9 Formas de Melhorar a Imunidade

Priorizar o sono, permanecer hidratado, e comer alimentos nutritivos são apenas algumas formas de apoiar o sistema imunológico e reduzir o risco de certas doenças. Se deseja melhorar a saúde imune, pode imaginar como ajudar o corpo a combater as doenças.

Enquanto apoiar a imunidade seja mais fácil de falar do que fazer, várias mudanças na dieta e estilo de vida podem fortalecer as defesas naturais do corpo e ajudar a combater patógenos danosos, ou organismos que causam doença. Aqui estão as 9 dicas para fortalecer a imunidade naturalmente:

  • Dormir o suficiente.
  • Comer mais alimentos integrais vegetais.
  • Comer mais gorduras saudáveis.
  • Comer mais alimentos fermentados ou tomar suplemento probiótico.
  • Limitar açúcares adicionados.
  • Engajar em exercício moderado.
  • Permanecer hidratado.
  • Controlar os níveis de estresse.
  • Usar suplemento com sabedoria.

Engajar em Exercício Moderado

Embora o exercício intenso prolongado possa suprimir o sistema imune, o exercício moderado pode oferecer melhoria. Estudos indicam que mesmo uma única sessão de exercício moderado pode melhorar a eficácia de vacinas em pessoas com sistema imune comprometido. Além disso, o exercício moderado pode reduzir inflamação e ajudar as células imunes a regenerar regularmente.

Exemplos de exercício moderado incluem caminhada rápida, ciclismo estável, natação. A maioria das pessoas deve visar por ao menos 150 minutos de exercício moderado por semana.

Permanecer Hidratado

A hidratação não necessariamente protege de germes e vírus, mas prevenir a desidratação é importante para a saúde geral. Desidratação pode causar dor de cabeça e impedir desempenho, foco, humor, digestão e função de coração e rim. Estas complicações podem aumentar a susceptibilidade para doença.

Para prevenir desidratação, deve beber suficiente fluido diariamente para fazer da urina amarelo claro. A água é recomendada porque é livre de calorias, aditivos e açúcar. Enquanto o chá e suco são também hidratantes, é melhor limitar a ingestão de suco de fruta e chá adocicado por causa de seu teor alto de açúcar.

Como orientação geral, deve beber quando estiver com sede e parar quando não mais sente sede. Pode precisar de mais fluidos se exercitar intensamente, trabalhar em local externo, ou viver em clima quente. É importante notar que adultos mais velhos começam a perder a vontade de beber, já que seus corpos não sinalizam sede adequadamente. Adultos mais velhos precisam beber regularmente mesmo se não sentem sede.

Controlar os Níveis de Estresse

Aliviar o estresse e ansiedade é chave para saúde imune. O estresse de longo termo promove inflamação, assim como desequilíbrios em função celular imune. Em particular, o estresse psicológico prolongado pode suprimir a resposta imune em crianças.

Atividades que podem ajudar a controlar o estresse incluem meditação, exercício, escrita, ioga, e outras práticas de atenção plena. Pode também beneficiar de visitar um terapeuta, virtualmente ou pessoalmente.

Usar Suplemento com Sabedoria

É fácil procurar suplementos se ouvir sobre a habilidade deles para tratar ou prevenir covid-19. No entanto, estas asserções não são reais. Segundo National Institutes of Health, NIH, não há evidência para apoiar o uso de qualquer suplemento para prevenir ou tratar covid-19.

No entanto, alguns estudos indicam que os suplementos seguintes podem fortalecer a resposta imune geral do corpo:

  • Vitamina C – Segundo uma análise em mais de 11.000 pessoas, tomar 1000-2000 mg de vitamina C por dia reduziu a duração de resfriados em 8% em adultos e 14% em crianças. Ainda, suplementar não preveniu o resfriado de começar.
  • Vitamina D – A deficiência de vitamina D pode aumentar as chances de ficar doente, assim suplementar pode contrariar este efeito. Apesar disso, tomar vitamina D quando já tem níveis adequados não parece oferecer benefícios extras.
  • Zinco – Em uma análise em 575 pessoas com o resfriado comum, suplementar com mais do que 75 mg de zinco por dia reduziu a duração do resfriado em 33%.
  • Sabugueiro – Uma análise pequena descobriu que sabugueiro poderia diminuir os sintomas de infecções respiratórias superiores virais, mas mais pesquisa é necessária.
  • Equinácea – Um estudo em mais de 700 pessoas descobriu que aqueles que tomaram equinácea recuperaram de resfriados um pouco mais rápido do que aqueles que receberam placebo ou nenhum tratamento, mas a diferença foi insignificante.
  • Alho – Um estudo de alta qualidade, de 12 semanas, em 146 pessoas descobriu que suplementar com alho reduziu a incidência do resfriado comum em torno de 30%. No entanto, mais pesquisa é necessária.

Enquanto estes suplementos demonstraram potencial em estudos mencionados acima, isso não quer dizer que são eficientes contra covid-19. Além disso, suplementos são propensos a rotular incorretamente, porque não são regulados por FDA, Food and Drug Administration. Deve então apenas comprar suplementos que foram testados de forma independente por organizações terceiras como USP, United States Pharmacopecia.

Pode fazer várias mudanças então no estilo de vida e na dieta hoje para fortalecer o sistema imune. Estas incluem reduzir a ingestão de açúcar, permanecer hidratado, exercitar-se regularmente, dormir bem, e controlar os níveis de estresse. Embora nenhuma destas sugestões possa prevenir covid-19, podem reforçar as defesas do corpo contra patógenos danosos.

Back To Top