Tudo Sobre Amamentação

Amamentação do recém nascido nem sempre acontece naturalmente ou facilmente, especialmente no começo, e amamentação pode ter seus altos e baixos. Pode ser uma experiência intensamente amorosa, de conexão, ou pode ser de lágrimas quando as sessões não saem como planejado. Felizmente estar preparada para o que esperar é metade da batalha. Aqui estão as informações sobre amamentação.

Leite Materno Aparece em 3 Estágios

Pode surpreender saber isso no início, o leite materno muda pela semana e cada formulação é elaborada para atender as necessidades do bebê:

  • Colostro – De início, está produzindo substância amarela chamada colostro. Colostro ajuda a oferecer ao bebê os nutrientes e anticorpos que precisa para combater infecções nos dias iniciais. Um pouco segue longo caminho, assim o bebê apenas precisa de algumas colheres de chá de uma vez, o que pode ser tudo que está produzindo.
  • Leite transicional – 3 a 5 dias após o nascimento, colostro é substituído com leite transicional. Apenas como o nome sugere, este leite, que parece como uma mistura de suco de laranja e leite, é o estágio entre o colostro e leite maduro da mama, e é apenas o que o bebê precisa agora.
  • Leite maduro – Geralmente entre o décimo dia e segunda semana, o leite maduro finalmente surge. É branco e um pouco mais fino do que o leite transicional, parecendo leite aquoso desnatado, e pode parecer azulado de início.

Pega Exige Prática

Para a maioria dos bebês, leva um pouco mais de prática para aprimorar a pega adequada. Uma vez que a mãe e o bebê pegam prática, isso acontece naturalmente. Estas dicas podem ajudar:

  • Ficar confortável – Escolher uma cadeira com apoio para costas, pescoço e ombro.
  • Alinhar – O bebê deve sempre estar de barriga com barriga com a mãe. Pode precisar de travesseiros para elevar o bebê à altura do peito.
  • Orientar o bebê – Colocar o mamilo ao redor dos lábios do bebê, passando para trás para frente e esperando pela pega. Trazer o bebê para a mama ao invés de inclinar-se para o bebê, que poderia causar dor nas costas e pescoço. O queixo e ponta do nariz do bebê devem estar na mama.
  • Amamentar e sugar são diferentes – Pode dizer que o bebê está na pega e amamentando, extraindo leite da mama, quando há um padrão de puxar, engolir e respirar.
  • Buscar ajuda – Se estiver com problemas na pega, procurar consulta de lactação. Que pode verificar a situação e fazer sugestões, como usar um protetor de mamilo temporariamente.
  • Tentar – Se não tem uma boa pega, tentar novamente. Colocar o dedo no canto da boca do bebê e tirar o peito. Começar o ciclo até que tenha um selo com o mamilo e aréola coberto.

Amamentar Pode Ser um Trabalho de Tempo Integral

Os recém-nascidos precisam ser alimentados a cada 2 a 3 horas no começo, e cada sessão pode levar um tempo. Vai saber que amamentar é feito quando o bebê completamente drenou ao menos um peito. Para recém-nascidos, isso pode levar entre 20 e 45 minutos em cada sessão.

É importante para o bebê finalizar a amamentação assim ele obtém o leite posterior, que é cheio de gorduras saudáveis, além de primeiro leite, que parece leite desnatado. Deixar o bebê liderar o caminho por deixa-lo afastar quando acabar de mamar. Se ele não fizer isso, esperar até que ele sugue 4 vezes para cada engolida, indicando o peito vazio.

Encontrar a posição correta para a mãe é muito importante. Escolher uma posição de amamentação que funcione melhor parar si faz da amamentação muito mais confortável. Experimentar algumas até que encontre a perfeita.

A mãe bem alimentada significa um bebê bem alimentado. Comer uma dieta pós-parto saudável e permanecer hidratada é chave para sucesso na amamentação. Para o bebê ter os nutrientes que precisa, mas também mantendo a mãe com energia durante esta fase exaustiva.

Amamentar Não Deve Ser Doloroso

As mamas são o ativo número 1 quando amamenta. Mas quando estão trabalhando ao longo do tempo, pode ter alguns desafios. Algumas causas comuns da dor da amamentação e mamilo incluem:

  • Mastite.
  • Dutos de leite bloqueados.
  • Mamilos machucados ou rachados.

Não Ficar Muito Ansiosa Sobre o Suprimento de Leite

Não há nada mais estressante para as novas mães do que se preocupar sobre se seus bebês estão obtendo leite suficiente. Pode ser difícil dizer se está produzindo suficiente, mas não se preocupar. Não tem que medir o leite da mama para saber com certeza.

Aqui estão algumas outras formas de assegurar que o bebê está bem alimentado:

  • Contar as fraldas – As fraldas sujas podem dizer muito sobre os hábitos alimentares do bebê. Ele deve ter entre 6 a 12 fraudas molhadas e movimentos intestinais por dia.
  • Verificar por agitação – Se o bebê estiver cochilando e parece satisfeito, alimentar é provavelmente não um problema. Mas se está chorando e sugando tanto os dedos, ele provavelmente está com fome ainda.
  • Visitas ao médico – O médico vai verificar o peso do bebê em cada visita e vai traçar um gráfico de crescimento. O bebê vai perder peso corporal de início devido à perda de fluido após o nascimento, mas deve ganhar de volta dentro de 10 a 14 dias. Bebês devem ganhar em torno de 5 a 7 onças por semana.

Vazamentos Acontecem

Falar com o bebê, ouvir a voz dele, ou mesmo ver uma foto pode começar o processo de soltar antes da sessão da amamentação. Isso é especialmente verdade no começo. Se teve vazamentos, planejar antes pode ajudar:

  • Manter absorventes para seio em mãos.
  • Se os vazamentos se tornam um problema pela noite, colocar toalhas sob o corpo enquanto dorme, assim não vai ter que trocar o lençol ao acordar.
  • Esconder o vazamento melhor por usar estampas escuras ao invés de sólidas, que vai ganhar tempo até chegar em casa.
  • Não bombear – Os seios que vazam não são ajudados por bombear extra. Na realidade, isso apenas aumenta o suprimento e piora o problema.

Amamentação pode ser uma montanha russa emocional no início, mas com o tempo e paciência, a mãe e bebê vão provavelmente pegar prática. Assim, ter fé! Desde que é uma excelente maneira de nutrir e de conexão com o pequeno, vale o esforço.

Back To Top