Colesterol Alto – Causas, Sintomas e Tratamento

Colesterol é um tipo de lipídio. É uma substância cerosa, parecida com gordura, que o fígado produz naturalmente. É vital para formação das membranas celulares, certos hormônios, e vitamina D. Colesterol não dissolve na água, assim não pode viajar pelo sangue sozinho. Para ajudar a transportar o colesterol, o fígado produz lipoproteínas.

Lipoproteínas são partículas feitas da gordura e proteína. E carregam colesterol e triglicerídeos, outro tipo de lipídio, através da corrente sanguínea. As 2 principais formas de lipoproteína são lipoproteína de baixa densidade, LDL, e lipoproteína de alta densidade, HDL.

O colesterol LDL é qualquer colesterol carregado pelas lipoproteínas de baixa densidade. Se o sangue contém muito colesterol LDL, pode ser diagnosticado com colesterol alto. Sem tratamento, o colesterol alto pode levar a muitos problemas de saúde, incluindo ataque cardíaco e acidente vascular encefálico. O colesterol alto raramente causa sintomas no começo. É o motivo de ser importante verificar os níveis de colesterol em base regular.

Sintomas do Colesterol Alto

Na maioria dos casos, o colesterol alto é uma condição “silenciosa”. E normalmente não causa quaisquer sintomas. Muitas pessoas nem percebem que têm colesterol alto até que desenvolvam complicações sérias, como ataque cardíaco ou acidente vascular encefálico. É o motivo de verificação de rotina de colesterol ser importante. Se tiver 20 anos ou mais, perguntar ao médico se deve ter triagem de colesterol de rotina.

Causas do Colesterol Alto

Comer muitos alimentos que são ricos em colesterol, gorduras saturadas, e gorduras trans pode aumentar o risco de desenvolver colesterol alto. Viver com obesidade pode também aumentar o risco. Outros fatores de estilo de vida que podem contribuir para colesterol alto incluem inatividade e fumar.

A genética pode também afetar as chances de desenvolver colesterol alto. Genes são passados de pais aos filhos. Certos genes instruem o corpo a como processar colesterol e gorduras. Se os pais têm colesterol alto, filhos podem estar em risco maior de ter também.

Em casos raros, o colesterol alto é causado por hipercolesterolemia familiar. Este distúrbio genético previne o corpo de remover LDL. Segundo National Human Genome Research Institute, a maioria dos adultos com esta condição tem níveis de colesterol totais acima de 300 miligramas por decilitro e níveis de LDL acima de 200 miligramas por decilitro. Outras condições de saúde, como diabetes e hipotireoidismo, podem também aumentar o risco de desenvolver colesterol alto e complicações relacionadas.

Colesterol LDL ou Colesterol Ruim

Colesterol LDL é muitas vezes chamado de colesterol ruim. E leva colesterol às artérias. Se os níveis de colesterol LDL estão muito altos, pode acumular nas paredes das artérias. Este acúmulo é também conhecido como placa de colesterol.

Esta placa pode estreitar as artérias, limitar o fluxo de sangue, e aumentar o risco de coágulos de sangue. Se um coágulo de sangue bloqueia uma artéria no coração ou cérebro, pode causar ataque cardíaco ou acidente vascular encefálico.

Colesterol HDL ou Colesterol Bom

Colesterol HDL é por vezes chamado de colesterol bom. E ajuda a retornar o colesterol LDL ao fígado para ser removido do corpo. Isso ajuda a prevenir placa de colesterol de acumular nas artérias. Quando tiver níveis saudáveis de colesterol HDL, pode ajudar a reduzir risco de coágulos de sangue, doença cardíaca, e acidente vascular encefálico.

Triglicerídeos, Tipo Diferente de Lipídio

Triglicerídeos são outro tipo de lipídio. São diferentes de colesterol. Enquanto o corpo usa colesterol para construir células e certos hormônios, usa triglicerídeos como fonte de energia. Quando come mais calorias do que o corpo pode usar imediatamente, converte estas calorias em triglicerídeos. E armazena triglicerídeos em células de gordura. E utiliza ainda lipoproteínas para circular triglicerídeos através da corrente sanguínea.

Se come regularmente mais calorias do que o corpo pode usar, os níveis de triglicerídeos podem se tornar muito altos. Isso pode aumentar o risco de vários problemas de saúde, incluindo doença cardíaca e acidente vascular encefálico. O médico pode usar um exame de sangue para medir o nível de triglicerídeo, assim como níveis de colesterol.

Tabela dos Níveis de Colesterol

Ser diagnosticado com colesterol alto não automaticamente significa que vai ser colocado na medicação. Se o médico prescreve o remédio, fatores diferentes podem influenciar o tipo de medicação que recomendam. Com isso em mente, a maioria dos médicos usa medidas generalizadas para decidir sobre os planos de tratamento. E podem categorizar estas medidas como desejável, limítrofe alto, ou colesterol alto.

Segundo National Library of Medicine, o colesterol total da maioria dos adultos pode ser categorizado como:

  • Colesterol total inferior a 200 mg/dL – Categoria desejável.
  • Colesterol total de 200-239 mg/dL – Categoria de limítrofe alto.
  • Colesterol total de 240 mg/dL e acima – Categoria alta.

National Library of Medicine também oferece categorias de ótima para alta de níveis de colesterol LDL, ruim:

  • Níveis de colesterol ruim, LDL, menor que 100 mg/dL – Categoria ótima.
  • Níveis de colesterol ruim de 100-129 mg/dL – Categoria próxima à ótima.
  • Níveis de colesterol ruim de 130-159 mg/dL – Categoria de limítrofe alto.
  • De 160-189 mg/dL – Categoria alta.
  • De 190 mg/dL e acima – Categoria muito alta.

Novamente, estas medidas são gerais. A pessoa e o médico vão considerar outros fatores pessoais antes de decidir sobre o plano de tratamento.

Complicações do Colesterol Alto

Sem o tratamento, o colesterol alto pode causar placa a acumular nas artérias. Ao longo do tempo, esta placa pode estreitar as artérias. Esta condição é conhecida como aterosclerose. Aterosclerose é uma condição séria. Pode limitar o fluxo de sangue através das artérias. E também aumenta o risco de desenvolver coágulos de sangue perigosos. Aterosclerose pode resultar em muitas complicações que ameaçam a vida, como:

  • Acidente vascular encefálico.
  • Ataque cardíaco.
  • Angina, ou dor no peito.
  • Pressão arterial alta.
  • Doença vascular periférica.
  • Doença do rim crônica.

O colesterol alto pode também criar um desequilíbrio de bile, aumentando o risco de pedra na vesícula.

Como Reduzir o Colesterol?

Se tiver colesterol alto, o médico pode recomendar mudanças no estilo de vida para ajudar a reduzir. Por exemplo, podem recomendar mudanças na dieta, hábitos de exercício, ou outros aspectos da rotina diária. Se fumar, vão provavelmente aconselhar a parar. O médico pode também prescrever remédios ou outros tratamentos para ajudar a diminuir os níveis de colesterol. Em alguns casos, podem referir a um especialista para mais cuidado.

São destaques aqui:

  • Redução do colesterol através da dieta.
  • Medicação para colesterol.
  • Remédios caseiros para reduzir colesterol naturalmente.
Back To Top