Como Livrar-se das Cáries?

Enquanto tratamentos caseiros incluindo pasta de dente com flúor não vão livrar das cáries existentes, podem ajudar a prevenir as novas. Vai precisar visitar o dentista para remover uma cárie. As cáries dentais são pequenos buracos na superfície dura do dente.

E são causadas por bactéria na superfície dos dentes criando ácido do açúcar. O culpado mais comum é uma bactéria conhecida como Streptococcus mutans. A bactéria forma um filme pegajoso conhecido como placa. Os ácidos na placa removem minerais de desmineralizar o esmalte, um revestimento dos dentes feito principalmente de cálcio e fosfato. Esta erosão causa pequenos buracos no esmalte. Uma vez que o dano do ácido se espalha na camada de dentina sob o esmalte, uma cárie se forma.

Livrando-se das Cáries em Casa

Muitos tratamentos caseiros são baseados de um estudo dos anos 1930 que sugeriu que as cáries são causadas por falta de vitamina D na dieta. Neste estudo, crianças que adicionaram vitamina D na sua dieta mostraram uma redução nas cáries. No entanto, aqueles que adicionaram vitamina D enquanto também removendo produtos de grão das suas dietas tiveram os melhores resultados. Isso é possivelmente porque grãos podem grudar nos dentes.

Não obter suficiente vitamina D pode deixar os dentes mais suscetíveis às cáries, mas agora se entende que esta é apenas uma parte. Outros fatores de risco para cáries incluem:

  • Boca seca ou ter condição médica que reduza a quantidade de saliva na boca.
  • Comer alimentos que grudam nos dentes, como doce e alimentos grudentos.
  • Lanche frequente com alimentos açucarados ou bebidas, como refrigerante, cereais, e sorvete.
  • Azia devido ao ácido.
  • Limpeza inadequada dos dentes.
  • Alimentação infantil antes de dormir.

Uma vez que a cárie penetrou na dentina, não vai ser capaz de se livrar disso em casa. Os remédios caseiros abaixo podem ajudar a prevenir cáries ou tratar “pré-cárie” por remineralizar as áreas enfraquecidas do esmalte antes que a cárie se desenvolva:

  • Chiclete sem açúcar.
  • Vitamina D.
  • Escovar com pasta de dente com flúor.
  • Cortar alimentos açucarados.
  • Extração de óleo.
  • Raiz de alcaçuz.

Chiclete Sem Açúcar

Mastigar chiclete sem açúcar após refeições foi mostrado em ensaios clínicos a ajudar a remineralizar o esmalte. O chiclete contendo xilitol foi pesquisado extensivamente por sua habilidade de estimular o fluxo de saliva, aumentar o pH da placa, e reduzir S. mutans, mas estudos de longo termo são necessários. O chiclete sem açúcar contendo um composto chamado CPP-ACP foi mostrado a reduzir S. mutans ainda mais que chiclete contendo xilitol.

Vitamina D

A vitamina D é importante para ajudar a absorver cálcio e fosfato do alimento que come. Estudos mostram uma relação inversa entre comer alimentos ricos em vitamina D e cálcio, como iogurte, e cáries em crianças pequenas. Pode obter vitamina D dos produtos laticínios, como leite e iogurte. Pode também obter vitamina D do sol. Mais pesquisa recente tem desafiado como a vitamina D pode afetar a saúde dentária.

Escovar com Pasta de Dente com Flúor

Flúor desempenha um papel importante em prevenir cáries e remineralizar o esmalte. A pesquisa extensiva foi feita para mostrar que escovar regularmente os dentes com pasta de dente de flúor previne cáries. A maioria dos estudos foi conduzida em crianças ou adolescentes, assim mais pesquisa é necessária em adultos e idosos.

Cortar Alimentos Açucarados

Este é o remédio de cárie que ninguém gosta de ouvir, parar de comer tanto açúcar. A Organização Mundial de Saúde diz que comer açúcar é o fator de risco mais importante para cáries. E recomendam reduzir a ingestão de açúcar para menos de 10 por cento da ingestão total calórica para o dia.

Se for obter açúcar, tentar não lanchar com alimentos açucarados pelo dia. Uma vez que o açúcar sumir, o esmalte tem a chance de remineralizar. Mas se estiver constantemente comendo açúcar, o dente não tem a chance de remineralizar.

Extração de Óleo

É uma prática antiga que envolve balançar o óleo, como de coco ou de gergelim, na boca por aproximadamente 20 minutos, então cuspir. As alegações que extração de óleo “remove toxinas” do corpo não são apoiadas pela evidência. Mas um pequeno ensaio clínico triplo-cego e controlado por placebo mostrou que a extração de óleo com óleo de gergelim diminui placa, gengivite, e número de bactérias na boca tão eficazmente como enxaguante bucal de clorexidina. Estudos maiores são necessários para confirmar estes efeitos.

Raiz de Alcaçuz

Extratos da planta chinesa de alcaçuz, Glycyrrhiza uralensis, podem combater a bactéria responsável pelas cáries dentárias, segundo ao menos um estudo. Um pesquisador levou isso ao próximo nível e criou um pirulito de alcaçuz para ajudar a combater a cárie de dente. Estudos pilotos usando extrato de alcaçuz no pirulito mostraram que eram eficientes em reduzir de forma significativa S. mutans na boca e prevenir cáries. Estudos maiores e mais longos são necessários.

Visita ao Dentista

Muitos problemas dentários, mesmo cáries profundas, desenvolvem sem qualquer dor ou outros sintomas. A verificação regular dentária é a melhor forma de pegar a cárie antes que fique pior. O diagnóstico cedo significa tratamento mais fácil. Tratamento no dentista para cárie pode incluir:

  • Tratamentos de flúor – Os tratamentos profissionais de flúor contêm mais flúor do que a pasta de dente e enxaguante bucal que pode comprar. Se o flúor mais forte for necessário diariamente, o dentista pode oferecer uma prescrição.
  • Preenchimento – Os preenchimentos são o tratamento principal quando uma cárie progrediu além do esmalte.
  • Coroas – A coroa é uma cobertura adequada ou capa que é colocada sobre o dente para tratar cárie extensiva.
  • Canal da raiz – Quando a cárie atinge o material interior do dente, a polpa, um canal de raiz pode ser necessário.
  • Extrações de dente – Esta é a remoção de um dente gravemente careado.

 

Back To Top