10 Remédios Naturais para Fibromialgia

Os tratamentos cotidianos para aliviar dor e sensibilidade são importantes. A fibromialgia é por vezes chamada de “doença invisível”. E não mostrar em maneiras óbvias como membros quebrados ou feridas escorrendo, mas para os 4 milhões de adultos na América que sofrem da condição, pode ser doloroso e debilitante.

Por razões que não são claramente entendidas, afeta 2 vezes tantas mulheres quanto homens. Os sintomas principais é dor crônica espalhada e sensibilidade extrema ao toque. Outros sinais incluem dormência, formigamento, fadiga, depressão e mesmo problemas digestivos como inchaço e constipação.

Embora não haja exames diagnósticos para a condição, em 2016, American College of Rheumatology atualizou um conjunto de critério para diagnóstico de fibromialgia, dor espalhada em nível de 7 ou mais, sintomas que tenham estado ali na mesma intensidade por ao menos 3 meses, e nenhuma evidência de outro distúrbio que possa explicar os sintomas.

Não há causa clara para fibromialgia. Embora a pesquisa recente sugira que possa haver um componente genético, ocorre mais frequente como resultado de trauma físico ou estresse emocional.

Tratamentos Naturais para Fibromialgia

Estes 10 tratamentos, sozinhos ou combinados, incluem:

  • Exercício leve.
  • Ioga e tai chi.
  • Dieta.
  • Suplementos.
  • Terapia comportamental cognitiva.
  • Terapia de massagem.
  • Acupuntura.
  • Sono.
  • Cannabidiol.
  • Ervas.

Exercício Leve

Exercício é uma parte importante do tratamento de fibromialgia, segundo American College of Rheumatology. Especialistas recomendam permanecer com aeróbica de baixo impacto como natação ou caminhada. Mas uma pessoa com dor pode não ter vontade de exercitar.

A sugestão é usar a palavra “atividade” em lugar de “exercício”. Atividade pode significar algo tão simples como caminhar ao redor da casa. Começar devagar e seguir. A cada semana apenas adicionar meio minuto para a rotina de caminhada.

Ioga e Tai Chi

Ioga e tai chi são também úteis e em alguns casos pode até ser melhor em aliviar sintomas do que exercício aeróbico. Em 2018, um artigo em The BMJ relatou em um estudo que comparou efeitos de tai chi com exercício aeróbico em sintomas de fibromialgia. Os participantes que engajaram em tai chi relataram mais melhoria em atividade física e saúde mental do que os que fizeram exercício aeróbico. Além disso, a pesquisa mostrou que quanto mais os participantes praticaram tai chi, maior a melhoria.

A pesquisa descobriu que ioga, uma prática simples ou combinada com outros tratamentos, é também útil. Em um estudo, as mulheres que participaram em programa de saúde de ioga que incluiu alongamento leve, exercícios de respiração, meditação e grupo de discussão viram melhoria significativa em seus níveis de dor, fadiga e humor.

Dieta

A dieta pode ajudar a fibromialgia e piorar. A indicação é comer alimentos não processados que são ricos em nutrientes e baixos em aditivos, como frutas, vegetais, grãos integrais e legumes.

A recomendação é evitar todos os alimentos processados ricos em aditivos como glutamato monossódico e aspartame. E evitar alimentos que parecem saudáveis, como os de dieta que afirmam ser low carb ou ricos em proteína. E mais uma dica é que pacientes tenham atenção com ingestão de açúcar e ficar longe de adoçantes artificiais.

Terapia Comportamental Cognitiva

É um tipo de terapia de diálogo que visa reduzir sintomas de fibromialgia por mudar a forma que as pessoas agem ou pensam. Em 2012, pesquisadores compararam pacientes de fibromialgia que participaram nesta terapia uma vez por semana durante 10 semanas com os que não receberam a terapia. Em 3 e 9 meses pós-tratamento, pacientes que receberam a terapia relataram menos dor e melhor habilidade para funcionar em atividades diárias.

Terapia de Massagem

Segundo National Center for Complementary and Alternative Health, a terapia de massagem é amplamente usada para tratar fibromialgia. Em uma análise de 2014 de ensaios randomizados na eficácia da terapia de massagem, pesquisadores concluíram que ao menos 5 semanas de tratamento de massagem ajudou com níveis de dor nos que têm a condição.

Acupuntura

Estudos em andamento apoiam o benefício da acupuntura para dor de fibromialgia. A acupuntura com bom profissional pode ser útil para muitos sintomas de fibromialgia com baixo risco de eventos adversos. Mas, não é um tratamento sozinho. Precisa ser incorporado em abordagem mais compreensiva que também foca em dieta, exercício, e sono.

Sono

A insônia pode começar um ciclo vicioso. A dor torna difícil dormir, e falta de sono piora a dor. Assim como dormir bem se tiver fibromialgia? Determinar os horários de sono, desistir de sonecas pelo dia, e evitar cafeína e álcool. Alguns dos tratamentos mencionados acima podem também provar benéficos, especialmente exercícios, vitamina D e melatonina.

Ervas

Beber chá feito com gengibre, tomilho fresco ou seco, e mel pode ajudar com sintomas de fibromialgia, mas ficar longe de chá de tomilho se tiver doença cardíaca ou doenças gastrointestinais. Tomado como suplemento, 5-HTP, ajuda a aumentar níveis de serotonina no cérebro. Porque serotonina regula humor, 5-HTP pode melhorar ansiedade e insônia em alguns pacientes, mas não foi mostrado a ser universalmente benéfico.

Back To Top