Ferimentos de ligamento no joelho, como um ligamento cruzado anterior, LCA, pode colocar a pessoa na lateral, rápido. E machucam muito e podem limitar o que faz. Mas mais frequente do que não, uma volta pode ainda ser possível. O tratamento tem mais sucesso do que já teve. Ligamentos são bandas resistentes de tecido que conectam os ossos no corpo. Há 4 ligamentos no joelho que são propensos para ferimento:
- Ligamento cruzado anterior, LCA, é o ligamento mais comumente ferido do joelho. E conecta o osso da coxa para o osso da canela.
- Ligamento cruzado posterior, LCP, também liga o osso da coxa para osso da canela no joelho.
- Ligamento colateral lateral, LCL, conecta o osso da coxa para fíbula, o osso menor da perna inferior no lado de fora do joelho.
- Ligamento colateral medial, LCM, liga o osso da coxa para osso da canela no interior do joelho.
Como É Sentir o Ferimento do Ligamento do Joelho?
Quando a dúvida é sobre a sensação do ferimento do ligamento do joelho, pode ter:
- Dor, muitas vezes súbita e severa.
- Estalar alto durante o ferimento.
- Inchaço dentro das primeiras 24 horas após o ferimento.
- Sensação solta na articulação.
- Inabilidade de colocar peso na articulação sem dor, ou qualquer peso.
Estes ferimentos precisam de atenção. Em alguns casos, como com rompimento de ligamento cruzado anterior, pode precisar de cirurgia assim o joelho vai ficar estável e não vai colapsar quando torcer ou girar.
Tratamentos
Um ferimento de ligamento do joelho leve para moderado pode curar sozinho, em tempo. Para acelerar a cura, pode:
- Descansar o joelho – Evitar colocar muito peso sobre o joelho se for doloroso fazer isso. Pode precisar usar muletas por um tempo.
- Gelo no joelho por 20 a 30 minutos a cada 3 a 4 horas para reduzir a dor e inchaço. Manter isso por 2 a 3 dias, ou até que o inchaço passe.
- Comprimir o joelho. Colocar uma atadura elástica, alças, mangas no joelho para controlar o inchaço.
- Levantar o joelho no travesseiro quando estiver sentado ou deitado.
- Usar um suporte de joelho para estabilizar o joelho e proteger de mais ferimento.
- Tomar analgésicos antiinflamatórios. Drogas não esteroides antiinflamatórias como aspirina, ibuprofeno, naproxeno, vão ajudar com dor e inchaço. Seguir as direções exatamente. Conversar com o médico ou farmacêutico se tiver dúvidas ou sentir que ainda precisa deles após 7 a 10 dias.
- Praticar alongamento e exercícios de fortalecimento se o médico recomenda. Nunca alongar tanto que doa. Perguntar ao médico sobre fisioterapeuta para orientação.
Cirurgia É Necessária?
E sobre cirurgia, é necessária de fato? Apenas o médico pode dizer com certeza. Embora possa haver exceções, a maioria dos ferimentos de ligamento colateral não precisa de cirurgia. No entanto, quando um ligamento cruzado é completamente rasgado ou esticado além de seus limites, a única opção é cirurgia reconstrutiva do joelho. Neste procedimento, um cirurgião vai pegar os tendões de outras partes da perna, ou de um cadáver, para substituir o ligamento rompido.
A reconstrução do ligamento para ferimento de LCA ou LCP é complicado e envolvido. Não é a escolha correta para todos. Alguém que tenha dor no joelho ou instabilidade severa pode escolher fazer. Assim pode um atleta que deseja reconquistar seu nível de desempenho.
Mas se a dor não for um problema, pode escolher pular a cirurgia e aceitar o risco de alguma instabilidade pela vida na perna. Pode também optar por um suporte customizado. Conversar sobre as opções de tratamento com o médico.
Quando Sente Melhor Após o Ferimento de Ligamento do Joelho?
O tempo de recuperação vai depender de quão ruim o ferimento é. As pessoas também curam em tempos diferentes. Na maioria dos casos, a fisioterapia pode ajudar a limitar problemas e acelerar a recuperação. Se tiver um ferimento LCA, a fisioterapia é recomendada com ou sem cirurgia para maximizar a recuperação.
Enquanto se recupera, se a equipe médica concorda, poderia tomar uma nova atividade que não machuca o joelho. Por exemplo, corredores poderiam tentar nadar. Seja o que fizer, não apressar. Não deve voltar para o nível antigo de atividade física até que:
- O médico permita participar.
- Pode completamente dobrar e esticar o joelho sem dor.
- O joelho não dói quando caminha, pula.
- Não está mais inchado.
- O joelho ferido está tão forte quanto o joelho não ferido.
Se começar a usar o joelho antes de estar curado, poderia causar dano permanente.
Prevenção
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a prevenção. Os ferimentos de ligamento de joelho são difíceis de prevenir. Mas pode tomar algumas precauções que podem deixar menos provável de acontecer. Poderia:
- Manter os músculos da coxa fortes com alongamento regular e fortalecimento.
- Aquecer com atividades leves antes de participar das mais pesadas.
- Manter a flexibilidade.
- Fazer mudanças devagar. Não fazer subitamente dos treinos muito mais intensos.