Picles, ou pepinos preservados no vinagre, fazem mais do que adicionar algo crocante ao sanduíche favorito. Os picles também oferecem cargas de vitaminas e minerais em sua salmoura. Pepinos são nativos da Índia, onde foram consumidos desde antes da história escrita.
Cristóvão Colombo trouxe pepinos para as Américas no século 15. As pessoas começaram a fazer o picles em torno de 4000 anos atrás, como maneiras de preservar e estender sua validade para transporte. Hoje, é possível fazer o picles em casa.
Informações Nutricionais
Como a maioria dos vegetais, picles são quase tudo água e têm pouca gordura ou proteína. E também têm uma concentração alta de vitaminas, porque a salmoura salgada atrai água dos picles. Seus valores nutricionais variam a depender de seu tipo. Por exemplo, um picles de endro inteiro tem em torno de:
- 20% da quantidade diária recomendada de vitamina K, que ajuda o sangue a coagular e mantém os ossos fortes.
- 6% do cálcio que os adultos precisam para ossos fortes e dentes e nervos saudáveis.
- 2% da exigência diária de potássio, que ajuda os nervos a trabalharem bem.
- 3 a 4% da exigência diária de vitamina C, um antioxidante que protege as células do dano.
- 1% do valor diário de vitamina A, importante para visão, sistema imune, e uma gravidez saudável.
Picles também contêm fósforo e folato. São boa fonte de antioxidante beta-caroteno. Beta-caroteno foi associado com risco menor de várias condições crônicas, incluindo degeneração macular relacionada com idade, e diabetes tipo 2. Se preferir uma porção menor de picles, meia xícara de pão doce fatiado e picles de manteiga tem:
- Mais de 3% do valor diário da vitamina A.
- Em torno de um terço da exigência diária da vitamina K.
- Em torno de 4% do cálcio para o dia.
- Em torno de 2% da exigência diária de potássio.
Picles Fermentados
Os alimentos fermentados como kefir, kimchi, e miso podem ajudar a manter o intestino saudável. Mas a maioria dos picles para compra não é fermentado, em que levedura, bactéria, e outros micróbios são usados para preservar alimentos. Ao invés, picles muitas vezes têm seu sabor forte de embeber em salmoura de vinagre e especiarias.
Para picles fermentados, tentar uma loja de alimento saudável ou fazer em casa. Procurar por rótulos que afirmem “fermentados naturalmente”. Quando abrir o pote, deve ter bolhas na superfície, um sinal de bactéria viva dentro.
Benefícios dos Picles para Saúde
- Ajuda na digestão – Picles fermentados são cheios de bactéria boa chamada de probióticos, que são importantes para saúde intestinal.
- Combate doenças – Pepinos são ricos em um antioxidante chamado beta-caroteno, que o corpo transforma em vitamina A. Caroteno é um composto potente que foi mostrado a ajudar a reduzir as chances de morrer de doença cardíaca, acidente vascular encefálico, câncer, doenças respiratórias, e outras condições.
- Pode aliviar câimbras musculares – Alguns atletas afirmam que o suco de picles após exercício rapidamente substitui os eletrólitos perdidos. Um estudo mostra que o suco de picles pode funcionar um pouco melhor do que a água para aliviar câimbras musculares. Mas a evidência é fraca.
- Restringir picos de açúcar – O suco de picles, especificamente o vinagre nele, pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue nivelado. Isso pode beneficiar as pessoas que estão em risco de diabetes.
- Reduzir dano celular – Antioxidantes em picles tem vários benefícios. A forma que reduzem os radicais livres causadores de dano parece ter efeitos menores em saúde geral. Estudos mostram que regularmente comer alimentos com beta-caroteno pode ajudar a melhorar o pensamento em pessoas com mais de 65 anos. Estes mesmos estudos mostram que comer dietas ricas em antioxidantes é mais eficiente do que apenas tomar suplementos de antioxidante. Isso faz dos picles um recurso excelente para pessoas buscando obter mais antioxidantes naturalmente.
- Ajuda no emagrecimento – Os picles de pepino são alimento pobre em caloria. Por causa de seu teor de água alto, pode ajudar a sentir mais cheio por mais tempo. Picles também contêm vinagre, que foi associado ao apetite reduzido. Vinagre pode retardar a taxa em que o sistema digestivo absorve carboidratos. Isso pode também ajudar a reduzir picos de insulina, mantendo os níveis de energia estáveis e reduzindo queda da insulina que desencadeia fome.
Picles São Prejudiciais?
Uma grande desvantagem com picles é que são cheios de sal. Apenas um picles grande de endro tem mais do que dois terços da quantidade ideal de sódio que um adulto médio deve ter para o dia todo. Muito sal na dieta pode elevar a pressão arterial, que por vez sobe as chances de ataque cardíaco, acidente vascular encefálico, diabetes e doença do rim. Sódio também pode filtrar cálcio dos ossos. Isso pode enfraquecer os ossos e aumenta o risco de osso quebrado.
- Preocupações com pressão arterial – Picles são muito altos em sódio, porque é uma parte importante do processo de salga. Consumir muito sal na dieta diária pode contribuir para pressão arterial alta. Qualquer um que esteja com remédio de pressão arterial ou buscando diminuir a ingestão de sódio deve comer picles com moderação ou procurar por opções com pouco sódio.
- Estresse do fígado e rim – Comer muito sódio pode causar os rins e fígado a trabalharem mais pesado. Além disso, a pressão arterial alta que muitas vezes segue as dietas ricas em sódio, coloca até mais estresse nestes órgãos. Como resultado, comer muitos picles pode ser arriscado para qualquer um com doença de fígado ou condições do rim.
- Risco mais alto de câncer gástrico – Dietas ricas em sódio podem aumentar o risco de câncer gástrico. A ingestão alta de sal pode danificar o estômago diretamente, levando ao câncer, ou pode levar às infecções e úlceras que eventualmente se tornam cancerosos.
- Risco maior de osteoporose – Dietas ricas em sódio podem ser conectadas com um risco maior de osteoporose. Se não estiver obtendo cálcio suficiente, quantidades altas de sódio podem filtrar mais o mineral dos ossos, levando aos ossos mais fracos e risco de osteoporose.