Aprender algumas técnicas básicas de meditação é um bom lugar para começar se já desejou tentar a meditação, mas não tinha certeza de onde começar. A meditação é amplamente recomendada como prática de melhora da saúde, e por boa razão. Oferece muitos benefícios positivos, de reduzir sintomas do estresse para aliviar reclamações físicas como dor de cabeça e até melhorar a imunidade para doença.
Entre os benefícios para saúde e o fato que é livre e exige alguns 5 minutos, é fácil ver o motivo de a meditação ter se tornado um complemento popular para medicina convencional. Enquanto possa parecer um pouco intimidante se for iniciante, as técnicas de meditação podem ser uma maneira rápida e fácil para incorporar práticas de promoção da saúde no dia.
Determinar 5 a 10 minutos diariamente é um bom lugar para começar. Aqui estão as 5 técnicas de meditação que são ótimas para iniciantes e experientes também:
- Meditação básica.
- Meditação focada.
- Meditação orientada por atividade.
- Meditação de atenção plena.
- Meditação espiritual.
Considerar tentar alguns tipos de meditação para decidir qual é a ideal para si.
5 Técnicas de Meditação para Experimentar
Há muitas formas diferentes para meditar. Pensar nas seguintes categorias de técnicas de meditação como um ponto de partida para entender as práticas e diferenças entre algumas das principais opções ao invés de uma lista exaustiva.
Meditação Básica
Isso envolve sentar-se em uma posição confortável e usar a respiração como ponto de foco. Se encontrar-se distraído por outros pensamentos ou encontrar a mente vagando, gentilmente redirecionar o foco de volta para as respirações.
Meditação Focada
Com meditação focada, foca em algo com intenção sem engajar os pensamentos nisso. Pode zerar em algo visual, como uma estátua; algo auditório, como um metrônomo, ou ondas do oceano; algo constante, como a respiração, ou um simples conceito como “compaixão incondicional”.
Algumas pessoas acham mais fácil fazer isso do que focar em nada, mas a ideia é a mesma, permanecer no momento presente, contornando a corrente constante de comentário da mente consciente, e permitindo a si ficar em estado alterado de consciência.
Meditação Orientada por Atividade
A meditação orientada por atividade combina meditação com atividades que pode já gostar, ou com novas atividades que ajudam a focar no presente. Com este tipo de meditação, engaja em uma atividade repetitiva onde pode estar “na zona” e vivenciar o “fluxo”. Novamente, isso aquieta a mente e permite o cérebro a transferir.
Meditação de Atenção Plena
A atenção plena pode ser uma forma de meditação que, como meditação orientada por atividade, não realmente parece como meditação. A atenção plena envolve permanecer no momento presente ao invés de pensar sobre o futuro ou passado.
Enquanto o conceito é simples, pode ser muito mais difícil do que soa. Focar em sensações que sente no corpo é uma forma de permanecer “no agora”. Focar em emoções e onde sente no corpo, não examinando o motivo de sentir, mas apenas vivenciar como sensações, é outro.
Meditação Espiritual
Embora a meditação não seja específica para qualquer uma religião, pode ser uma prática espiritual. Pode meditar em uma questão singular até que uma resposta venha, ou meditar para limpar a mente e aceitar o que vem nesse dia. Muitas pessoas também praticam meditação kundalini para a conexão da mente e corpo.
Benefícios do Uso das Técnicas de Meditação
A meditação foi mostrada a ter uma ampla variedade de benefícios para saúde mental e física. Usar as técnicas de meditação regularmente pode ajudar:
- A melhorar o humor.
- Melhorar o sono.
- Reduzir estresse.
- Reduzir pressão arterial.
- Melhorar empatia.
- Reduzir sintomas de ansiedade e depressão.
A técnica de meditação mais eficiente é aquela que pode permanecer por longo tempo, mas pesquisadores descobriram alguns tipos específicos de meditação que podem ser particularmente úteis. Por exemplo, a meditação de atenção plena foi mostrada a ser útil para transtornos da ansiedade e depressão.
Como Começar?
Se estiver pronto para começar a experimentar algumas técnicas de meditação, aqui estão algumas dicas úteis para começar.
- Determinar um tempo – Escolher quando deseja meditar a cada dia. Pode selecionar um pouco de tempo de manhã, mas o horário de almoço, depois do trabalho, ou na noite, também funciona.
- Encontrar um local – Escolher um espaço relaxante que esteja livre de distrações. O quarto é uma boa opção, mas pode realmente meditar em qualquer lugar. Isso inclui a sala ou escritório.
- Sentir conforto – Pode sentar de perna cruzada no chão se desejar, mas a chave é encontrar uma posição que seja confortável. Se sentar-se no chão não for confortável ou possível, sentar-se na cadeira onde pode ficar reto com os 2 pés no chão. Colocar as mãos onde fique confortável, como nas pernas, nos joelhos ou de lado.
- Focar na respiração – Fechar os olhos e focar na respiração. Respirar confortavelmente, e perceber como sente conforme inala e exala. Se a mente vagueia, gentilmente guia-la de volta para focar na respiração.
Seja qual for o método que escolher, manter em mente que a prática consistente, mesmo apenas aquietando a mente por 5 minutos por dia, é mais valioso do que sessões que sejam mais longas, mas infrequentes. No final, a melhor técnica de meditação e a que vai ajudar a ganhar os benefícios mais positivos é aquela com que pode permanecer.