Alimentos Frescos vs Alimentos Congelados

Muitas pessoas se recusam a optar pelos alimentos congelados. E acreditam que apenas vão encontrar alimentos processados, cheios de conservantes, que são inferiores aos alimentos frescos.

A cultura de saúde colocou pressão sobre as marcas de alimento a criar refeições mais saudáveis congeladas, e a indústria respondeu. Além disso, há pesquisa que sugere que comprar produtos congelados pode até ser mais saudável do que comprar fruta fresca e vegetais. É importante entender as razões.

Produtos Frescos vs Produtos Congelados

Contrário ao que possa pensar, as frutas e vegetais congelados podem ser mais nutritivos, de melhor qualidade e mais baratos. E também têm automaticamente uma validade maior. Como? Inicialmente, vale analisar os produtos frescos.

Os produtos frescos na loja nem sempre estão em seu pico nutricional. Maçãs, por exemplo, têm sua temporada, mas é possível compra-las em qualquer momento do ano. Nos Estados Unidos, a maçã é normalmente colhida quando levemente verde, leva um spray com um químico para retardar seu amadurecimento, encerada e encaixotada e mantida em armazém até estar pronta para enviada à loja.

Em apenas alguns dias, a maçã vai começar a perder seu valor nutricional mesmo antes de ser descompactada. Por outro lado, os produtos congelados muitas vezes são colhidos quando maduros e congelados imediatamente para evitar perda de nutriente.

Cientistas apoiam isso, também. Em um estudo, pesquisadores conduziram 40 testes que mediram os níveis de nutriente em produto de 3 dias versus seus equivalentes congelados. E não descobriram diferenças nos conteúdos de vitamina entre nutrientes nas frutas frescas e congeladas e vegetais.

Até mais interessante, as quantidades de vitamina A, vitamina C e folato de algumas destas frutas congeladas e vegetais foram mais altos do que os produtos armazenados frescos. É claro, há algumas exceções. Se tiver um jardim ou viver próximo de mercado de fazenda, os alimentos frescos estarão em temporada e cheios de nutrientes.

É também uma boa forma de apoiar as fazendas locais e apoiar o meio ambiente. Por outro lado, os produtos de fazenda serão mais caros e terão um prazo de validade menor. Tudo segue para os valores pessoais da pessoa, orçamento e escolhas de estilo de vida.

Talvez a melhor abordagem é escolher uma mistura de congelado e fresco para maximizar a ingestão nutricional. No verão, pêssegos, tomates, e milho estão em temporada, assim considerar comprar estes frescos. Para versatilidade, comprar peras congeladas, que pela primavera não mais estarão em temporada.

Refeições Congeladas São Saudáveis Então?

Além das frutas e vegetais, muitas pessoas são cautelosas de comprar refeições congeladas. E têm medo que arroz, pizza, por exemplo, estarão cheios de conservantes, sal e gordura. Enquanto alguns alimentos congelados certamente não são bons, isso começa a se tornar exceção, não a regra.

Como mencionado, mais e mais marcas estão ouvindo à demanda para alimentos mais saudáveis e estão criando refeições com listas menores de ingrediente, menos açúcar adicionado, e mais vegetais. Para identificar uma refeição congelada saudável de uma não saudável, atenção com rótulo de nutrição.

Ler o número de calorias, sódio, gordura saturada, e açúcar por porção. Especialistas recomendam que refeições congeladas contenham menos de 600 mg de sódio, um máximo de 25 g de gordura, e total de calorias em torno de 400.

Olhar para a lista de ingredientes também. Os ingredientes serão listados em quantidade do mais para menos, assim atenção com os primeiros itens que enxergar. Dito isso, se verificar qualquer nome de alimento alheio no final da lista, geralmente quer dizer seu conservante ou aditivo.

Algumas pessoas podem se preocupar sobre conteúdo de sódio, mais um ponto importante aqui. Sódio é muitas vezes usado como conservante e uma forma de melhorar o sabor, embora mais e mais marcas estejam oferecendo opções pobres em sódio para o corredor de congelado. Novamente, ler o rótulo nutricional e escolher os alimentos que contenham menos de 600 mg de sódio por porção.

Mas Alimento Congelado Não É Mais Caro?

Em alguns casos, as refeições congeladas mais saudáveis serão oferecidas mais caras do que poderia replicar em casa. Mas, é difícil colocar um preço em conveniência, se tiver uma vida corrida, preparar uma refeição saudável em 5 minutos contra 50 minutos faz grande diferença, com certeza.

Além disso, os alimentos congelados são muito mais acessíveis do que ir ao restaurante ou fazer pedido. Comprar um punhado de refeições congeladas para manter no freezer vai salvar muito dinheiro, e calorias, quando tem vontade de pedir no restaurante local chinês.

Com planejamento, ler com atenção o rótulo nutricional, e uma mente aberta, alimentos congelados podem ser também, se não mais nutritivos do que suas contrapartes frescas. Reconsiderar fazer do corredor de alimento congelado um novo amigo, e desfrutar dos alimentos congelados saudáveis com a família e amigos. Certamente com a vida agitada atual, trata-se de certa praticidade para a rotina, com as refeições congeladas.

Back To Top