A medicação para dor não é a única opção disponível para alívio da dor. Da próxima vez que tiver uma dor de dente, nas costas, ou qualquer outra dor, pode tentar um analgésico natural ou de erva como cúrcuma.
Alívio Natural para Dor
Se tiver uma dor de dente, nas costas, ou qualquer outro tipo de dor, o primeiro impulso pode ser buscar por um remédio de dor. Muitas pessoas dependem de remédios, mas podem vir com risco de efeitos colaterais, interações de droga, e por vezes uso indevido.
Enquanto certas circunstâncias possam exigir um analgésico sem receita ou de prescrição, pode também ser possível encontrar algum alívio que precisa de variedade de analgésicos naturais. Muitas ervas e especiarias têm um longo histórico de ser usado para aliviar inflamação e dor.
Estes analgésicos naturais caem sob a categoria de tratamento conhecido como medicina alternativa, que também inclui acupuntura, ioga, reiki, e outras práticas. Pode haver muitos benefícios para aliviar a dor e inflamação mais naturalmente, mas manter em mente que estes remédios naturais podem de modo ocasional interferir com outros remédios que está tomando.
Além disso, alguns analgésicos naturais não foram bem estudados em humanos, especialmente quando se trata de dosagem, e muitos suplementos não são testados por um laboratório independente para assegurar qualidade ou segurança. Suplementos não são também regulados por qualidade por FDA, Food and Drug Administration, por exemplo, como as drogas são.
Se estiver lidando com dor ou problemas crônicos, é melhor falar com o médico antes de comprar qualquer remédio natural. Os profissionais de medicina interativa, que são médicos com treinamento em remédios mais naturais, podem ser grande opção se estiver buscando alternativas de terapia de dor.
É também importante consultar um profissional de saúde qualificado antes de adicionar quaisquer suplementos para a rotina, especialmente se tiver qualquer condição de saúde subjacente ou tomar outros remédios.
São os 5 analgésicos naturais:
- Boswellia.
- Cúrcuma.
- Cravo.
- Acupuntura.
- Calor e gelo.
Boswellia
Boswellia, conhecido como incenso, é muitas vezes usado na medicina ayurvédica. A resina das árvores Boswellia serrata é o que normalmente se transforma em tinturas, comprimidos, ou tratamentos tópicos.
Boswellia é muitas vezes usada para tratar:
- Sintomas de asma.
- Artrite.
- Colite, cólon inflamado.
- Inflamação geral.
- Redução de fluido de edema cerebral, inchaço do cérebro.
- Redução do dano da pele devido à radioterapia.
Um estudo de 2020 envolvendo 545 pessoas descobriu que boswellia foi um tratamento seguro e eficiente para osteoartrite, aliviar dor e rigidez. Enquanto boswellia é geralmente seguro, a aplicação tópica pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas. E pode também negativamente interagir com certos remédios, incluindo anticoagulante e drogas antiplaquetárias. Se estiver tomando uma destas drogas, o extrato de boswellia pode aumentar a possibilidade de sangramento.
Cravo
Cravos são muitas vezes usados para temperar carne e pratos de arroz. Cravo moído é usado em tortas e muitos outros alimentos. E é também amplamente usado como analgésico natural devido ao seu conteúdo de eugenol, um analgésico natural que é ainda usado em alguns produtos para dor. Cravos podem ser encontrados em cápsulas ou pó. O óleo de cravo é também disponível e pode ser aplicado topicamente para reduzir dor.
O cravo é usado para tratar uma gama ampla de condições, como:
- Náusea.
- Resfriados.
- Dor de cabeça.
- Inflamação de artrite.
- Dor de dente.
- Indigestão.
- Diarréia.
Alguma pesquisa também sugere que o cravo poderia ser usado para tratar infecções fúngicas, mas mais estudo de alta qualidade em humanos é necessário.
Quando usado como tratamento, o cravo pode ser associado com efeitos colaterais como:
- Problemas no fígado.
- Reações alérgicas.
- Irritação da pele.
- Maior sangramento.
Embora o óleo de cravo possa se aplicado topicamente para tratar problemas como dor de dente, o óleo de cravo não diluído realmente pode machucar a gengiva, assim certificar de falar com o dentista antes de tentar em casa.
As pessoas com distúrbios de sangramento ou os que estão tomando remédio anticoagulante devem também ter cuidado quando consumindo produtos de cravo, já que o cravo e seu óleo podem aumentar o risco de sangramento. Por esta razão, é importante consultar o médico antes de usar suplementos de erva que contenham cravo.
Calor e Gelo
Entre os remédios para dor caseiros mais comuns está aplicar o gelo e calor diretamente nos locais de dor. Enquanto este tratamento possa parecer óbvio, nem todos sabem exatamente quando usar gelo ou calor. Aplicar gelo para reduzir o inchaço e inflamação logo após vivenciar músculo tenso, tendão, ou ligamento pode trazer alívio.
Uma vez que a inflamação diminuiu, o calor pode ajudar a diminuir a rigidez que vem com entorse e tensão. O calor ou frio usado brevemente na cabeça pode também ajudar a reduzir a dor de cabeça, enquanto o gelo pode ajudar a aliviar a dor nas costas inferiores.
Se o problema doloroso for artrite, o calor úmido aplicado na articulação afetada vai ajudar mais do que gelo. A compressa quente úmida pode ser esquentada no micro-ondas e usada muitas vezes, fazendo dela eficiente e fácil de usar.
Aplicar uma compressa de gelo pode ajudar a tratar problemas como:
- Inchaço.
- Sangramento.
- Inflamação.
- Dor de cabeça.
- Dor nas costas inferiores.
- Músculos tensos, tendões ou ligamentos.
Enquanto isso, aplicar o calor pode oferecer alívio de condições como:
- Rigidez da articulação.
- Espasmos musculares.
- Artrite.
- Dores de cabeça.
Aplicar o calor ou gelo para um ferimento por muito tempo poderia aumentar o risco de queimaduras e outros efeitos colaterais. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de terapia de frio ou calor incluem:
- Queimaduras.
- Queimadura de gelo ou por frio.
- Dormência.
- Coceira.
- Dor.
- Bolhas.
Se machucar ou vivenciar dor crônica, falar com o médico ou farmacêutico sobre como melhor usar o calor ou frio para ajudar a aliviar a dor.
Cuidado ao Controlar a Dor
Os analgésicos naturais descritos podem apenas ser eficientes para causas específicas da dor e podem não funcionar para todos. Porém, estas opções naturais podem ao menos dar algumas opções para tentar, sozinho ou com remédios sem prescrição, ou com prescrição.
Lembrar-se que a dor é o sinal do corpo que algo está mal. E pode ser temporária, como com um músculo tenso, mas pode também significar um problema de saúde sério que exige tratamento médico. Não hesitar de buscar um profissional de saúde para diagnosticar a fonte da dor e discutir as melhores opções para tratar.
Além disso, sempre falar com o médico ou farmacêutico antes de usar qualquer suplemento ou produto de erva, especialmente se tiver quaisquer condições de saúde ou estiver tomando outros remédios.