Se estiver lidando com escoliose adulta ou tiver uma criança que esteja mostrando curvatura lateral da coluna, a escoliose pode ser assustadora. Muitos médicos tomam a abordagem “esperar e vigiar” para crianças, mas há riscos para esta abordagem. Há formas melhores para lidar com escoliose. É o motivo de aprender com estas 5 soluções naturais para escoliose, sem cirurgia.
Não há uma causa específica para escoliose conhecida. Como tal, não há um tratamento específico para todos. Ao invés, é melhor tomar uma abordagem multifacetada de medidas seguras, eficientes e naturais para endireitar a coluna e fortalecer as costas.
Escoliose Pode Ser Solucionada Sem Cirurgia?
Antes de continuar, é importante saber que não há cura conhecida para escoliose. Assim não há solução permanente. Mesmo a cirurgia não é uma solução para escoliose, embora seja a melhor opção em alguns casos extremos.
Quando se usa a palavra “solução” em relação à escoliose, simplesmente se fala sobre tratamentos que foram eficientes em melhorar a curvatura da coluna e prevenir mais dano, assim pacientes podem viver uma vida normal. Desta forma, escoliose pode ser “solucionada” sem cirurgia. Porém, determinar a melhor opção deve sempre incluir a orientação do profissional médico. Não há cura milagrosa. Mas há maneiras seguras e provadas para prevenir e reverter efeitos da escoliose.
Como Solucionar Escoliose Naturalmente?
Há técnicas naturais e passivas, como suporte, que muitos médicos recomendam. A verdade é que a escoliose em crianças por vezes se corrige sozinha conforme a criança cresce. O problema com isso é que simplesmente observar e aguardar pode causar perder tempo valioso conforme a curvatura da coluna piora.
E quando feito certo, os itens nesta lista são seguros e benéficos de outras formas. Assim, enquanto observar e aguardar é uma tática, não é a única que deve usar. Entre visitas por raios X para verificar se a condição piorou, a sugestão é aderir às seguintes técnicas para tratar escoliose:
- Exercício físico.
- Nutrição.
- Remédios e suplementos de ervas.
- Fisioterapia ou quiropraxia.
- Ioga e alongamento.
Exercício Físico
Exercícios específicos podem ajudar pacientes com escoliose, se criança ou adulto, de várias formas. O exercício regular pode:
- Ajudar a aliviar a dor.
- Melhorar o humor e confiança.
- Fortalecer os músculos que ajudam a manter a coluna reta.
- Prevenir agravamento da curvatura da coluna.
Mas nem todos os exercícios são ideais para aqueles com escoliose. Aqui estão alguns tipos de exercício que são considerados seguros e eficientes.
- Natação – A leveza da água oferece um ambiente ideal para a coluna. Natação é também um exercício geral, ajudando a desenvolver músculos do corpo todo. Mas, muito de algo bom poderia ser ruim, assim evitar natação competitiva.
- Corrida, caminhada – Estas atividades ajudam a manter saudável e engajado. No entanto, é provavelmente melhor evitar corrida de longa distância, já que pode causar compressão dos discos da coluna ao longo do tempo.
- Futebol – Para crianças ou adultos com escoliose leve, o futebol é uma boa opção. É especialmente bom para crianças a ficar saudável, ativas e aprender a usar seus músculos.
- Remo – Remo ajuda a fortalecer os músculos das costas, que por vez, ajuda a manter a coluna reta.
Nutrição
Estudos mostraram que pessoas que estão geralmente mais saudáveis têm mais sucesso com tratamento de escoliose do que aquelas que não. É claro, a nutrição é uma parte muito importante da saúde geral. Aqui estão algumas dicas de nutrição para aqueles com escoliose:
- Tipos de alimentos ideais para escoliose incluem – Frutas frescas e vegetais a cada dia. Probióticos como iogurte grego, kombucha e kefir. Alimentos com base vegetal que são ricos em fibra. Fontes magras de proteína como salmão e ovos. Gorduras saudáveis, como azeite extra virgem, óleo de coco, sementes, e castanhas.
- Alimentos para evitar para escoliose – Carboidratos refinados e processados, como bolos e biscoitos, doces e snacks. Alimentos fritos ou contendo gorduras trans. Óleos vegetais refinados como óleo de canola, de soja. Produtos laticínios excessivos. Carnes vermelhas.
Suplementos e Remédios de Ervas
Cientistas e médicos estão ainda tentando identificar as causas da escoliose. Em torno de 80% dos casos de escoliose permanecem um mistério aos médicos, ou seja, não sabem a causa direta. Mas, a evidência recente mostrou que aqueles que são diagnosticados com escoliose muitas vezes têm níveis baixos de vitaminas e hormônios. Aqui está uma lista de alguns suplementos e ervas que foram indicados a ajudar com vários aspectos da escoliose:
- Vitamina D – Especificamente vitamina D3.
- Ômega-3, com encontrado em óleo de peixe.
- Suplementos de açafrão curcumina – Para inflamação.
- Magnésio – Para músculo e saúde óssea.
- Colágeno – Para articulações fortes.
Fisioterapia e Quiropraxia
A fisioterapia e quiropraxia são destaques. Em particular, o cuidado de quiropraxia é eficiente em tratar escoliose. A fisioterapia é também eficiente em ajudar com certos aspectos do tratamento de escoliose. Ambas usam táticas similares para ajudar a fortalecer os músculos do centro e costas, treinar a coluna e aliviar a dor.