O que é rúcula exatamente, e o que vai na salada de rúcula? Rúcula que tem nome de planta científico Eruca sativa, é por vezes também chamada de agrião italiano entre mais. Um verde folhoso e membro da família Brassica para vegetais crucíferos, que inclui uma variedade de plantas, a pesquisa mostra que tem propriedades protetivas.
Rúcula é um alface? Sim, e salada de rúcula é apenas o que o nome implica, uma salada feita com rúcula, e normalmente outros ingredientes como tomates, queijo e mais. A planta de rúcula é conhecida a ser uma fonte excelente de fitoquímicos anticancerígenos que combatem dano de radical livre e retarda o processo de envelhecimento.
Muitos dos benefícios da rúcula são devido as suas porções generosas de nutrientes vitais, como vitamina K e folato. Além disso, é uma boa fonte de beta-caroteno para olho saudável na forma de carotenóides chamados luteína e zeaxantina. A planta de rúcula tem uma longa história de uso em muitas culinárias diferentes e foi até mencionada em vários textos religiosos, como a Bíblia.
Valor Nutricional
Muitos estudos mostram que frequentemente comer vegetais brassica pode oferecer proteção contra doenças crônicas. Vegetais crucíferos são associados com um risco menor de obesidade, diabetes, distúrbios neurodegenerativos e doença cardíaca. O que é ainda melhor sobre nutrição da rúcula é que pode facilmente dobrar a ingestão por ter mais do que uma xícara de uma vez.
Uma porção de meia xícara de rúcula pura, em torno de 10 gramas, contém aproximadamente:
- 2.5 calorias.
- 0.4 g de carboidratos totais.
- 0.2 g de fibra.
- 0.2 g de açúcar.
- 0.1 g de gordura total.
- 0.01 g de gordura saturada.
- 0.03 g de gordura poli-insaturada.
- 0.01 g de gordura monoinsaturada.
- 0 g de gordura trans.
- 0.3 g de proteína.
- 2.7 mg de sódio.
- 10.9 mcg de vitamina K.
Além disso, este verde folhoso contém alguma vitamina C, folato, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e colina.
10 Benefícios da Rúcula
São apresentados os principais benefícios da rúcula:
- Ajuda a combater câncer.
- Protege saúde dos olhos.
- Pode melhorar a saúde cardíaca.
- Ajuda a manter ossos fortes.
- Ajuda na manutenção do peso.
- Pode melhorar a digestão.
- Ajuda a prevenir diabetes.
- Pode reduzir inflamação da pele e infecções.
- Fornece vitaminas e minerais importantes.
- Pode atuar como afrodisíaco natural.
Ajuda a Combater Câncer
Comer uma dieta saudável cheia de vegetais brassica, crucíferos, por vezes chamados de “assassinos cancerígenos”, é uma recomendação dietética chave para prevenção de câncer, segundo National Cancer Institute. A planta de rúcula, como muitos outros vegetais na família crucífera, contém glucosinolatos. Estes são fitonutrientes chaves que são considerados a agir contra células de câncer.
Quando mastiga verde folhoso, estes compostos misturam com uma enzima digestiva chamada mirosinase que transforma em outros nutrientes combatendo o câncer conhecidos como isotiocianatos.
Isotiocianatos foram mostrados em estudos a ter atividades anticarcinogênicas, anti-inflamatórias e anti-proliferativas. Rúcula contém grandes quantidades de específicos isotiocianatos contendo enxofre, como sulforafano, e erucina, os mesmos fitonutrientes encontrados em vegetais como repolho chinês. Estes são os que dão para maioria dos vegetais crucíferos sua assinatura, cheio de enxofre.
E são também considerados responsáveis por sua atividade combatendo câncer. Muitos estudos descobrem uma forte relação entre consumo mais alto de vegetais puros contendo estes compostos especiais e um risco reduzido para câncer.
Isotiocianatos neutralizam radicais livres e cancerígenos perigosos que podem levar ao dano de DNA e mutação celular. E também inibem proliferação celular e param o crescimento de tumor canceroso. Estudos mostram que verdes folhosos crucíferos especialmente podem ajudar a prevenir câncer no trato gastrointestinal, como câncer de cólon e bexiga, junto com câncer de próstata, mama, pulmão, esofágico.
A pesquisa mostra que estes mesmos compostos, quando isolados de sementes de rúcula, têm efeitos neuro protetores que podem contrariar produção de citocinas pró-inflamatórias capazes de danificar o cérebro.
Ajuda em Controle do Peso
Rúcula ajuda a emagrecer? Como outros vegetais folhosos, como mostarda verde, pode ser útil por promover um peso saudável porque é denso em nutriente, alimento de baixa caloria. Na realidade, tem menos que 20 calorias por xícara, mas cheio de antioxidantes.
Porque as pessoas tendem a comer mais do que uma xícara de verdes folhosos de uma vez, rúcula é essencialmente um super alimento para emagrecimento e uma grande forma de obter muitas vitaminas, minerais e fitonutrientes enquanto ainda respeitando uma dieta geral de baixa caloria. Os vegetais verdes folhosos oferecem detox de nutrientes e fibra dietética, que ajudam a encher, prevenir deficiências e oferecer energia em andamento.
Ajuda a Prevenir Diabetes
Embora as pessoas tendam a apenas comer folhas de rúcula e não as sementes da planta, a pesquisa clínica confirma que os extratos da planta tomados da semente ajudam a combater flutuações de açúcar no sangue. Uma dieta rica em vegetais verdes é considerada a ser um tipo de tratamento natural para diabetes, já que melhora a capacidade de resposta de insulina.
O extrato de rúcula, ou óleo tirado das sementes sativas Eruca, foi mostrado a ajudar a melhorar resposta de insulina, reduzir hiperglicemia, e reduzir colesterol alto e triglicerídeos em pesquisa animal. Até comer folhas de rúcula em lugar de outros alimentos pode ter efeitos que reduzem inflamação e açúcar no sangue, já é virtualmente livre de açúcar e carboidratos, ainda uma boa forma de encher e adicionar mais volume ao prato.
O extrato de folha de rúcula foi também descoberto a exercer efeitos antidiabéticos em músculo esquelético de cultura, adipócitos e células do fígado, enquanto dietas à base de planta podem também ajudar com controle do diabetes e prevenção.