Diabetes é extremamente comum, afetando em torno de um em cada 3 adultos nos Estados Unidos, e neuropatia diabética é uma das complicações mais prováveis de desenvolver como efeito colateral, porque os níveis de açúcar altos no sangue afetam fibras nervosas pelo corpo todo. Neuropatia é uma condição patológica que abrange mais de 100 diferentes formas e manifestações de dano nervoso, em pessoas com diabetes e aquelas sem.
A neuropatia diabética é o termo para dano nervoso causado por diabetes, uma condição crônica que ocorre quando o corpo não usa o hormônio insulina adequadamente. Neuropatia pode formar em qualquer lugar, mas é mais provável de afetar nervos pelos membros, mãos e pés.
Nem toda pessoa com sintomas de diabetes desenvolve complicações como neuropatia, mas muitas sim. Na realidade, até 60 por cento a 70 por cento de todos os diabéticos vivenciam alguma forma de neuropatia. Para algumas pessoas, apenas sintomas leves desenvolvem a partir de dano nervoso, como formigamento ou dormência nos membros.
Mas para outros, a neuropatia causa uma boa quantidade de dor, problemas digestivos, problemas com o coração e vasos sanguíneos, a incapacidade de seguir a vida normalmente, e mesmo a morte, se órgãos principais são afetados o suficiente.
A neuropatia diabética pode desencadear vários eventos que levam a complicações até mais graves. Apenas como com diabetes, não há cura conhecida para neuropatia periférica, apenas maneiras para controlar e parar a progressão, similarmente aos tratamentos naturais para diabetes.
É um problema perigoso, mas felizmente a maioria das pessoas é capaz de manter sob controle por regular seus níveis de açúcar no sangue, mudar suas dietas e adotar estilo de vida mais saudável no geral, tudo ajuda a controlar sua diabetes.
Quais São os 7 Remédios Naturais para Neuropatia Diabética?
São os 7 remédios naturais:
- Controlar o nível de açúcar no sangue.
- Seguir uma dieta saudável.
- Exercitar e experimentar fisioterapia.
- Reduzir exposição às toxinas e parar de fumar.
- Controlar o estresse.
- Reduzir a dor naturalmente.
- Proteger a pele e os pés.
Controlar o Nível de Açúcar no Sangue
A melhor coisa que pode fazer para ajudar a prevenir ou controlar neuropatia é controlar os níveis de açúcar no sangue. Manter o açúcar no sangue consistentemente dentro de gama saudável é a coisa mais importante para prevenir dano permanente aos nervos, vasos sanguíneos, olhos, pele e outras partes do corpo antes que complicações se desenvolvam.
Estudos descobriram que o açúcar precário no sangue aumenta muito o risco para neuropatia periférica, que conta por hospitalizações mais frequentes do que outras complicações de diabetes e também é a causa mais frequente de amputações não traumáticas. A melhor forma de fazer isso é através da combinação de teste frequente de glicose no sangue, comer dieta saudável, exercitar-se, e trabalhar com o médico para determinar se precisa de remédio de diabetes e, ou terapia de insulina.
Exercitar-se e Experimentar Fisioterapia
Exercitar-se regularmente é uma das formas mais simples para controlar os sintomas de diabetes, ajudar a manter um peso saudável, controlar o açúcar no sangue e sintomas da pressão arterial alta, aumentar a força, e melhorar a gama de movimento, além de todos os outros benefícios de exercício. Um estudo de 2012 publicado em Journal of Diabetes Complications descobriu que exercício regular causou reduções significativas em dor e sintomas neuropáticos em diabéticos e aumentou a ramificação de fibras nervosas intraepidérmicas.
Trabalhar para exercitar por 30 a 60 minutos diariamente, fazendo exercícios de baixo impacto, como ciclismo, natação ou caminhada. Isso ajuda o corpo a responder para insulina melhor e reduzir glicose no sangue, possivelmente mesmo ao ponto onde pode tomar menos remédios.
Exercício também ajuda a proteger os nervos por melhorar a circulação, reduzindo colesterol e estresse, que pode aumentar os níveis de glicose e aumentar inflamação. A fisioterapia pode também ser útil, porque aumenta a força muscular, mobilidade e funcionamento diário. Pode também conversar com o fisioterapeuta sobre qualquer dor que vivencia e tentar inserções ortopédicas especiais ou sapatos, que pode ajudar a diminuir sintomas e melhorar a habilidade de seguir normalmente.
Controlar o Estresse
O estresse piora a inflamação e aumenta o risco para complicações diabéticas de todos os tipos. Exercitar, meditar ou praticar oração de cura, passar mais tempo fazendo hobbies ou ficar na natureza, e estar com família e amigos são todos pontos naturais para aliviar estresse e deve tentar. Acupuntura é outro tratamento benéfico que não apenas ajuda a reduzir estresse e dor, mas também foi mostrada a aliviar sintomas de neuropatia com segurança com poucos, se algum, efeito colateral.
Reduzir a Dor Naturalmente
Se já desenvolveu neuropatia e está buscando por maneiras para reduzir dor nervosa diabética e melhorar as funções diárias, ficará feliz em ouvir que uma combinação de remédios naturais pode ajudar. Estudos mostraram que vários antiinflamatórios naturais e antioxidantes ajudam a parar o dano nervoso de progressão e reduzir a dor. Estes incluem:
- Ácido alfa lipóico – Um anti-inflamatório mostrado a melhorar a sensibilidade para insulina e defender contra neuropatia, tomar 300-1200 miligramas diariamente.
- Óleo de prímula – Um anti-inflamatório que reduz dormência de neuropatia, formigamento e queimação e tem outros efeitos positivos, tomar 360 miligramas diariamente. Já o picolinato de cromo ajuda a melhorar a sensibilidade para insulina, tomar 600 microgramas diariamente.
- Canela – Conhecida a ajudar a estabilizar o açúcar no sangue, adicionar uma a 2 colheres de chá para refeição diariamente e tentar usar óleo de canela.
- Óleo de peixe ômega 3 – Tomar 1000 miligramas diariamente para ajudar a reduzir inflamação.
- Vitamina B12 – Muitos diabéticos parecem carecer deste nutriente, que pode piorar o dano nervoso.
- Óleos essenciais para ajudar a diminuir a dor e reduzir inflamação, incluindo hortelã-pimenta, lavanda e incenso.
Pode levar algum tempo para ver melhorias, então ter paciência e tentar diferentes combinações até que encontre alívio. Quando a dor de nervo diabético fica muito ruim, pode também tomar um analgésico sem receita quando necessário como ibuprofeno.