Remédios Naturais para Osteoartrite

Osteoartrite é uma doença degenerativa que causa os tecidos nas articulações a quebrar. É diferente de osteoporose, que é uma condição que causa os ossos a ficarem frágeis. CDC, Centers for Disease Control and Prevention, diz que de mais de 100 tipos de artrite, osteoartrite é a mais comum, afetando mais de 32.5 milhões de adultos nos Estados Unidos. Com menos de 45 anos, é mais comum em homens. Com mais de 45 anos, é mais comum em mulheres.

Osteoartrite é o tipo mais comum de artrite. É causado por degeneração da articulação ao longo do tempo. Artrite reumatoide é causada por um distúrbio autoimune, onde o sistema imune danifica as articulações afetadas. Embora cada pessoa possa vivenciar osteoartrite de forma diferente, vai comumente ter dor maior na articulação, e rigidez nas mãos, joelhos, quadril, pescoço ou costas inferiores. Enquanto um estudo de 2020 sugere que não é possível curar ou reverter osteoartrite, há tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas.

Remédios Caseiros Funcionam para Osteoartrite?

Para aliviar dor de osteoartrite e rigidez, pode buscar tratamentos médicos e remédios caseiros. Normalmente, o tratamento depende de combinação de medicina convencional e mudanças no estilo de vida. Enquanto remédios podem tratar dor, podem também causar efeitos colaterais quando toma por muito tempo.

Remédios caseiros não são destinados a completamente substituir tratamentos médicos, mas podem ser capazes de ajudar a controlar a dor de osteoartrite com menos efeitos colaterais. Na realidade, uma pesquisa de 2015 mostra que mudanças no estilo de vida e remédios naturais podem ser muito importantes em ajudar a manter longe os sintomas.

É importante discutir os remédios caseiros e mudanças no estilo de vida com o médico antes de tentar. Aqui estão alguns dos remédios caseiros para considerar:

  • Compressas quentes e frias.
  • Banho de sal de epsom.
  • Pomada e creme tópico.
  • Dispositivos de apoio.
  • Remédios de erva.
  • Mudanças no estilo de vida.

Compressa Quente e Fria

Quando se trata da dor, a compressa quente e fria pode ser muito benéfica. E não causam os efeitos colaterais de longo prazo que medicações poderiam. Compressas quentes são úteis para rigidez da articulação, e compressas frias são melhores para dor de articulação.

Arthritis Foundation diz que calor ajuda a aliviar rigidez da articulação e relaxar músculos, enquanto o frio ajuda a melhorar a dor aguda e reduzir inflamação. Compressas podem reduzir a dor muscular ou espasmos ao redor da articulação. Fazer compressa pode ser tão simples quanto usar uma toalha quente ou fria.

Pomada e Creme Tópico

Pode desejar tentar versões tópicas como alternativa para remédios orais sem receita como acetaminofeno e ibuprofeno. Estes géis e cremes podem conter aspirina ou outros analgésicos para aliviar a dor. Pode aplicar diretamente nas articulações afetadas. Estes produtos podem funcionar bem para áreas que são próximas da superfície da pele, como joelhos.

Um exemplo do gel é diclofenaco, uma droga tópica anti-inflamatória não esteroide. Segundo uma análise de 2020, oferece efeito de alívio da dor. Outro remédio caseiro tópico é capsaicina. Capsaicina é um composto feito de pimenta malagueta. Uma análise de 2014 sugere que funciona melhor quando aplica para articulações dolorosas, 3 a 4 vezes por dia. Para evitar exposição do olho acidental, lavar as mãos após cada uso. Pode também desejar tentar outras pomadas, conversar com o médico antes de experimentar qualquer destes produtos.

Dispositivos de Apoio

Arthritis Foundation diz que vários tipos de dispositivos de apoio podem oferecer apoio adicional sem necessidade de remédios. Os dispositivos exatos que escolhe depende das articulações afetadas. Segundo uma análise de 2018, opções incluem:

  • Aparelhos ortodônticos.
  • Bengalas.
  • Ferramentas de agarrar.
  • Bandagem no joelho.
  • Instrumento de sapato.

Mudanças no Estilo de Vida

Para alívio de maior prazo, mudanças no estilo de vida são muitas vezes eficientes. O exercício regular, uma dieta saudável e controle do peso podem ajudar a melhorar a função e saúde da articulação. Ao longo do tempo, os músculos estabilizando as articulações vão fortalecer e proteger contra dano.

Comer uma dieta balanceada pode ajudar a sentir melhor e emagrecer. A pesquisa mostra que certos alimentos são especialmente benéficos para osteoartrite. Em particular, comer uma dieta mediterrânea pode ajudar a consumir as coisas corretas e evitar alimentos que podem piorar os sintomas.

Segundo um estudo pequeno de 2020, vegetais como brócolis, espinafre, alface, couve, repolho são ricos em vitamina K e têm propriedades anti-inflamatórias. Arthritis Foundation também diz que enquanto a evidência não é completamente conclusiva, consumir produtos laticínios com cálcio e vitamina D pode promover saúde do osso e articulação. No entanto, laticínios também contêm caseína, que é um ingrediente que algumas pessoas podem precisar evitar.

Além disso, os bons alimentos para comer incluem castanhas e óleos com base vegetal. Um exemplo de uma análise de 2018 é azeite. Outro bom alimento é o peixe rico em ácidos graxos ômega 3, como salmão. Arthritis Foundation diz que certos alimentos podem agravar sintomas de osteoartrite por aumentar a inflamação do corpo. Estes alimentos incluem:

  • Álcool.
  • Aspartame.
  • Sal.
  • Gordura saturada e trans.
  • Ácidos graxos ômega 6.
  • Açúcar.
  • Carboidratos refinados como pão branco, macarrão ou arroz.
  • Alimentos com glutamato monossódico.
  • Glúten.
  • Caseína.
Back To Top