10 Fatos Relevantes Sobre Câncer de Pele

O melhor que pode fazer para reduzir o risco de câncer de pele, especialmente no verão? O número 1 é proteger a pele. Como fazer isso nos meses mais quentes e ainda aproveitar ao sair de casa? Certificar de saber como proteger a si do sol e entender os fatos sobre câncer de pele.

  • Qualquer um pode ter câncer de pele, independente da etnia ou cor de pele – Se tiver um tom de pele mais escuro, terá mais pigmento que ajuda a proteger a pele, mas não está imune de desenvolver câncer de pele como resultado de dano ultravioleta, UV.
  • A maioria do câncer de pele é resultado de exposição da radiação ultravioleta, UV – A luz solar é a fonte principal de raios UV, mas bronzeamento artificial e lâmpadas solares são também uma fonte. O câncer de pele começa quando os raios UV danificam o DNA das células da pele.
  • Exposição ultravioleta é mais forte entre 10 da manhã e 3 da tarde – Buscar sombra nestas horas, ou se a própria sombra parece mais curta do que é orientado. Mesmo se estiver nublado, vai desejar ter cuidado. Até 80 por cento dos raios ultravioletas do sol podem passar através das nuvens.
  • Usar um protetor solar resistente à água, espectro amplo, que é ao menos de FPS 30. Isso ajuda a proteger dos raios ultravioletas A, UVA, e B, UVB. Reaplicar aproximadamente a cada 2 horas, mesmo em dias nublados, e especialmente após nadar ou suar. Usar protetor solar diariamente, mesmo se estiver na sombra.
  • Nem toda sombra é igualmente protetora do sol – Pode estar na sombra e ainda estar exposto aos raios ultravioletas do sol, particularmente os raios UVB, estes são considerados a parte mais danosa da luz solar, já que podem atingir a pele indiretamente e voltar das superfícies como areia ou concreto. Se estiver em qualquer superfície colorida com luz, água, neve, gelo, areia, concreto, a radiação UV vai refletir disso e raios danosos podem ser absorvidos pela pele.
  • Alguns remédios podem causar sensibilidade ao sol – Alguns remédios de prescrição fotossensíveis podem causar a pele a ser mais suscetível aos raios UV. Há até remédios sem prescrição que podem causar sensibilidade ao sol, como remédios antiinflamatórios não esteroides como aspirina, ibuprofeno, naproxeno. Se usar qualquer um destes, ser vigilante sobre proteger a pele.
  • Treino atlético intenso pode afetar o sistema imunológico da pele – Se estiver treinando para uma maratona ou qualquer tipo de exercício de longa duração, exaustivo, o sistema imunológico pode ser enfraquecido. Isso poderia causar a ficar mais suscetível a alguns tipos de câncer de pele, incluindo melanoma. Se correr em ambiente externo, usar um boné e protetor solar, incluindo os ouvidos e parte traseira do pescoço.
  • Se gostar do efeito bronzeado, tentar um produto de auto bronzeamento ou spray, junto com protetor solar – Evitar câmaras de bronzeamento, elas expõem aos raios UV, sem mencionar causar rugas e envelhecimento prematuro. Estudos descobriram que camas de bronzeamento aumentam o risco de melanoma, especialmente em mulheres com menos de 45 anos.
  • Enquanto o câncer de pele possa se desenvolver em qualquer lugar do corpo, o rosto é a área comum. O sol direto é mais provável de atingir o rosto, mas qualquer área exposta é suscetível, incluindo a cabeça, ouvidos, lábios e pescoço, e qualquer lugar que a pele estiver exposta. Curiosamente, devido ao uso de camas de bronzeamento, o câncer de pele no torso é o lugar mais comum para mulheres com idades de 15 a 29 a desenvolver melanoma.
  • Conhecer os sinais de alerta do melanoma – Que incluem mudanças no tamanho, formato ou cor de uma verruga ou lesão da pele, ou aparência de novo crescimento na pele. Se teve mais de 5 queimaduras do sol ao longo do curso da vida, o risco de melanoma dobra, assim ter cuidado sobre verificar a pele e conversar com o dermatologista se tiver preocupações.

9 Dicas para Prevenir Câncer de Pele

É necessário prevenir o câncer de pele, e aqui estão 9 dicas para reduzir o risco de desenvolver a doença, e quanto mais cedo começa a aplicar estes princípios, melhor estará.

  • Buscar a sombra, especialmente entre 10 da manhã e 4 da tarde.
  • Evitar sofrer uma queimadura solar.
  • Evitar cabines de bronzeamento e UV.
  • Cobrir com roupa, incluindo chapéu e óculos de sol com proteção UV.
  • Usar protetor solar de amplo espectro, UVA e UVB, com um FPS de 15 ou superior a cada dia. Para atividade ao ar livre estendida, usar um protetor solar resistente à água, de amplo espectro, UVA e UVB, com um FPS de 30 ou mais.
  • Aplicar 2 colheres de sopa de protetor solar no corpo inteiro meia hora antes de sair. Reaplicar a cada 2 horas ou imediatamente após nadar ou excessivo suor.
  • Manter recém-nascido longe do sol, o protetor solar deve ser usado em bebês com idade de 6 meses.
  • Examinar a pele toda a cada mês.
  • Visitar o médico a cada ano para exame profissional da pele.

Se tiver um crescimento anormal ou coloração na pele, ou se uma verruga fica de formato irregular ou maior do que uma borracha de lápis, verificar com o médico, porque quanto antes o câncer de pele puder ser detectado, melhor vai estar.

Back To Top