A maioria das feridas pequenas cura naturalmente com o tempo, mas remédios caseiros, como aloe vera, pomada antibacteriana ou mel, podem acelerar o processo de cura. Um ferimento deixa os tecidos internos do corpo expostos ao ambiente externo. Cortes ou outros impactos são causas comuns.
Uma pessoa pode ser capaz de tratar um ferimento menor em casa. Porém, devem buscar ajuda médica se têm um ferimento mais severo que envolve ossos quebrados ou sangramento excessivo. São apresentadas 6 ações que as pessoas podem tentar para curar seus ferimentos mais rápido, e quando visitar o médico. Ferimentos profundos ou mais graves vão exigir atenção médica.
Métodos para Curar um Ferimento Mais Rápido
Aqui são apresentados alguns métodos alternativos e remédios que as pessoas podem tentar para fazer curar os ferimentos, mais rápido.
1 – Pomada Antibacteriana
Uma pessoa pode tratar um ferimento com várias pomadas antibacterianas sem receita, o que pode ajudar a prevenir infecções. E podem também ajudar um ferimento curar mais rapidamente. Uma análise de 2 estudos de modelo animal mostrou que tratamentos antibacterianos desempenharam um papel positivo em ajudar a curar feridas mais rápido. No entanto, a análise notou que havia um risco alto de viés nas descobertas.
Pessoas muitas vezes usam pomadas antibacterianas sem receita para feridas menores, mas pode não ser necessário. Alguém pode usar vaselina, que atua como barreira para proteger o ferimento além de um curativo à prova d’água.
2 – Aloe Vera
Aloe vera é uma planta pertencendo à família de cacto. E contém uma substância que é rica em vitaminas e minerais. Aloe vera contém glucomanano, uma substância que ajuda a regeneração celular e causa o corpo a produzir colágeno. Esta substância é uma proteína que promove cura de ferida.
Uma análise sistemática de 2019 diz que aloe vera e seus compostos poderiam melhorar a cura de ferida. A evidência geral sugere que pode ser eficiente para cura de ferimento de queimaduras de primeiro e segundo grau. A análise também indica que aloe vera poderia ajudar a reter a hidratação da pele e integridade enquanto aliviando inflamação e prevenindo úlceras. A pessoa pode aplicar uma camada fina de gel de aloe vera para área do ferimento. E podem também usar curativo embebido em gel de aloe vera para ajudar na cura.
3 – Mel
Mel tem propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias. As pessoas usaram a substância em receitas tradicionais para cura de ferida por um longo tempo. Uma análise de 2016 diz que a pesquisa de laboratório sugere que o mel melhora de forma significativa a taxa de cura de feridas em animais. E também diz que reduziu a formação de cicatriz e inibiu o crescimento bacteriano em feridas agudas e queimaduras.
Em outro estudo mais antigo de 2015, o mel pareceu curar feridas grossas parciais melhor do que outros tratamentos, mas causou mais infecções em feridas pós-operatórias do que tratamentos típicos. Alguém precisaria usar mel médico para feridas menores e maiores após uma discussão com médico ou profissional de saúde.
4 – Pasta de Açafrão
Açafrão é uma especiaria que vem da planta de mesmo nome. E contém curcumina, que tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, e anti-inflamatórias. Uma análise de 2016 sugere que açafrão pode ser eficiente em ajudar a curar ferida mais rápido. E mostrou que curcumina presente na especiaria estimulou a produção de fatores de crescimento envolvidos no processo de cura. E também mostrou que curcumina acelerou o controle de restauração da ferida.
Uma análise de 2019 também mostrou que curcumina em açafrão poderia aumentar a produção de colágeno no local de ferimento. E também diz que curcumina promove a diferenciação de fibroblastos em miofibroblastos, que começa o processo de cura e ajuda a curar a ferida mais rapidamente.
Uma pessoa pode misturar açafrão com água morna para fazer uma pasta. E podem então aplicar a pasta para a ferida e cobrir com curativo limpo. Se alguém deseja tentar açafrão para ferimento, deve limitar o uso para feridas menores e fechadas. Um ferimento aberto exigiria produtos médicos com aprovação do médico.
5 – Alho
Alho contém composto alicina, que tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Segundo uma análise de 2020, vários ensaios clínicos demonstraram a eficácia do alho em tratar feridas. E disse que em estudos pré-clínicos, o extrato envelhecido do alho mostrou potencial de cura de ferida a depender da dosagem.
Outro estudo olhou para uso de alho para tratar ferimentos em ratos. E revelou que um creme contendo 0.4% de alho foi uma maneira eficiente para tratar feridas de queimadura, embora mais estudos humanos sejam necessários.
6 – Óleo de Coco
O óleo de coco contém a substância monolaurina, um ácido graxo com propriedades antimicrobianas. Ácidos graxos encontrados em óleos vegetais desempenham uma parte importante em ajudar a curar ferida. Alguém pode usar óleo de coco em ferida para ajudar a reduzir o risco de contrair uma infecção.
Quando Visitar o Médico?
Uma pessoa pode muitas vezes tratar feridas menores em casa. No entanto, em alguns exemplos, feridas precisam de atenção médica. A pessoa deve buscar cuidado de um profissional de saúde se vivencia o seguinte:
- Uma ferida com bordas irregulares, grandes, ou profundas, que pode exigir pontos e limpeza.
- Ferida que não vai permanecer fechada.
- Ferida que está cheia de detritos que não consegue remover.
- Ferida resultando de um ferimento de objeto contaminado, sujo ou enferrujado.
- Sangue jorrando da ferida.
- Ferimento que continua a sangrar, mesmo após aplicar pressão.
- Ferida devido à mordida animal ou humana.
Alguém deve também falar com o médico se a ferida contraiu uma infecção. Sinais de ferida adquirindo infecção incluem:
- Dores.
- Área quente ao redor da ferida.
- Ferida tem secreção verde ou amarela.
- Ferimento emite odor desagradável.
- Ondas vermelhas aparecem na pele ao redor da ferida.
- Febre e calafrios.
- Náusea e vômito.
O médico vai muitas vezes usar antibióticos para tratar um ferimento com infecção. Há caso que pode exigir também injeção de tétano. Pessoas devem sempre completar o curso total de antibióticos, mesmo se os sintomas de infecção não são mais presentes. Isso trata a infecção completamente e previne bactéria de se tornar resistente ao antibiótico.