Muitos remédios caseiros existem que podem ajudar a tratar variedade de coisas, como resfriados, inflamação e dor. Estes não são sempre apoiados pela pesquisa. Mas, cientistas sugerem que alguns podem realmente funcionar. Chances são que usou um remédio caseiro em algum momento: chás de erva para resfriado, óleos essenciais para dor de cabeça, suplementos com base vegetal para melhor noite de sono.
Talvez foi a avó ou leu online sobre isso. O ponto é que experimentou, e talvez agora pense, “devo experimentar novamente?”. Não é claro exatamente o que faz um remédio caseiro funcionar. É uma mudança real fisiológica no corpo ou mais um efeito placebo?
Felizmente, em décadas recentes, cientistas perguntaram as mesmas questões em laboratório, e estão encontrando que alguns remédios com base vegetal não são apenas contos antigos. E assim, para o cético que precisa de mais que um placebo para sentir-se bem, é plausível. Aqui estão os remédios caseiros apoiados pela ciência:
- Cúrcuma para dor e inflamação.
- Pimenta para dor e ulceração.
- Gengibre para dor e náusea.
- Cogumelo shiitake.
- Óleo de eucalipto para alívio da dor.
- Lavanda para enxaqueca e ansiedade.
- Hortelã para dor muscular e digestão.
- Fenacho para amamentação.
- Alimentos ricos em magnésio para tudo.
Cúrcuma para Dor e Inflamação
Quem nunca ouviu sobre a cúrcuma? A cúrcuma tem sido usada, principalmente no sul da Ásia como parte da medicina ayurvédica, por quase 4000 anos. Quando se trata de fins medicinais provados, a especiaria dourada pode ser melhor para tratar dor, especificamente dor associada com inflamação.
Vários estudos descobriram que a curcumina é responsável pelo fator importante da cúrcuma. Em um estudo, as pessoas com dor de artrite notaram que seus níveis de dor foram mais reduzidos após tomar 500 mg de curcumina do que 50 mg de diclofenaco sódico, uma droga anti-inflamatória.
Outros estudos apoiam esta afirmação de alívio da dor também, notando que o extrato de cúrcuma foi tão eficiente como ibuprofeno parar tratar a dor em pacientes com osteoartrite de joelho. Não moer a cúrcuma, que mancha muito, para alívio imediato, porém. A quantidade de curcumina na cúrcuma é em máximo 3%, ou seja, é melhor tomar suplementos de curcumina para alívio.
É sugerido que 2 a 5 g da especiaria pode ainda oferecer alguns benefícios. Apenas certificar que adiciona pimenta preta para melhorar a absorção. Cúrcuma é sobre jogo longo. Consumir meia a uma e meia colher de chá de cúrcuma por dia deve começar a oferecer benefícios perceptíveis após 4 a 8 semanas.
Gengibre para Dor e Náusea
É quase lei tentar o gengibre quando tem um resfriado, dor de garganta, ou vivenciando enjôo matinal e náusea. Fazer uma xícara é muito padrão, raspar o gengibre no chá para um efeito mais forte. Mas o outro benefício do gengibre que passa menos percebido é sua eficiência como anti-inflamatório.
Da próxima vez que sentir um pouco enjoado e tive uma dor de cabeça, experimentar o gengibre. Ele funciona de forma diferente de outros analgésicos que visam inflamação. E bloqueia a formação de certos tipos de compostos inflamatórios e quebra a inflamação existente através de um antioxidante que interage com acidez no fluido entre as articulações. Seus efeitos antiinflamatórios surgem sem riscos de drogas anti-inflamatórias não esteroides.
Para o chá de gengibre, ralar metade de uma polegada do gengibre cru. Ferver 2 xícaras de água e colocar o gengibre. Deixar por 5 a 10 minutos, adicionar suco de um limão, e adicionar mel ou néctar de agave para sabor.
Cogumelo Shiitake
Lentinano, também conhecido como AHCC, ou composto ativo correlacionado com hexose, é um extrato de cogumelos shiitake. E promove efeitos antiinflamatórios e antioxidantes em nível celular. Um estudo em placa de petri sugere que AHCC pode ajudar ao inibir células do câncer de mama, e sua interação com o sistema imunológico pode ajudar a combater câncer por melhorar o sistema imune enfraquecido por quimio.
Se descobriu que o caldo de osso conforta, colocar alguns cogumelos shiitake picados da próxima vez. Um estudo descobriu que comer 5 a 10 g de cogumelos shiitake a cada dia ajudou a melhorar o sistema imunológico humano após 4 semanas.
Óleo de Eucalipto para Alívio da Dor
O óleo de eucalipto tem um componente chamado 1,8-cineol, que pode ajudar a aliviar a dor. O componente tem um efeito parecido com morfina, quando testado em ratos. E para os fãs de óleo essencial, o óleo de eucalipto foi mostrado a aliviar as dores corporais mesmo após inalação.
No entanto, inalar óleo de eucalipto não é para todos. Este óleo pode desencadear asma e pode ser nocivo para animais de estimação. E pode também levar ao sofrimento respiratório em crianças.
Atenção para Uso dos Remédios Caseiros Corretamente
Enquanto a maioria destes remédios naturais não tenha quaisquer efeitos colaterais significativos, podem ser danosos se usados em quantidades excessivas. Certas pessoas podem também ser mais sensíveis para quantidades de dosagem, assim se estiver com qualquer medicação ou viver com uma condição que seja afetada pela dieta, conversar com o médico antes de consumir estes alimentos regularmente.
E se tiver uma reação alérgica ou piora dos sintomas de qualquer remédio caseiro, falar com o médico imediatamente. Manter em mente que remédios caseiros nem sempre podem ser seguros ou eficientes para si. Enquanto estes sejam apoiados pelos estudos científicos, um estudo único ou ensaio clínico nem sempre cobre as comunidades diversas ou corpos. O que a pesquisa nota como benéfico pode nem sempre funcionar para si.
Muitos dos remédios listados são os que as pessoas cresceram com, uns que famílias passaram e apresentaram desde crianças, e as pessoas procuram por eles quando precisam de conforto.