sinal de depressão ou ansiedade social.
Se for o caso, pode ser bom buscar psicoterapia para ajudar com sentimentos de solidão, especialmente se também sente outros sintomas de depressão. Algumas formas de terapia, especialmente a terapia comportamental cognitiva pode ajudar a mudar os pensamentos, assim como ações para ajudar a não apenas vivenciar menos solidão, mas ter mais ferramentas para evitar isso. O que fizer para combater a solidão, saber que não está sozinho realmente, e há muitas coisas que pode fazer para sentir-se conectado.