A meditação pode ser definida como conjunto de técnicas que são direcionadas para encorajar um estado intensificado de consciência e atenção focada. Meditação é também uma técnica de mudança de consciência mostrada a ter muitos benefícios em bem-estar psicológico.
Algumas informações chaves para perceber sobre meditação:
- Meditação foi praticada em culturas pelo mundo inteiro por milhares de anos.
- Quase cada religião, incluindo budismo, hinduísmo, cristianismo, judaísmo e islamismo, tem uma tradição de usar práticas meditativas.
- Enquanto a meditação é muitas vezes usada para fins religiosos, muitas pessoas praticam independente de qualquer crença religiosa ou espiritual ou práticas.
- Meditação pode também ser usada como técnica psicoterapêutica.
- Há muitos tipos diferentes de meditação.
Tipos de Meditação
A meditação pode tomar muitas formas diferentes, mas há 2 tipos principais, a de concentração e meditação de atenção plena.
- Meditação de concentração envolve focar em algo específico enquanto desligando-se de tudo mais ao redor. O objetivo é vivenciar o que estiver focando, seja a respiração, uma palavra específica, ou mantra, para buscar um estado mais alto de existir.
- Meditação de atenção plena inclui entre outros, redução do estresse com base em atenção plena, e terapia cognitiva com base em atenção plena. A atenção plena pode visar diferentes questões, como depressão, ou seja, seu foco vai diferir de prática para prática. No geral, envolve o estado de ser ciente e envolvido no momento presente e fazendo de si aberto, ciente e aceitando.
Tipos Específicos de Meditação
- Meditação de varredura corporal – Esta prática envolve a varredura do corpo e perceber sensações físicas.
- Meditação de respiração – Isso envolve focar em várias técnicas de respiração.
- Meditação de bondade e amor – Esta técnica envolve focar a atenção nas pessoas amadas, em si, outros conforme pensa em algo de cuidado e bondade.
- Meditação de mantra – Esta prática envolve cântico de palavra ou frase, que pode ser feito alto ou na mente.
- Meditação de movimento – Este tipo de meditação envolve focar em movimentos do corpo, por movimentar partes específicas do corpo ou observar o mundo ao redor durante uma caminhada.
- Meditação com foco no objeto – Este tipo envolve focar atenção em objeto específico ou imagem mental.
Como Praticar Meditação?
Assim o que exatamente faz durante a meditação? Enquanto há muitas formas diferentes de meditação e maneiras de praticar, aprender uma meditação básica para iniciantes é um bom lugar para começar:
- Escolher um local calmo que é livre de distrações – Desligar o celular, televisão e outras distrações. Se escolher uma música calma, selecionar algo calmo e repetitivo.
- Determinar um limite de tempo – Se estiver começando, pode desejar permanecer com sessões mais curtas de 5 a 10 minutos de extensão.
- Atenção com o corpo e ficar confortável – Pode sentar-se de pernas cruzadas no chão ou cadeira, contanto que sinta conforto por vários minutos de uma vez.
- Focar na respiração – Tentar fazer respirações profundas que expandam a barriga e então exalar devagar. Atenção a como cada respiração faz sentir.
- Perceber os pensamentos – O propósito da meditação é não limpar a mente, a mente vai pensar inevitavelmente. Ao invés, focar em gentilmente trazer a atenção de volta para a respiração, sempre que perceber os pensamentos. Não julgar os pensamentos ou tentar analisar, simplesmente direcionar a mente de volta para respiração profunda.
Impacto da Meditação
A consciência é muitas vezes associada com um riacho e mudando suavemente conforme passa sobre um terreno. A meditação é um meio deliberado de mudar o curso deste riacho, e por vez, alterando como a pessoa percebe e responde ao mundo ao redor.
A pesquisa mostrou que meditação pode ter efeitos psicológicos e fisiológicos. Alguns efeitos fisiológicos positivos incluem um estado reduzido de excitação física, taxa de respiração menor, batimento cardíaco reduzido, mudanças nos padrões de onda cerebral, e estresse menor.
Alguns dos outros benefícios psicológicos, emocionais e relacionados com a saúde da meditação incluem:
- Melhor controle dos sintomas relacionados com transtornos da ansiedade, depressão, transtornos do sono, problemas de dor, e pressão arterial alta.
- Melhor habilidade de controle do estresse.
- Mudanças em diferentes aspectos da atenção e atenção plena.
- Maior auto consciência.
- Bem-estar emocional melhorado.
- Memória de trabalho melhorada e inteligência de fluido.
- Imunidade melhor.
- Maior empatia por si e outros.
- Alívio da dor de cabeça.
Enquanto especialistas não totalmente ainda entendam exatamente como a meditação funciona, a pesquisa claramente demonstrou que técnicas meditativas podem ter uma gama de efeitos positivos sobre saúde geral e bem-estar psicológico.
O que a Meditação Faz ao Cérebro?
Além de ajudar com ansiedade e estresse, a evidência sugere que meditação tem um efeito poderoso sobre o cérebro. Usando técnicas de imagem do cérebro, estudos descobriram que mediação regular leva às mudanças na estrutura cerebral.
Por exemplo, um estudo descobriu que 8 semanas de redução do estresse com base em atenção plena foi associado com maior volume no hipocampo do cérebro, uma estrutura associada com regulação emocional e memória. Foi também associado a volume menor na amígdala, uma estrutura que desempenha uma parte na ansiedade, medo, e estresse. A pesquisa também associou práticas de meditação com conectividade maior cerebral e poder melhorar em potencial na elasticidade cerebral.