Quais São os Benefícios do Tomate?

Tomates são fonte de beta-caroteno, licopeno e vitamina C, todos dos quais são antioxidantes que protegem contra o dano celular. A pesquisa mostrou que nutrientes em tomates podem reduzir risco de doença cardíaca, doença neurogedenerativa, e diabetes tipo 2.

As pessoas muitas vezes consideram tomates um vegetal para fins nutricionais e culinários devido ao seu sabor, uso em refeições, e conteúdo de nutriente. Tomates são tecnicamente uma fruta porque encaixam na definição botânica de um, são partes suculentas de uma planta que cercam suas sementes. Tomates surgem em muitos tipos, e cores como verde, vermelho e amarelo.

9 Benefícios do Tomate para Saúde

São os benefícios do tomate:

  • Tomate ajuda a função imune.
  • Foi mostrado a reduzir o risco de câncer.
  • Ajuda a melhorar a saúde cardíaca.
  • Tomate pode aumentar a fertilidade masculina.
  • Pode prevenir constipação.
  • Tomate pode reduzir risco de diabetes tipo 2.
  • Protege contra síndrome metabólica.
  • Apoia saúde cerebral.
  • Tomate apoia a recuperação do exercício.

Tomate Ajuda a Função Imune

O suco de tomate é uma fonte de vitamina C e beta-caroteno, antioxidantes que ajudam a apoiar o sistema imune. A pesquisa descobriu que o suco de tomate de forma significativa aumenta os níveis de células imunes, incluindo “células matadoras naturais”, que afastam vírus.

Tomate Ajuda a Melhorar a Saúde Cardíaca

Uma dieta rica em tomate pode reduzir o risco de doença cardíaca, a causa principal de morte para adultos nos Estados Unidos. Uma análise publicada em 2022 relatou que uma ingestão rica de licopeno, assim como níveis altos de sangue do antioxidante, reduziu o risco de doença cardíaca em 14%.

A análise incluiu um estudo que olhou para o efeito de uma dose única de tomates crus, molho de tomate, ou molho com azeite nas medidas de risco de doença cardíaca em pessoas saudáveis. Todas as 3 doses diminuíram o colesterol total e triglicerídeos, um tipo de gordura no sangue, e aumentaram colesterol HDL, bom, e níveis antiinflamatórios. O molho de tomate e azeite tiveram efeito mais forte, provavelmente porque o azeite aumenta a absorção de licopeno.

Tomate Pode Prevenir Constipação

A ingestão inadequada de fluido e fibra pode desencadear constipação. Tomates oferecem ambos nutrientes, com um tomate inteiro contendo mais de 4 onças de água e 1.5 g de fibra. Tomates são fonte de fibra solúvel e insolúvel.

A fibra solúvel retém água para criar uma textura parecida com gel durante a digestão. A fibra insolúvel adiciona volume para fezes. Ambos mudam a forma que o resíduo é fácil de passar. A celulose, hemiceluloses, e fibras de pectina em tomates são resistentes para digestão no intestino grosso e ajudar a formar fezes saudáveis.

Tomate Pode Reduzir o Risco de Diabetes Tipo 2

Quase 15% dos adultos nos Estados Unidos têm diabetes. Outros 38% de adultos têm pré-diabetes, ou açúcar no sangue maior do que o normal. Alguma evidência sugere que licopeno pode prevenir diabetes tipo 2 por proteger as células do dano e diminuindo inflamação. A fibra em tomates pode também reduzir o risco de diabetes tipo 2.

Tomate Apoia a Saúde Cerebral

Mais do que 6 milhões de adultos com idade de 65 e mais nos Estados Unidos têm doença de Alzheimer, uma forma de demência que afeta o comportamento, memória e pensamento. Não há cura para esta doença que piora ao longo do tempo.

Alguma evidência sugere que antioxidantes em tomates, como licopeno, podem proteger contra Alzheimer. A pesquisa descobriu, por exemplo, um declínio mais lento em função cognitiva entre pessoas com idade de 70 e mais velhas, com uma ingestão maior de licopeno do que outras.

Mais pesquisa humana, especificamente em adultos com idade de 60-65, é necessária para melhor entender os benefícios protetores possíveis de tomate e Alzheimer.

Tomate Apoia a Recuperação do Exercício

O exercício pode danificar proteínas no corpo, e os antioxidantes nos tomates podem compensar esse efeito. A análise de 2022 incluía um estudo que olhou para atletas que beberam 3.5 onças de suco de tomate por 2 meses pós-exercício. Os pesquisadores descobriram que o suco de tomate ajudou a melhorar a recuperação de atletas.

Em outro estudo, 15 não atletas saudáveis se exercitaram por 20 minutos em uma bicicleta após beber 5 onças de suco de tomate por 5 semanas, seguido por 5 semanas sem o suco de tomate e outras 5 semanas com o suco. As amostras de sangue mostraram marcadores significativamente menores de sangue associados com dano induzido por exercício quando os participantes beberam o suco de tomate.

Nutrição do Tomate

Um tomate cru inteiro oferece os nutrientes seguintes:

  • Calorias – 22.5.
  • Gordura – 0.25 g.
  • Sódio – 6.25 mg.
  • Carboidratos – 4.86 g.
  • Fibra – 1.5 g.
  • Açúcares adicionados – 0 g.
  • Proteína – 1.1 g.

Consumir tomates em outras formas, incluindo suco, molho, muda a nutrição comparado com o tomate fresco e inteiro. Verificar os rótulos de nutrição para acessar calorias, sódio, açúcares adicionados e mais.

Micronutrientes em Tomate

Os tomates inteiros e frescos são uma fonte de vários micronutrientes, incluindo:

  • Folato – Ajuda a produzir DNA, forma glóbulos vermelhos para prevenir anemia, e funciona com vitaminas B12 e C para quebrar, usar e criar novas proteínas e tecidos.
  • Potássio – Ajuda a construir proteínas no corpo, quebra e usa carboidratos, e regula o ritmo cardíaco e equilíbrio de pH.
  • Vitamina C – Atua como antioxidante, promove cura, ajuda o corpo a absorver ferro.
  • Vitamina K – Ajuda na coagulação do sangue e ajuda a manter ossos fortes.
Back To Top